Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Cultura Viva Mais 10! - Notícias da Semana de Cultura Viva Comunitária em SP







Representantes do governo e da sociedade civil celebram a Semana de Cultura Viva Comunitária em São Paulo Celebração de abertura do encontro tem mani

Semana Cultura Viva Comunitaria-07

Representantes do governo e da sociedade civil celebram a Semana de Cultura Viva Comunitária em São Paulo

Celebração de abertura do encontro tem manifestações culturais e discursos comemorativos dos 10 anos do Programa Cultura Viva e da sua integração latino-americana

cvc1

Festividade de abertura da Semana Cultura Viva Comunitária, em São Paulo

No ano em que o Cultura Viva completa 10 anos, representantes de organizações e redes culturais comunitárias de 17 países da América Latina, de povos originários da África e das Américas, griôs, mestres da tradição oral, coletivos periféricos e Pontos de Cultura brasileiros se encontram em São Paulo para celebrar o Programa e sua integração latino-americana. Nesta quinta-feira (4), a Fundação Nacional de Artes (Funarte) da capital paulista sediou os festejos de abertura da Semana de Cultura Viva Comunitária, que acontece de 2 a 7 de dezembro, com a presença de representantes do governo e da sociedade civil.

Com os tambores, cantos e bênçãos dos mestres Aderbal Ashogun Moreira e Mãe Lúcia, acompanhados de representantes de povos de terreiros, a celebrações de abertura da Semana de Cultura Viva comunitária tiveram início. Marcelo Araújo, Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, ressaltou que a realização do Encontro “é a prova que o empoderamento dos ponteiros com o apoio do poder público é o melhor caminho para o desenvolvimento da cultura comunitária”.

cvc3

Povos de terreiro na celebração de abertura da Semana de Cultura Viva Comunitária

 
CVC4

Crianças do Coral Guarani se apresentam na comemoração dos 10 anos de Cultura Viva

LEI CULTURA VIVA

-Jandira Feghali  deputada federal autora da Lei Cultura Viva  Foto-Cultura Viva

Deputada Federal Jandira Feghali

Já a deputada federal Jandira Feghali (PC do B/RJ) falou sobre a aprovação da Lei Cultura Viva (Lei n° 13.018, de 22 de julho de 2014), que transformou o Programa numa política de Estado e encontra-se em fase de regulamentação. Segundo a parlamentar, o Projeto de Lei foi construído a muitas mãos teve como principais objetivos promover o reconhecimento do Cultura Viva por parte do Estado, constituir uma referencia legal que possa ser adaptada às esferas regionais e municipais e desburocratizar os trâmites de conveniamento dos Pontos de Cultura. “Até então, existia uma visão puramente legalista e distanciada da realidade nesses processos”, lembrou a deputada.

Ao comentar a aprovação da Lei Cultura Viva, Valério Benfica, Representante Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, ressaltou os avanços que esse instrumento trará aos processos de conveniamento e gestão dos Pontos de Cultura. “Vamos trabalhar com a noção de compromisso cultural, e não mais de contrato”, destacou o gestor, que se mostrou otimista em relação à continuidade do Programa: “Em 2015, vamos começar com o Cultura Viva no lugar onde ele deveria estar há muito tempo”.

TAMBORES, CORTEJO, CANTO E DANÇA PARA CELEBRAR

cvc2

Os parabéns aos 10 anos do Programa Cultura Viva vieram pela canção América, interpretada pelos Mestres TC (Casa de Cultura Tainã), Lumumba (Ponto de Cultura e Memória Ibaô) e Nádia Acauã (Tribo tupinambá), e também pelo duo TC (voz) e Cleberson Abade (Casa de Cultura Tainã – piano). TC destacou que a luta do movimento negro foi potencializada pelo Programa, e o mestre de cerimônia Alexandre Santini lembrou que a Cultura Viva também tem sua ancestralidade: “Começou há 500 anos, quando é iniciada no Brasil a luta pelo reconhecimento dos nossos povos originários”.

Um cortejo do Ilú Obá de Min e a apresentação do Coral Guarani, formado por crianças de até 10 anos da etnia indígena, também fizeram parte das comemorações de abertura da Semana de Cultura Viva Comunitária. Após a performance do bloco de mulheres, Neide Abati, Fundadora da União Popular de Mulheres, falou sobre a importância das lutas dos Pontos de Cultura que transcendem suas próprias vocações. “Estou certa de que uma sociedade justa e igualitária é o nosso maior objetivo de vida”, declarou a educadora.

Semana Cultura Viva Comunitaria-24

Acompanhe a cobertura colaborativa na página do Congreso Latino Americano Cultura Viva Comunitária

Semana Cultura Viva Comunitaria-24
1px
©2014 Grito Rock | gritorock@foradoeixo.org.br
Versão Web   Encaminhar   Descadastrar  
 



--

--

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário