Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [gtCD] Re: Relatoria do GT Cultura Digital na TEIA 2014 e a mingração desta lista

Salve Novaes,

Eu sinceramente acho que o caminho para a construção de processos horizontais está na organização de fluxos entre pessoas e coletivos que tem algo em comum. Depois que temos isto acertado podemos nos balizar em ferramentas para gestão colaborativa, transparencia de processos e troca de conhecimentos.

O que sinto da sua colocação é que apesar de alguns lampejos de empolgação com o CORAIS sua frustração com os processos e com algumas funcionalidades do CORAIS dominam seu discursso. Entendo de quem tá na Cultura Digital a mto tempo que o tempo gera cansaço e fadiga o pensamento, mas como já nos conhecemos de outros carnavais, peço pra gente tentar organizar melhor as idéias

1) Sobre o fluxo de funcionamento

Os 12 convidados (?) que vc afirma são dentre os 3000 pontos de cultura presentes ao IVFNPC incluindo delegados eleitos nos estados que dentre inúmeros GTs temáticos optaram por debaer a temática da Cultura Digital. Destes se elegeu uma comissão que precisava enviar as diretrizes para o IVFNPC e chegaram aos temas que estão ali colocados.

Eu não participei do GT pq estive na teia não convidado, mas contratado junto a representantes de outros 6 pontos de cultura prestando serviço na área de comunicação e audiovisual com software livre ao MinC na cobertura colaborativa da TEIA (www.corais.org/teia2014).

Eduardo Lima que ficou como suplente, vc conheceu quando fomos contratados para realizar um trabalho semelhante pela FIOCRUZ em um seminário de cultura e comunicação no Rio. Ele acabou sendo eleito como delegado por Pernambuco e foi um dos 12 que priorizaram participar deste grupo de trabalho e garantir uma representatividade.

Acho que podemos ficar aqui questionando a legitimidade destes representantes, bem como criticando o MinC que não levou todo mundo que um dia foi do GESAC para debater os 10 anos de Cultura Digital, de fato todos mereciam estar lá, mas os que tiveram tentaram de alguma forma manter esta temática viva dentro da rede cultura viva, e acho que isso foi visto e lembrado.

Eu particularmente não acredito em poder representativo, por isso mesmo não fui nem sou delegado de nada. Acredito q precisamos ainda infelizmente (devido a conectividade não ser algo garantido a todos os brasileiros) um mal necessário dentro de um modelo que já pode ser hibrido (representativo + participativo).


Para mim manter uma representação dentro de uma lista de discussão só favorece o micropoder do representante. Os recursos limitados da mesma fazem com que o mesmo domine a pauta atraves de informes de tudo que o mesmo faz ou o silencio de sair deliberando tudo e apenas informar o que vai acontecendo.

Poir isso em vez de manter este micropoder em processos fechados, o que foi proposto pelo GT  (e que contribuir neste estimulo) foi justamente estabelecer novos espaços para que possamos tomar decisões de maneira coletiva. e neste sentido acho que o CORAIS pode contribuir uma vez tenhamos lavado a roupa suja e saibamos os fluxos de funcionamento do nosso movimento.

Não acho que vc seja ingênuo de esperar da ferramenta que ela resolva como devemos funcionar, por isso acho importante separarmos as duas questões. Acho que estamos com dois processos: a mudança da representação do GT-CD na Comissão Nacional de Pontos de Cultura (e como esta vai dialogar com a rede cultura viva, minc) e através de que ferramentas vamos dialogar entre nós e com o Ministério da Cultura.

Eu sempre aprendo com suas considerações sobre democratização da mídia, pradrão de rádio digital e senti sua falta no debate e na formulação das propostas do GT. Alias estas propostas ainda podem ser atualizadas, pois a consolidação da comissão está sendo mantida online  (http://corais.org/teiadadiversidade/node/81135).

Assim se o movimento de cultura digital conseguisse chegar a um consenso (que pra mim tb e o melhor caminho pra andarmos juntos) podemos editar as propostas, refletindo o que o nosso movimento pensa hj (nao podemos voltar no tempo ainda e escrever o passado que gostariamos de ter vivido...).

Acho que este e o ponto de impasse maior, se a representacao que saiu dos delegados presentes a TEIA nos representa (e que criterios podem ser estabelecidos pra isso), se as deliberações são de consenso do grupo (e quando nao forem como estabelecemos nossa construção coletiva).

Discordo que sempre se buscou o consenso na cultura digital, acho que e uma visao romantica e desejada, mas na pratica por falta de canais de comunicacao, a decisao foi tomada por quem estava com o poder nas maos, e acho que diferente do q vc coloca a proposta de amarrar a representacao a um canal aberto e colaborativo e que pode dar algo novo a este processo, se claro conseguirmos avançar primeiro neste ponto crucial: termos um grupo de fato, com processos e ambientes pactuados para conseguir funcionar.


2) Agora no assunto que mais sinto que posso contribuir que são as ferramentas de trabalho.

Eu acho que vc está supervalorizando demais esta lista no googlegroups. Sim ela é histórica, mas acho que ela está mto devagar ultimamente né?  Vc acha que esta migração busca apagar algo que está indo bem? Ou será que esta thread de migração (que so foi criada por valorizarmos a importancia historica desta lista) foi uma das que mais rendeu no ultimo ano? (Podemos conferir neste blog que fizeram indexando o q sai aqui: http://topdigitalnet.blogspot.com.br/).

Será que vamos ficar presos aqui pelas nossas raízes históricas recebendo crossposts enquanto nossos representantes definidos em processos oficiais atuam e delibaram sem mtas vezes nos informar (Lembro que Uirá foi nosso representante, e depois não sei mais quem assumiu, mas nunca veio nos informar nada por aqui...).

Para mim mudar do googlegroups para o riseup ou CORAIS é básico, e deviamos fazer isso até pq esta lista está precisando de novos ares, mas não é fazer isso excluindo ninguem que está aqui, podemos fazer essa thread render bastante, e isso talvez motive alguem q já desistiu de ler este grupo a ficar curioso com nosso debate.

Além da questão histórica existe mais alguma dinâmica ou fluxo de informação que o movimento de cultura digital se beneficie através desta lista? Ou virou um muro das lamentações da cultura digital? Neste sentido realmente eu acho que podemos manter ela aqui mas tentar aproveitar a evolução das tecnologias livres para criar novas possibilidades.

Se resolvermos bem o fluxo de funcionamento acho que o CORAIS atual da conta de começarmos a trabalhar e seguirmos refinando o mesmo para atender as demandas que forem surgindo, e pra este sentido mais do que criticas soltas precisamos de contribuições e sugestões de melhorias direcionadas pra quem é da comunidade deste software.

Por exemplo: em relação ao relogio, ajudaria mais puxar este debate com os desenvolvedores do que criticar aos ventos aqui nesta historica lista, mas cada um tem suas estrategias para conseguir o que quer. Se seu intuito é ajudar a melhorar o software (como por exemplo um botão de ocular a funcionalidade) repito o caminho de colaboração: www.corais.org/metadesign. Se puder não apenas criticar, mas tb sugerir alternativas ou até mesmo codar a solução em Drupal vai terminar com mais pontos que o Isaac :)

Ah e por falar nisso ali são pontos de pariticipação (a cada interatividade no sistema, ele conta pontos, mas ainda não está como gostariamos, pq ele acumula de todo o sistema, o ideal seria q ele fizesse isso por projeto).

O crédito da moeda social se restringe ao projeto, entao ele nao aparece no projeto do GT Cultura Digital. Se vc quiser entender mais sobre o CORAIS estamos escrevendo um livro online a 16 mãos em www.corais.org/colabor, Isaac é um deles, por isso está com tantos pontos, mas acho que conversando com ele e trocando um pouco de conhecimento sobre PLIP e padrão DRM de rádio digital ele te paga uma cachaça :)


Enfim acho que a idéia não era impor o CORAIS goela abaixo de ninguem ou de nenhum coletivo, e acho que se a maioria da cultura digital ta feliz por aqui, eu que me sinto triste, pq além de não acreditar na ferramenta, tb estou desacreditado de como o fluxo de informações tem chegado por este meio. Quem tiver outras soluções propositivas de como podemos caminhar melhor por aqui ou por outros caminhos mais libertários socializem com o grupo e seguimos tentando (ou quem sabe tecendo...) novas Teias...

HÁbraços e Axé








2014-06-04 22:47 GMT-03:00 novaes <tnovaes@gmail.com>:
Ois,

Grande Jatobá: novamente me permita elogiar a iniciativa, que agrega um esforço necessário de organização.

Porém, cabem ressaltar alguns pontos deste "processo" que só fui me dar conta ao ler a ATA do GT de Cultura Digital.

Bom, se bem entendi, 12 pessoas decidiram migrar uma lista de discussão histórica para uma plataforma nova, com inúmeras funcionalidades.
Elegeram ainda uns membros titulares e outros suplentes para representar e escreveram uma série de indicativas.

Pergunta: acham mesmo que um GT na TEIA, onde apenas alguns foram convidados/pagos para ir, deixando a massa de fora, seria mesmo este
um espaço legítimo de tomada de decisão deste porte?

Não bastasse esse evidente atropelo, constam ainda nas "deliberações" (uma reunião que delibera se torna uma assembleia, é isso?) aberrações do tipo "apoio ao projeto de Lei de Iniciativa Popular de Democratização dos Meios". E faz isso associando a PLIP ao Software Livre: quanto oportunismo descabido!!

Ora, isso me parece uma "contribuição" no mínimo manipuladora: quem aqui da lista está conscientemente querendo "fortalecer" esse projeto de lei analógica para democratizar dos meios? Alguém além do "representante" tem noção do que é esta proposta?

A despeito do conteúdo desta "deliberação", absurda ou ilegítima, preocupa a forma, ou seja, os caminhos que eleitos passam a trilhar para seus eleitores, criando uma separação nada produtiva. Para o sucesso de uma plataforma colaborativa, seria imperioso evitar-se a formação deste tipo de hierarquia, manipulação, que não faz mais que afastar as pessoas da participação, exatamente o contrário do que se propõe a plataforma.

Em suma, um portal (xemele, corais, etc) que se argumente em "construção" não pode, a meu ver, prescindir de construir igualmente a participação das pessoas, das muitas pessoas que fazem cultura digital todos os dias. Tal como se apresenta, a CORAIS/cultura digital resulta em uma ferramenta de poucos para poucos, ideal para despotencializar qualquer crítica tendo representantes como filtro e usando uma ferramenta virtual como maquiagem democrática. Antes de "informar" à lista, acho que seria prudente "consultar" a lista, argumentar, dialogar e tornar esse processo "aberto" de fato participativo (a menos que o interesse seja mesmo limpar o terreno e acumular pequenos poderes...).

Ainda vou fuçar mais (fiquei fã do isaac, 4.625 pontos dá para pagar alguma coisa? serve pra quê mesmo? já o reloginho, triste...).

besos,

9s



Em quarta-feira, 4 de junho de 2014 13h15min55s UTC-3, Jatobá escreveu:
Salve Novaes,

Legal seu retorno aqui na lista,

Acho q a plataforma CORAIS tem mto a avançar, longe de qualquer um achar aqui q ela está hj no formato ideal. Tb acho meio utopia ficarmos aqui em uma lista proprietaria do google esperando q uma ferramenta ideal apareça para tentarmos avançar para um ambiente mais coerente com os principios deste grupo.

Acho que os pontos q vc levantou seriam bem interessantes de serem postados em www.corais.org/metadesign, afinal e la a comunidade de desenvolvimento da plataforma e la que sugestões de novas funcionalidades, mudancas nas atuais e como o sistema funciona podem ser debatidos de forma construtiva com quem está afim de construir uma ferramenta livre para gestão colaborativa. Isso vai para alem do GT-CD inclusive. Fica aqui o convite pra vc entrar na comunidade e ajudar com sua experiência nessa construção.

Sobre o reloginho, ele serve apenas pra ajudar a medir horas quando alguem opta por usá-lo. O relogio nao dispara automaticamente e nao e imposto ao usuario, e mais uma ferramenta que alguem q estimou um tempo de produtividade pode utilizar (se quiser) para registrar o tempo trabalhado.

Sobre a tomada de decisão se limitar a quem se faz presente, discordo, justamente por os comentários ficarem disponiveis possibilita inclusive q decisoes tomadas anteriormente sejam comentadas, criticadas e novamente debatidas quando existir necessidade.

Alem de trocas sem moeda (q a plataforma www.escambo.org tb se propoe a colaborar neste fim) o CORAIS permite instanciar uma funcionalidade de banco comunitário (ver www.corais.org/livre e www.corais.org/conchativa) e termos um crédito solidário local balizando essas trocas. Tudo isso com saldo, extrado e transacoes transparentes a todos que integram um projeto comum.

Como falei antes o CORAIS permite que as respostas de posts e comentários seja feita diretamente por email, basta responder a mensagem de notificacao q a ferramenta envia e nao incluir nenhum texto (ou assinatura) antes da mensagem original.

Ainda temos mtos desafios como um servidor bom que aguente o tranco da plataforma, mas do ponto de vista de garantir horizontalidade e processos de gestão coletiva e mais uma questão de organizamos processos horizontais e fluxos que garantam voz a tod@s.

