Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Re: [estudiolivre] O Fracasso do Edital Redes I

Oi Elen,

Respondendo rapidamente às suas questões:

1) Não, eu pessoalmente não apresentei proposta para esse edital Redes nem para nenhum outro (motivos aparecerão oportunamente).
Sou pesquisador, cientista político, e trabalhei com politicas no MinC: olhei os dados e observei que, mais uma vez, a região Norte foi negligenciada em um edital público. Embora possua amigos, conhecidos, etc. por lá, a mensagem aqui não é reivindicando benefícios próprios (por mais estranho que pareça na nova gestão do Minc), mas alertando para os riscos de uma gestão que cava sua própria ilegitimidade.

Ou seja, o argumento que pretendo sustentar é que ao alegar a falta de projetos submetidos da região norte não se está levando em conta a incompetência do próprio MinC em alcançar a região norte. Não se deve acusar os habitantes de uma região com internet parca, dificuldades de locomoção, cultura de oralidade, etc., cuja forma predominante de organização é sem dúvida a de REDES, de não terem nenhum projeto aprovado porque simplesmente não enviaram nenhum. Se isso ocorreu, cabe ao Estado rever seus métodos de promoção e avaliação de editais e buscar corrigir a concentração de recursos com medidas que vão desde a criação simples de cotas regionais, à efetiva presença em regiões brasileiras onde não se está fazendo presente.

Mas, na verdade, esse é apenas o início do descalabro de uma gestão alinhada às indústrias criativas, enfocada em indivíduos autores, retrocedendo mais de uma década na discussão sobre internet e bens culturais. Preocupada em falsear números, prevê um prêmio de consolação para os projetos que não ganharem recursos: entrarão na lista dos pontos de cultura e... ganharão os parabéns!!

Para não se injusto, é evidente que há pessoas trabalhando seriamente, perdidas em meio às politicas de eixo empreendedor, e sempre podemos ser surpreendidos com boas iniciativas. Mas a julgar pelos resultados, e acompanhando de perto o discurso do ministro criativo, a tendência, me parece, é piorar. Veremos.

Em terça-feira, 24 de novembro de 2015 12:55:52 UTC-2, Elen Nas escreveu:
Olá
Não consegui formar minha opinião nesse debate.
Gostaria de saber:
1) Novaes é da Região Norte e apresentou projeto?
2) Se o Uira foi avaliador e não teve acesso aos projetos "descartados", quem teve? Outros avaliadores? Funcionários do Minc?

No meu entender falar que "não está em condições " qualquer um pode falar. Isso é "conversa de botequim ".

Quem avaliou precisa dar um parecer técnico e dizer os motivos para tal avaliação.

E, por fim, se houver validade nesta avaliação, deve-se então pensar que tipo de suporte estas regiões precisam para realizar um trabalho que efetivamente alcance bons resultados.

Política pública de verdade tá aí para identificar os problemas e propor soluções.

;-)

"Sin perder lá ternura" che

Elen N

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário