De: Veridiana Negrini <veridiana.negrini@gmail.com>
Assunto: Repressao no Encontro APROPRIARTE - RJ
Data: Quinta-feira, 23 de Junho de 2011, 20:04
Boa noite,
Estamos prestes de realizar um encontro de ocupacao do espaco publico aqui em Santa Teresa no Rio de Janeiro, o encontro chama APROPRIARTE, e 'e uma acao do Pontao de Convivencia e Cultura de Paz do Instituto Polis e uma serie de organizacoes, artistas, coletivos culturais: como Contraregras, CUCA, Ta na Rua, Via BR... E conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura e da Coordenadoria de Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio de Janeiro.
No Rio, a programação começa no dia 25/06 no Largo do Curvelo, em Santa Teresa, as 14h. A ação em Santa Teresa terá um formato de programa de rádio: o áudio do evento será todo transmitido pela Internet, ao vivo em tempo real. E no domingo dia 26, a partir das 17h teremos o lancamento do projeto CINESCADA, nas escadarias da Rua Joaquim Murtinho, também em Santa Teresa. A pauta e' a ocupação cultural dos espaços públicos, a apropriação com arte dos espaços públicos e a liberdade de expressão.
Pretendemos oferecer uma programação cultural de qualidade para a sociedade civil, revitalizando culturalmente os espaços públicos de uso comum. Ressaltamos que todos os procedimentos legais foram tomados pelos organizadores, as autoridades foram previamente avisadas, a população da cidade convidada.
As vésperas do evento estamos sofrendo algumas repressões, e a defesa de uma arte legitimamente nossa não implica a negação radical do que foi feito antes nem tampouco sua aceitação complacente, a nossa arte 'e a nossa forma legitima de liberdade de expressão.
Lembramos que a idéia do encontro 'e resgatar e incentivar o diálogo intercultural, humano e democrático com a população, visando o exercício da cidadania, promovendo espaços de conversação, manifestações artístico-culturais, expressões socioculturais em espaços públicos.
Como Paulo Freire já nos dizia o ato de participar não pode ser confundido com o mero ativismo. É uma prática que demanda ação e reflexão, permeada por um diálogo solidário, que, por sua vez, está baseado em um pensamento crítico. É a partir desta forma de pensar e olhar suas práticas que os atores terão condições de agir em conjunto, discutir os pontos fortes e fracos do projeto, avaliando-o e reformulando-o continuamente. Por isso gostaríamos muito da participação de vocês. A cultura nos une. Temos que contar com a participação da sociedade civil em todos os níveis no cotidiano de sua confecção enquanto política pública.
Por favor quem estiver do Rio venha participar, e quem não estiver, divulgue, convide seus amigos, não deixe mais uma vez que um poder paralelo autoritário reprima nossa liberdade de usufruir os espaços públicos, nossa liberdade de nos manisfestarmos artisticamente.
--
Veridiana Negrini
"Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas esteja tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível." (Gandhi)
0 comentários:
Postar um comentário