A ferramenta oferece apenas os meios pra isso e não precisa ser a única, Como estavamos brincando antes, a casa da cultura digital e mto maior do q uma ferramenta, e sim a união de varios comodos. Por aqui estamos apenas debatendo a cozinha :)

[]'s e axé
 Jatobá
www.iteia.org.br/jatoba


2014-06-04 12:30 GMT-03:00 novaes <tno...@gmail.com>:

Pessoal,

Aproveito o momento "migração" para uns comentários gerais.

Primeiro, vale destacar o esforço que é essa plataforma CORAIS, com suas tantas abas!, para integrar ações, incluindo as de "cultura digital" (muito bom ver a logo antiga e algum espírito colaborativo em voga...). Acho a janela "troca de serviços" interessante e aponta para uma economia solidária sem moeda, o que me parece bem virtuoso.

No entanto, vejo alguns problemas na concepção geral da plataforma:

1) Ao centralizar a "gestão", falta, a meu ver, legitimar a tomada de decisão, que em cultura digital, dada a natureza horizontal da rede, era mais próxima da produção de consenso. Reproduzir um modelo que se afirma como "aberto" e decide quem está mais presente é uma nova forma de autoritarismo, totalmente incompatível com a democracia, mesmo a proto-representativa que está se tornando a "cultura digital". Qualquer portal que centralize em detrimento do conhecimento distribuído (e das riquezas comuns) vai na contramão da internet. Na minha opinião, é claro, muito mais eficiente seria ligar sites e iniciativas, não centralizar.

2) Um reloginho contando como hora/trabalho me parece repetir um formato sem cabimento, sem qualquer critério claro de valorização do trabalho real, servindo para quê mesmo??

Bom, vou fuçar mais um pouco e logo comento mais. Seria legal debater bem essa ferramenta, que tem uma pretensão e problemas evidentes colocados.

abz,


 

Em terça-feira, 3 de junho de 2014 15h29min00s UTC-3, João Paulo Mehl escreveu:
Salve Tiago, 


No outro e-mail coloquei algumas questões de orientação para utilização da plataforma:

Construção colaborativa e Corais
Vou pontuar aqui de forma específica, reforçando outras falar no sentido de transformar o Corais em um instrumento nosso para construção colaborativa, gestão e tomada de decisões, sendo que já coloquei a sugestão lá:

1 - Tornamos todos os processos públicos, sejam discussões, propostas ou projetos, especialmente através do blog interno;
2 - Podemos criar sugestões para ações e projetos da rede;
3 - Tendo polêmicas, podemos colocar em prática tomadas de decisão rápidas;
4 - É possível organizarmos um planejamento de ações e dividir tarefas;
6 - É livre e produto da construção da rede de pontos de cultura.

abraços


Em 3 de junho de 2014 12:41, Tiago Leonardo <til...@gmail.com> escreveu:
Pessoal!

Não temos tempo suficiente para nos encontrar, porém acho valido testarmos esse GT no Corais, pois assim não fica massante ver email chegando e termos que voltar para ler os demais.

Com isso proponho a criação desse mesmo bate papo no corais e assim podemos decidir qual plataforma usaremos.

Alguém se pre despõe a criar?

Assim podemos pensar num plano de ação dentro das regiões que estivermos.

Att,


Em 2 de junho de 2014 23:48, Robson Sampaio <reductio...@gmail.com> escreveu:

Ola Goa e boto fé, não vejo contradição da sua fala com as demais, e nem está nos magoando, eu acho tranquila e se articula com a sistematização feita pelo João sobre o que estamos querendo começar a re-significar, eu acho que isso é vemos o que está rolando no rizoma e como está se potencializando e tbem ver o que não rolou e por que não, para podemos pensar juntos como se somar na luta do outro e que é tbem nós, no dia a dia em cada comunidade que esta ou precisa se apropriar das tecs para dá fluxo em sua demanda/ação comunitária na pegada da política publica, envolvendo os entes da federação com suas obrigações pública de melhorar, pelo menos ajudar, a dignidade de cada um. E acho que a CD tem contribuído muito, a onde as pessoas, pontos, coletivos, etc., se apropriou e re-significou os conceitos e práticas de CD em sua commons local. Como o Bruno escrevia 2 cents, coloco 3 cents para essa conversa ter como bem ressaltou João fluxo e mensuração, não precisa ser tão objetivo e concreto, pode ser até subjetivo para quem está afins em dá mais um caldo nesse processo.
Essa semana estou meio corrido aqui, Greve da Unicamp, mas estarei colando aqui nas noites ou madruga para dá minha contribuição.

Abs 

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Tiago Leonardo
ADG - Agente de desenvolvimento de Gol.d
REDE REPROTAI - Educador de informática
71 8203-0998
Face: Ti Leo Muniz


 

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário