Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [gtCD] Decreto altera estrutura do Ministério das Comunicações

2011/5/2 Andrea Saraiva <andreasaraiva.cb@gmail.com>
Acredito que a cultura digital tenha que se apropriar dessa discussão e pensar sistemicamente. Por isso estamos cunhando o termo "Política Digital" vez que abrange formação continuada, desenvolvimento, institucionalização e sustentabilidade financeira em Pontos de Cultura, telecentros, escolas e empreendimentos solidários.

Na verdade, a discussão sobre Políticas Digitais é bem antiga, tal qual o termo.

O termo cultura digital, por exemplo, que se popularizou dentro do ministério da cultura, surgiu no bojo das discussões sobre políticas digitais, nos idos de 2003, com aquele velho hippie que todos conhecem, Cláudio Prado, que encontrou com Gilberto Gil, Hermano Vianna e tantos outros.

Conceitualmente, tanto cultura quanto política digital são termos transitórios, que vieram para expressar um período de mudanca. A Cultura Digital, cada vez mais, tem se confirmado como a cultura contemporânea, onde as manifestacões humanas são através de ferramentas e linguagens digitais ou digitalizadas. Com o tempo, esse termo vai perder o sentido, e aí comecaremos a utilizar o termo cultura analógica, para nos referir às cartas escritas à mão e às fitas cassete.

Na política e principalmente dentro do estado, que teima em ser sempre mais lento do que a realidade, a absorcão dessa cultura digital carecerá mesmo de mais tempo, mais embate, mais afirmacão. Não à toa, todas as politicas digitais empreendidas pelo minc até hoje são reconhecidas como 'coisas da cultura digital', pois se desdobraram a partir da sociedade, inicialmente na acao cultura digital do programa cultura viva e em varias outras acoes e projetos do minc.

Mas eh bastante claro, no ambiente CulturaDigital.br e no modelo de consultas publicas desenvolvidas pelo minc, que o ministério da cultura sempre fez políticas digitais. Com a propopsta de um novo jeito de fazer política, o fórum da cultura digital brasileira bypassa o uso do termo 'digital', para mostrar que não faz mais sentido a política, democrática e transparente, sem o uso das tecnologias digitais. 

Para ilustrar esse pedacinho de história, segue um artefato arqueológico, de 2003, do então Articulador de Políticas Digitais do MinC:
photo

Abracos nostálgicos.


--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário