Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] ((Edital de Redes)) Com a força do coletivo, da transparência e da colaboração

Tá todo mundo convidado a chegar junto!

Este e-mail não está sendo exibido corretamente? Vê-lo no seu navegador.

A #redelivre ganhou o Edital de Redes do Ministério da Cultura, um baita reconhecimento para o trabalho desta articulação entre pessoas e coletivos, hackers e quilombolas, índios e artistas que tem o objetivo de quebrar o paradigma de que desenvolvimento de software é coisa para especialistas, e ousando conectar estes diversos atores da sociedade para construir coletivamente soluções digitais livres de alta demanda social.

E nosso agradedimento é para a coletividade, em um processo que fizemos como nossa prática, aberto do início ao fim, onde todos os arquivos e documentos do projetos, de concepção à planilha financeira, estiveram disponíveis para quem quisesse comentar, alterar, propor novos caminhos ou apenas consultar para ajudar na escrita do seu próprio projeto.

Terminamos o projeto com certa antecedência e foi um exercício de desprendimento ver que na reta final eram dezenas de pessoas acessando nossos documentos para revisar o preenchimento de seus próprios projetos. Um desafio interno quebrar a lógica de que outros projetos seriam "concorrentes" para um entendimento de que a solidariedade só geraria mais colaboração e que, na verdade, somos todos potenciais parceiros.

Outro processo riquíssimo que passamos foi o movimento das cartas de apoio. Recebemos mais de 40 cartas de diversas organizações de todas as regiões do Brasil, que participam com maior ou menor intensidade na rede, e enviamos mais de uma dezena de cartas de apoio para outros projetos, onde mais uma vez a política de colaboração se sobrepôs à competição.

E agora nosso desafio está em ampliar ainda mais o processo de transparência e colaboração para a execução do projeto. Sendo assim lançamos desde já alguns objetivos que queremos contar com sua participação:

  1. Consulta pública para definição de prioridades para o projeto, para que os movimentos contribuam na definição de nossos objetivos;
  2. Fortalecer a política de código aberto, estimulando redes de desenvolvedores a se apropriarem dos códigos;
  3. Articular uma grande redes de organizações e movimentos para construir fortalecer uma grande malha de protocolos inter-conectados que façam frente as grandes corporações de Software;
  4. Estimular a colaboração na construção de manuais de uso das ferramentas;
  5. Manter toda gestão financeira do projeto disponível para consulta em tempo     real;
  6. Estabelecer conexão direta e prioritária com a Rede de Pontos de Cultura e projetos classificados no edital;

Chega mais, bora pra cima!

Equipe #redelivre

 

www.redelivre.org

Subscrição | Gerenciar Assinatura



--
João Paulo Mehl
(41) 3077-4163 / 9221-1909

recomendo:
soylocoporti.org.br
intervozes.org.br
direitoacomunicação.org.br

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário