Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[SPED] Re: WebService Manifestação do Destinatário: NFeDistribuicaoDFe X NFeConsultaDest


Bom dia!

Em relação a este assunto, no software que desenvolvemos aqui na empresa até o momento temos a seguinte situação:

1º Passo - Através do serviço NFeConsultaDest obtemos para o destinatário toda a lista de NFEs emitidas contra o seu CNPJ.
2º Passo - Através do serviço RecepcaoEvento transmitimos à Sefaz a Manifestação do Destinatário (Ciência da Operação, Operação Realizada e etc.)
3º Passo - Através do serviço NfeDownloadNF obtemos o XML da NF-e.
 

Já utilizando o "novo" serviço NFeDistribuicaoDFe temos a seguinte situação:

1º Passo - Através do serviço NFeDistribuicaoDFe obtemos para o destinatário a lista de NFEs emitidas contra o seu CNPJ. Além da lista, também são disponibilizados os eventos vinculados a NF-e do destinatário como por exemplo: quando a NF-e é vinculada à um CT-e, registros de passagem em posto de fiscalização, carta de correção e cancelamento e etc)

2º Passo - Através do serviço RecepcaoEvento transmitimos à Sefaz a Manifestação do Destinatário (Ciência da Operação, Operação Realizada e etc.)

3º Passo - Após transmitir a manifestação (Ciência da Operação, Operação Realizada e etc.), consumimos novamente o serviço NFeDistribuicaoDFe e no retorno desta consulta, automaticamente o XML da NF-e é disponibilizado.


Então basicamente o que observamos no "novo" serviço (utilizando como destinatário) são as seguintes mudanças:

1º - Além da lista de NF-e, são disponibilizados os eventos vinculados à NF.
2º - Se não informado o último NSU o sistema recupera a lista de NFs emitidas nos últimos 90 dias ao invés de 15, como era no serviço antigo;
3º - Elimina o consumo do serviço NfeDownloadNF.

Porém identificamos que esse novo serviço não tem disponibilizado os eventos de cancelamento da NF-e. Assim quando o emitente cancela a nota fiscal, no destinatário a situação da NF-e não é atualizada. No sistema a NF-e continua como autorizada, sendo que se consultamos na Sefaz do estado ou no Ambiente Nacional a NF-e está cancelada.


Não sei se fui claro, mas esta é minha contribuição sobre esta questão.

Abraço

Jussiê Segato











 






Em sexta-feira, 8 de janeiro de 2016 12:28:04 UTC-2, Daniel Tódero escreveu:
Boa Tarde Pessoal. Tudo bem?

Estou com algumas dúvidas referente ào WS NFeDistribuicaoDFe, comparado ào antigo NFeConsultaDest (que está pra ser desativado), será que alguém poderia me ajudar?

Através do WS NFeDistribuicaoDFe, eu consigo apenas visualizar os eventos da Manifestação do Destinatário, das notas que EU emiti (ator Emitente). Então, meu cliente manifestou uma nota que eu emiti pra ele, e esse WS traz a informação dessa manifestação. OK. 


Agora, e na situação inversa, ou seja, das notas que eu sou o destinatário (emitidas contra mim)? 
Imagine que hoje eu tenho um Escritório Contábil que executa as operações de Manifestação, e eu tenho um software terceirizado dentro da minha empresa, para fazer gestão de NFe, que mostra as notas emitidas contra mim e as respectivas operações de eventos de manifestação de destinatário, que foram feitas nelas. 

Até então, as informações de Eventos de Manifestação de Destinatário, vinham através do consumo nos WebServices de Consulta de Protocolo, porém, agora não mais. 
A segunda opção então, para saber o evento atual de manifestação que uma Nfe se encontra, era obter essa informação através do consumo no serviço de NFeConsultaDest. Porém, além do mesmo estar programado para ser desativado, eu só tenho essa informação de Nfe's até 15 dias pós emissão. 

E agora? Haverá algum outro serviço para que eu obtenha essa informação dos Eventos da Manifestação do Destinatário, quando sou o "ator" DESTINATÁRIO? 

Desde já agradeço a atenção de todos!

 
Grande Abraço. 
Att, 
Daniel Todero 

--
--
===========================================================
Este Grupo é destinado a discutir a implantação do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital. Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo do Google Groups "SPED - Sistema Público de Escrituração Digital".
 
Para ENTRAR PARA O GRUPO, envie uma mensagem para o endereço sped-nfe+subscribe@googlegroups.com
 
Para POSTAR UMA MENSAGEM NO GRUPO, envie e-mail para sped-nfe@googlegroups.com
 
Para SAIR DO GRUPO, envie uma mensagem para o endereço sped-nfe+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "SPED - Sistema Público de Escrituração Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sped-nfe+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário