Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [gtCD] Re: Relatoria do GT Cultura Digital na TEIA 2014 e a mingração desta lista

Compas, 

excelente o papo avançando, mas fica extremamente nítida as limitações deste grupo de e-mails. Saíram um conjunto de idéias e propostas daqui, mas como vamos avaliá-las? Qual será o processo de tomada de decisão? Vamos delegar decisões ou vamos experimentar soluções para que todos possam incidir de forma direta? 

Também tem a discussão de plataformas. Várias foram as opções colocadas, mas também caímos no impasse causado pela dificuldade que este instrumento tem de sistematizar e encaminhar as coisas. 

Isto tudo para além da discussão não menos importante de nos livrarmos das tecnologias proprietárias, que dos mais radicais aos mais ponderados militante do SL ainda estão presos.

Abaixo vou pontuar algumas questões: 

Tecs de todos

No sentido de avançar no processo democrático, vejo que a gente perde muitos debates, idéias e propostas, e não podemos nos omitir de buscar e experimentar caminhos. Na Teia, para além deste debate que fizemos no GT Cultura Digital, realizamos uma oficina que se chamou "Cardápio da Cultura Digital" onde foram apresentadas para os presentes o Corais, Rede Livre, Escambo, Iteia, Mapa Cultura VivaID da Cultura Floripa, Diáspora e CulturaDigital.br no intuito de das visibilidade as ferramentas produzidas por atores da Cultura Digital no Brasil e buscar conexões entre elas, de modo que possamos construir parcerias e encontrar as complementariedades entre elas e assim possamos contribuir de forma mais efetiva entre as várias experiências.
Na próxima semana vou estar no RS e vou dar uma oficina de 2 dias para a Rede de Pontos de Cultura do RS já que estamos implementando um conjunto de ferramentas para a Comissão Estadual e alguns dos Pontos do Estado, mas a idéia é que um período da oficina seja nesta mesma linha da oficina, para apresentarmos para a Rede de Pontos do RS este conjunto de soluções desenvolvida por todo nós. Vejo que um encaminhamento legal era montarmos um roteiro coletivo para uma oficina "Cardápio Cultura Digital", que tal? 

Construção colaborativa e Corais
Vou pontuar aqui de forma específica, reforçando outras falar no sentido de transformar o Corais em um instrumento nosso para construção colaborativa, gestão e tomada de decisões, sendo que já coloquei a sugestão lá:

1 - Tornamos todos os processos públicos, sejam discussões, propostas ou projetos, especialmente através do blog interno;
2 - Podemos criar sugestões para ações e projetos da rede;
3 - Tendo polêmicas, podemos colocar em prática tomadas de decisão rápidas;
4 - É possível organizarmos um planejamento de ações e dividir tarefas;
6 - É livre e produto da construção da rede de pontos de cultura.


Portal dos Pontos de Cultura
Também importante debatermos o Portal dos Pontos de Cultura, que está sem atualização de código desde 2010 e vejo como fundamental incidirmos neste debate junto aos demais GTs. Pelo Soylocoporti atualizamos todos os plugins, implementamos novas funcionalidades e colocamos a disposição da CNPdC. Acredito que podemos avançar neste debate junto a Comissão Nacional, a versão que fizemos está aqui, sendo que o tema disponível e plugins utilizados estão no GITHUB.

Mapa Cultura Viva
Neste último período, trabalhamos através do Laboratório de Cultura Digital e o Soylocoporti no Mapa Cultura Viva, em um processo de desenvolvimento aberto através do Corais, GitHub., com informe no Dev.redelivre.org.br.
A Proposta desde mapa é disponibilizar o mapa completo do Programa Cultura Viva, nesta primeira versão nós contamos com 2706 pontos de cultura na sua maioria bem atualizados, mas considerando que o trabalho de atualização é permanente, continuamos avançando forte na atualização. Todos os dados estão sendo homologados pela SCDC e padronizados de acordo com a tipologia do SNIIC, podendo ser considerado hoje o mapa mais completo da rede.
Como entendemos que o caminho é distribuir, temos como principal desafio a integração via webservice com um conjunto de plataformas e vejo que este é, se não o mais, um dos mais importantesque temos para fortalecermos a rede de pontos e nossa articulação. 
Na sequencia vamos mandar mais informações, já que esta foi a primeira versão que mandamos pro ar. 

Neste sentido, este é um esforço que pode ser aproveitado para fazer o mapa da Cultura Digital do Brasil que Robson propõe.

América Latina 

Sempre foi uma prioridade do nosso coletivo a articulação com atores da América Latina, e este processo se fortalaceu muito neste último ano, além de na Teia Nacional ter sido criado do GT de Integração Latino Americana, o que vejo com excelente olhos para fortalecer esta relação. 
No ano passado iniciamos um processo de mapeamento das redes latinas no Congresso Cultura Viva COmunitária em La Paz e continuamos a fazê-lo. Durante o mês inteiro de junho estamos na Colômbia em um circuito de formação com organizações de Cultura DIgital de lá, uma galera muito fera. 
Também com foco em mapeamento de ações, estamos desenvolvendo junto ao JUNTXS o MINKA, que tem como um dos objetivos ser um cardápio de soluções digitais na AL, acho que pode ser bem interessante integrarmos este processo.
Vejo que podemos ter como prioridade esta articulação com o GT de Integração Latino Americano e o fortalecimento das articulações continentais, super animo de construirmos uma frente de trabalho neste sentido.  


Política Pública - Cultura Digital

De fato que a política de Laboratórios de Cultura Digital um importante avanço para a retomada do programa, Jatobá detalhou muito bem as diferentes políticas das secretarias do MINC no que tange os Lab para que possamos avaliar, criticar e contribuir com esta política proposta pelo MINC, que ainda carece de maior articulação entre si. Neste sentido, vejo que um dos caminhos é a identificação e articulação entre nós dos que já tem ou estão estabelecendo parceria com Universidades e institutos federais. Lá no Corais este processo está avançando e vejo como fundamental trocarmos as experiencias que temos de parceria com as instituições de ensino. 

No entanto, vejo que isto significa apenas uma frente de um projeto global para a Cultura Digital, é insuficiente se pensarmos que são dezenas de Pontos de Cultura do campo da Cultura Digital (No mapa são 94 identificados), precisamos de mais, a política pública para este campo precisa avançar e é nosso papel pressionar para isto. Mais uma vez, precisamos sistematizar toda formulação que é feita pelos diversos agentes da CD e acaba por se perder. 

   
Por fim acho que o debate para uma resignificação do GT Cultura Digital se faz urgente e necessário. Mas, como as várias coisas que rolaram por aqui, corremos o risco de nos perdermos fortemente nas inconclusas e poucos sistematizadas treds da lista. 

To no corais, fundamental este esforço. 

abraços 








Em 31 de maio de 2014 12:04, Robson Sampaio <reductio.ad.ethos@gmail.com> escreveu:
Ola, a tod@s, realmente é bom rever o re-significar está prosa aqui, das pessoas envolvidas e entusiastas da cultura digital e software livre, mesmo que muita vezes ela esteja vinculada a instituição governamental, como o Marcos Teles falou/escreveu "políticos da cultura digital não representam o ciberespaço...", parcialmente concordo com essa afirmativa, eu acho se é para fazemos um esforço coletivo, nacional, de suscitar o  debate da CD e SL nos Pontos de Cultura temos que ampliar para além dos Pontos e do Programa, hj vejo com mais clareza isso, dentro do debate/fluxo/orgânico  "cibercultura" e "cidadães". Boto fé que uma ferramenta que possamos utilizar e sistematizar essa prosa poderá amplificar com os demais coletivos que estão fazendo e articulando CD e SL pelo o Brasil, pq não na América Latina, temos que sair do isolamento de continente(Brasil) e inter-relacionar com los hermanos e ver as experiencias e trocar com eles. Já quero ser propositivo aqui de fazemos um mapeamento de quem está no role da CD no Brasil e fora(América Latina) para nós potencializar e acumular essa cibercultura, que pode ser apropriada e distribuída pela as Politicas Publicas, não só pelo MinC, mas por todas as partes que é permeada ação de cultura digital, eu estou hj mais focado no debate de educação e tecnologia na FE-Unicamp e no NIED, estamos para incubar algumas experiencias e estamos observado outras aqui em SP, Campinas, que as vezes não partem dos Pontos de Cultura, tbem não tem relação com o Programa, a ideia é aproximar e compor essa rede, de colaboradores. Para isso eu acho fundamental uma ferramenta que seja ao mesmo tempo livre e assincrônica, entendendo esse misto de ações off e on que estamos atuando. 
Então não sei o que vai dá nessa nova (re)articulação de nós, mas estamos juntos e misturado... bora lá???!

[ ]'s

Robson B. Sampaio


Em sábado, 31 de maio de 2014 09h55min59s UTC-3, teles escreveu:
Já morreu,  políticos da cultura digital não representam o ciberespaço... a cibercultura já é autônoma e livre, qualquer tipo de regras pra juntar dados para aqueles que não são os verdadeiros arquitetos desse universo será em vão, a minima coisa a fazer é quebrar as regras...


Marcos Teles

skype: mta_teles
tel:(61) 82799388





Em 30 de maio de 2014 20:15, Aline Satyan <alinecarva...@gmail.com> escreveu:
Opa galera
Muito bom ver essa lista movimentada novamente com uma tentativa de rearticulação - ainda que seja para fora dela :)

Concordo que a questão da cultura digital hoje não seja a falta de ações - muito pelo contrário - mas como elas se espalharam ao vento neste brazilzão de forma mais ou menos coordenada. E, claro, respeitando a autonomia e descentralização que estão no DNA da cultura digital, acho muito válida a iniciativa de aproximar o diálogo entre essas pontas.

Pelo que pude acompanhar das conversas durante a Teia (já que a programação estava um caos com diversas atividades se sobrepondo), senti uma vontade coletiva de somar esforços, mais real, sem a doce ilusão de estar "hackeando" o estado. Foi massa encontrar antigos (e novos) companheiros de cultura viva - ressalto os *novos* pontos de cultura que estão cheios de energia para construir algo juntos. (Pelo menos aqui no Rio desde a Teia estadual, que foi feita 99% com nossos próprios esforços, as reuniões mensais do Forum tem circulado o estado passando por diferentes cidades e atraindo um monte de gente nova querendo discutir outras formas de governança).

E foi dentro dessa perspectiva que criamos o GT Pesquisa Viva, que tem como objetivo criar uma cultura participativa na produção de indicadores e informações sobre os Pontos. Fizemos durante a Teia uma oficina de pesquisa-ação participativa para elaborar coletivamente o questionário para uma avaliação independente da Teia: www.mostre.me/pesquisacaonateia.
Uma das propostas principais do GT, inclusive, é acompanhar o trabalho de monitoramento e avaliação das redes de pontos dos estados e a criação de bancos de artigos e teses sobre o Cultura Viva, replicando essas informações nas plataformas do programa, fortalecendo essas redes (iteia, culturadigital.br, estudiolivre, etc). Somos poucos e as ideias são muitas, então quem quiser é só chegar junto: http://corais.org/pesquisaviva

E voltando à lista da Cultura Digital, acho importante sim ter uma lista de email para informes e divulgação das ações de forma mais geral, e usarmos o Corais como ferramenta de trabalho em ações mais específicas (como os Labs, que considero uma iniciativa interessante...)

Enfim, seguimos tocando o barco e #vaitercozinha

Beijos
Aline




Em 30 de maio de 2014 19:09, Thiago Skárnio <thi...@skarnio.tv> escreveu:

Goa, o que fiz na solicitação para o Riseup foi colar a mesma descrição da atual lista: "Essa é a lista de discussão do GT Cultura Digital, que faz parte do Fórum e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, mas é também um espaço aberto, de articulação de diversos movimentos que não estão diretamente ligados ao Movimento dos Pontos de Cultura".

Este grupo deixou de ser institucionalizado faz tempo, mas acredito que ainda seja um canal direto com a institucionalidade, mesmo que informal. É importante destacar que o pedido foi simplesmente negado, a justificativa foi uma opinião do meu amigo tec.

De qualquer forma, tua lembrança é bem colocada: Não adianta muito sair da lista Google e continuar no gmail... Eu mesmo estou buscando alternativas para isso faz algum tempo.

Se a proposta é fortalecer outros canais de interação como o Corais e as mídias sociais livres, e, como o Robson escreveu, este canal possui uma memória que deve ser mantida, creio que enquanto lista de divulgação e contato podemos continuar por aqui, enquanto para ações mais objetivas e debates, podemos usar o corais. 

O ideal é que plataformas como o Corais federalize as tags para que threads como este, caso sejam publicados por lá, possam receber contribuições de quem está no wordpress, diaspora, friendica, etc. Dessa forma, o que nos une fica sendo os assuntos e tags, independente das plataformas.


Ficamos assim então? A lista continua sendo esta e nos comprometemos a usar o Corais?

Também sugiro usar o login no Diaspora com a tag #CulturaDigital (https://diaspora.juntadados.org/tags/culturadigital)

Confundi mais do que ajudei né. Pois é.


--
TODO CÉREBRO É UMA EMISSORA
Thiago Skárnio [http://skarnio.tv]


Em 30 de maio de 2014 18:00, Jatobá <jat...@iteia.org.br> escreveu:
Oi Goa, Paulo e demais integrantes da CD que ainda perdem tempo em threads por aqui! :)

A ideia de migrar para mim é não significa pensar em uma ferramenta como única e/ou exclusiva. Mas sinto que estou caminhando para responder minhas ultimas mensagens neta lista. Quem quiser pode me encontrar em diferentes canais livres ou pelo meu email jat...@iteia.org.br

O Movimento Cultura Digital tem paginas em diferentes plataformas (vide www.culturadigital.br/movimento), mas este aqui pro bem ou pro mal foi durante um tempo (acho q 2009 e 2010) o canal de interlocução oficial com a finada SCC (atual SCDC).

Na real sinto que vários ja migraram dessa pra uma melhor (ou pra pior...), não é a toa que pouco se ecoa threads por este já saturado canal. 

Vou aproveitar que a Thread teve eco para explicar melhor a motivação de convidar quem ainda se pluga neste fio  a também participar dos debates no CORAIS.


Para quem não recorda, esta lista foi criada durante a Ação Cultura Digital CNPQ/SCC-MINC em 2009, mas devido esta ação institucional ter agonizado dentro do governo nos primeiros três anos (ano passado saiu o LAB da UFPR e nada mais...), isso refletiu também na motivação dos demais em se apropriarem deste espaço.

Mais recentemente o MinC saiu do "coma" querendo organizar uma rede de LABs integrado as universidades federais.  Fomos contactados por Josi por reflexo das ações do iTEIA e da Produtora Colabor@tiva.PE na Ocupação Cultural da Concha Acústica da UFPE (www.corais.org/conchativa).


Eduardo Lima que tb atua na coordenação da Rede Colaborativa iTEIA participou do N'Goma Tech junto a vários coletivos de Cultura Digital e as equipes da SCDC e SPPC justamente para começarmos a pensar a viabilidade de replicar a experiência do Lab Cultura Digital da UFPR em outras universidades federais.

Agora na TEIA tivemos uma segunda reunião neste sentido onde também esteve presente Leonardo Barbosa da SAV que também possui um modelo de lab sendo implantado em universidades publicas.

O que ficou claro na reunião é que as diferentes secretarias tem propostas de labs diferentes, por exemplo:

pelo que entendi (e quem mais esteve presente pode corrigir e/ou me complementar)

A SPPC tem um foco em labs experimentais como videomapping, impressão 3d, robótica livre, etc. 

A SCDC tem um foco em atender demandas da rede de pontos de cultura, seja com desenvolvimento de softwares livres e/ou formação em cultura digital, incluindo tb metareciclagem e outras demandas práticas ligadas ao cultura viva).

A SAV tem um foco em organizar produtoras audiovisuais incluindo compra de equipamentos e atividades de produção e formação em audiovisual

Em Recife estamos tentando organizar este Lab através do arranjo produtivo da Produtora Colabor@tiva.PE que são formados por 6 coletivos: CUCA Recife, Coco de Umbigada, Cinema de Animação, Laboratório Laia, Rede Colaborativa iTEIA e Coletivo Marista de Tecnologias Livres. A proposta coletiva é atender demandas de cultura digital da rede de pontos de cultura de Pernambuco durante 2 anos (24 meses) totalizando 500.000 reais (orçamento ainda hipotético, mas baseado no valor do LAB da UFPR).

Em vez tentar realizar isso em troca de emails privados, sugerimos a SCDC e aos demais coletivos envolvidos nesta articulação que criassemos um ambiente público e transparente no CORAIS onde seria possivel seguir amadurecendo esta idéia. Nesta linha publicamos no mês passado uma primeira versão da proposta de orçamento público para o Oxe HackLAB na UFPE (http://corais.org/culturadigital/node/80610) pensando que este recurso poderia financiar a manutenção e desenvolvimento de quatro plataformas em software livre: www.iteia.org.br / culturaviva.iteia.org.br / www.escambo.org / www.corais.org


Nesta proposta ainda foi destinado um recurso para compra de equipamentos para o laboratório de robótica e hardware livre (60.000) e uma serie de formações em software e hardware livres.

O valor de coordenação ficou de 1.000 reais por pessoa (bruto) durante 24 meses de trabalho.

Está é uma primeira versão para ser criticada, debatida e reconstruída como os próprios comentários feitos pelo Fred, que é atualmente um dos principais mantenedores da plataforma CORAIS na comunidade de desenvolvimento MetaDESIGN (www.corais.org/metadesign).


Acho que o espaço no CORAIS pode tentar atender a demanda de diálogo do Mov com o MinC e também nos ajudar a construir coletivamente propostas públicas de LABs para as universidades públicas. Este é um primeiro foco mas não é necessariamente o único, uma vez q estamos todos na cozinha, é so juntar as idéias e o que temos de abundância e seguir cozinhando juntos.

Isso não impede de tod@s nos encontrarmos no Diaspora, na Rede Livre, no iTEIA, ESCAMBO, ou no CulturaDigital.BR, a questão como bem foi dita aqui é que não estamos sabendo mto bem o que fazer quando nos encontramos nestes ambientes. O desafio é justamente encontrar convergências entre nós também nestes ambientes seja para comunicação. acervo, realizar trocas solidárias de produtos, serviços, saberes....


Como não tenho estômago para copa, reforço o convite para ocuparmos a cozinha... :)

 [ ]'s e axé









2014-05-30 16:08 GMT-03:00 Fabiana goa <fabia...@gmail.com>:

Melhor ainda se pudéssemos não nos limitar a uma plataforma, porque sabemos que há mais tendência em desagregar pessoas do que agregar todo mundo, basta ver o Facebook em sua grandiosidade pra perceber que mesmo assim, ele não tem um potencial tão agregador.

Migrar a lista do google porque? Se todo mundo vai migrar pro riseup com email do gmail de que adianta? Qual é o objetivo? Fortalecer uma integração? Mas fortalecer uma integração pressupõe protocolos e diversos sistemas. A ótica de uma plataforma online e todo mundo cadastrando nela é um paradigma que não sei se dá tão certo assim. Várias ideias boas, diaspora, corais, noosfero, tiki. Falta mesmo um objetivo para esse grupo. Seria um grupo de trabalho ou um meio de comunicação para nós?

O riseup não é purista, ele nasceu e se mantém com seus horizontes bem definidos.  E que já existia bem antes do minc e dos pontos de cultura.

E porque na solicitação da lista colocar a cultura digital como projeto do governo? Existe essa institucionalização da cultura digital? Claro que podemos ocultar essa informação para criar uma lista no riseup, mas eu fiquei curiosa em saber se essa lista, esse ambiente, faz parte de uma estratégia institucionalizada ou é um ambiente de militância autônomo e convergente de ativistas digitais? É um movimento que utiliza como ferramenta uma lista de discussão no google?

Bom, achei que era legal conversar sobre isso em tempos tão atribulados.



Em 30 de maio de 2014 12:09, Paulo Morais <paulo....@viraminas.org.br> escreveu:

Meus caros, a favor da migração e se for pra experimentar o Corais, tamo dentro!

Sobre falta de foco, não vejo nenhum grupo de ponto de cultura que faço parte que tenha um foco definido e bandeiras de luta bem delineadas, a não ser quando vem alguma presepada tipo o corte de orçamento que estamos vendo em MG agora, daí todos reagem.

Abraços pra todos.




Em 30 de maio de 2014 10:08, Jatobá <jat...@iteia.org.br> escreveu:

Pessoal,

Legal ver o feedback de algums membros aqui to GTCD.

Sobre o CORAIS ele aceita sim colaboracao assincrona, vc pode inclusive responder as threads diretamente por email, e o sistema atualiza no ambiente online, assim Vince vc pode seguir colaborando de forma offline e assincrona, sem problemas e precisar acessar interface grafica.

Sugiro pra galera ter uma melhor opinião formada sobre o assunto, utilizar a ferramenta um pouco para conhecer e testar todas suas possibilidades.

No mais concordo com Marcelo, falta alem de ferramenta, foco e proposta coletiva para nosso movimento.

Do contrário ficamos ou nadando contra a corrente ou esperando a maré nos levar...

[]'s
 Jatobá
www.iteia.org.br/jatoba


2014-05-30 10:02 GMT-03:00 Marcelo Soares Souza <mar...@juntadados.org>:

> CORAIS!
>
> (www.corais.org/culturadigital)

  Também apoio o uso do Corais, mas também estou na viber do Vince e
gostaria de ter um meio mais assíncrono de
acompanhar/contribuir/divulgar, como uma lista de mensagem.

  E o problema ao meu ver não é o meio, mas sim a pouca participação das
diversas ações de CD. Pelo menos de forma coordenada. Talvez estejamos
fazendo muitas coisas, mas de forma dispersa.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR

Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
---
fabiana goa
---
"omnia sunt communia"

DIASPORA* .juntadados.org

"O passado... mesmo que você o esqueça, ele continuará mexendo seus pauzinhos."
J. Constantine

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse tópico, acesse https://groups.google.com/d/topic/gtculturadigital/ZX9Mv13T3fw/unsubscribe.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Aline Satyan
+55 (21) 98232-4476
www.tropicaline.wordpress.com
www.tropifagia.art.br

"Opte por aquilo que faz seu coração vibrar, independente das consequências" - Osho

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigit...@googlegroups.com.

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
João Paulo Mehl
(41) 3092-0463 - 9627-5518

recomendo:
soylocoporti.org.br
intervozes.org.br
direitoacomunicação.org.br

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário