Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [DebateFML] [radiomuda] [gtCD] Re: Pra ajudar na divulgação do FMML em Poa


2014-02-13 23:37 GMT-03:00 Bia Barbosa - Intervozes <bia@intervozes.org.br>:
[Debate-FML]
Acho fundamental fazemos os balanços e apontarmos as lacunas. Mas seria bem importante também contribuirmos para a construção dos espaços, em vez de apenas apontarmos dedos e chamarmos as pessoas de ignorantes.

Mais papo furado, desculpe, mas não temos tempo pra isso. Faz dois anos, estive pessoalmente nesse tal Fórum, e falei justamente de rádio digital, alertando para os riscos e possibilidades. De lá pra cá, NENHUM material, debate ou ação por parte desses grupos que você representa, nada foi feito respeito. A lacuna é grave e o objetivo da mensagem é provocá-los no sentido que tomem uma posição sobre o Rádio Digital (e a menos que tenham sido comprados pelo lobby do HD Radio, estou confiante de que o padrão aberto há de ser escolhido).
 
Aproveito a mensagem para convidar todos e todas para a audiência pública que estamos construindo aqui em Brasília (possivelmente para abril) para debater com o Executivo, a Anatel e o Congresso exatamente a questão da digitalização da TV e do rádio e todo o impacto que isso terá para a comunicação pública e para os meios livres e comunitários.

Bom, a lei de radcom é de 1998; a tv digital está funcionando desde 2006 e o Rádio Digital é debatido há 3 anos... o atraso é grande. mas enfim, o quero dizer é que não ter e não divulgar uma posição sobre Rádio Digital significa aumentar o risco de um sistema proprietário monopolista atrasar a vida não apenas do Brasil, mas de toda a América Latina...
 
Não coincidentemente, esta audiência está sendo batalhada pelas mesmas organizações que se dispõem a contribuir com a construção do Fórum Mundial de Mídia Livre no Brasil, neste esforço coletivo que a Rita bem descreveu.

Estão circulando aquela proposta de Lei Analógica, cheia de equívocos, que foi devidamente apreciada por Nils Brock  em uma apresentação no ESC2 (em breve disponível). O esforço coletivo que propõem é perda de tempo, faz tempo. Precisamos de ações efetivas em prol da democratização, desde 98 a pauta da repressão existe, desde então a polícia saqueia  nossos estúdios e humilha cidadãos e cidadãs. Vamos discutir a sério a divisão do Espectro (a ley de medios que vocês idolatram, mas não democratizou nada de fato, diz isso; no Equador, na Venezuela, no Uruguai agora...) A Lei que está no site do FNDC não dá, né? Rádio não é mais áudio, mas fluxo de dados, ok? O digital otimiza o espectro, cabem mais emissoras; na mesma infra-estrutura podem ser transmitidas quatro programações; a interatividade abre possibilidades novas, com novos arranjos de compartilhamento de sinal, que geram autonomia, descentralizam de fato os fluxos de comunicação, tornando essa tremenda "discussão" sobre a vigilância um mero descuido sócio-técnico. O pior não são os governos, cuja função é governar e "se garantir" pra isso, mas os que alienam sua propriedade intelectual com um clique, sem ter lido os termos, entrando na conhecida dança do patinho.
 
Seria ótimo se o Thiago viesse compartilhar suas ideias conosco neste espaço. Se estamos mesmo atrasados 3 anos, talvez o que esteja faltando não seja apenas "estudo", mas um pouco de solidariedade.

Vocês não precisam de mim, só de vocês mesmos. Os textos estão aí, os vídeos do Esc 1 o juba da Muda subiu (os dos ESC2 em breve disponíveis também). Em 2011 já propunhamos o Espectro Livre, que é uma ideia constitucional, um novo modelo de inovação e garante espaço para infra-estruturas autônomas... o padrão de rádio que defendemos é aberto, mantido por um consórcio aberto, portanto, vocês podem encontrar sua própria maneira de contribuir. Mais uns links:

http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/drm_taka.htm

http://www.drm-brasil.org/pt-br/content/o-r%C3%A1dio-brasileiro-completa-90-anos-e-o-drm-brasil-apresenta-o-drmb-o-drm-brasileiro

juba.tvlivre.org/drm_paper.pdf

Boa leitura.

abs,

9s
 

Um abraço,
Bia

Bia Barbosa
Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
www.intervozes.org.br
(61) 9951-4846


2014-02-13 20:37 GMT-02:00 fabianne balvedi <fabs@estudiolivre.org>:
[Debate-FML]
pessoal, eu gostaria de chamar MUITA atenção para esta fala do Novaes:


2014-02-13 12:11 GMT-02:00 Thiago Novaes <tnovaes@gmail.com>:

A Rita, e seu momento mais lúcido, pergunta: "então o que falta pra termos uma midia livre é apenas escolher a tecnologia certa? A agenda toda é essa?"

A resposta rápida é: escolhendo a tecnologia errada não é possível fazer mídia livre.


o novaes tem razão, essa pauta é muito séria e muito pouca gente se dispõe a gastar um mínimo de tempo em sua agenda para entende-la melhor. Mas isso é de extrema importância! Vem de encontro ao que eu já gostaria de ter escrito por aqui antes para o Roberto, em relação a fala dele sobre ser " cético em relação a adoção de mídias alternativas para abrir os olhos da perifeira". Sobre isso tem uma fala do Flusser, em seu excelente "Por uma Filosofia da Caixa Preta", que dispara um argumento mortal:

"O poder passou do proprietário para o programador de sistemas. Quem possui o aparelho não exerce o poder, mas sim quem o programa."

abraços!


_______________________________________________
Debatefml mailing list
Debatefml@listas.hipatia.net
http://listas.hipatia.net/cgi-bin/mailman/listinfo/debatefml



_______________________________________________
Debatefml mailing list
Debatefml@listas.hipatia.net
http://listas.hipatia.net/cgi-bin/mailman/listinfo/debatefml


--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário