Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] notas sobre o Palco Aberto

Palco Aberto

O Palco Aberto é um evento mensal produzido pela Coordenação de Cultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, desde junho de 2013. O P. A. pode ser compreendido como conceito e como metodologia de produção cultural. Implica a abertura de um espaço-tempo cultural dentro na Universidade, em que a comunidade acadêmica e geral possa, não apenas ter acesso à produção artística local, como, também, apresentar suas produções. Há artistas convidados que sustentam as atividades no Palco sem, contudo, restringi-lo à sua apresentação. O Palco é ocupado através de manifestações espontâneas do público ativo, de modo a promover uma permuta constante entre os estatutos clássicos da produção cultural, como artista-publico ou obra-contemplação. O P.A. implica uma política de produção e participação cultural, através de uma método que pode ser denominado colaborativo.

O P.A. é também atravessado por outras iniciativas culturais da Universidade, a convite dessas produções. Assim, o conceito e nomenclatura do Palco Aberto estão à disposição dessas outras iniciativas, que contam com o apoio institucional da Coordenação de Cultura, através dos seus recursos humanos e estruturais, em uma composição crescente com os demais setores e movimentos da Universidade, a exemplo das edições realizadas junto à Semana da Integração 2013.2, com o Programa de Assistência Estudantil, e à Semana de História, com os estudantes do curso.

Entre as cinco edições realizadas nos meses de Junho, Agosto, Setembro e Novembro de 2013, apresentaram-se no Palco Aberto diversos artistas, grupos e coletivos da cidade e da Universidade, como o Coral UESB, o Candeeirocafé Editorial, o Saraund System, com a presença de talentos emergentes, como a cantora Tereza Raquel e o músico Ronaldo Ros. Houve, ainda, o lançamento dos libretos de Guilherme Salgado (MG), em sua itinerância poética, bem como mostras dos Cursos Livres oferecidos pela Coordenação de Cultura, no mesmo ano. Em todas essas edições, o P.A. contou com a participação ativa de alunos, funcionários e professores de diversos cursos e setores da UESB, bem como da comunidade geral, contemplando múltiplas linguagens artísticas, como a música, a dança, a literatura, o audiovisual, a fotografia, o teatro e a arte circense.

A divulgação do P.A. é feita através de cartazes em tamanho A.4 que são produzidos, impressos, fotocopiados e distribuídos pela equipe da Coordenação de Cultura. Além da distribuição dos cartazes, nos murais de diversos espaços dentro e fora da Universidade, contamos, também, com uma divulgação virtual através da página oficial da UESB, via ascom, bem como dos e-mails, via banco de dados interno e externo, além da nossa página oficial no Facebook.

O P.A. faz parte da implementação de uma política de ocupação e participação cultural descentralizada na Universidade, comum aos múltiplos campus da UESB (articulação com o campus de Itapetinga prevista para 2014), bem como à comunidade civil, que também é convidada.

Ao prevermos uma organização mais sistemática do P.A., distribuída entre os meses de abril e dezembro de 2014, através de um projeto de extensão contínuo, pretendemos uma articulação mais afinada com os serviços de gráfica e ascom da UESB, para produção de logomarca, cartazes e impressões, visando uma comunicação mais profissionalizada.

A partir de 2014, além dos artistas convidados pela Coordenação de Cultura, serão abertas inscrições para mostras de produção artístico-cultural da comunidade acadêmica e geral, mantendo o conceito e metodologia do Palco Aberto para manifestações espontâneas entre ou durante a programação instituída em cada edição.

O P.A. continuará sendo realizado em diversos espaços da UESB, como o pátio do módulo II, o foyer do Teatro Glauber Rocha, a área externa do Restaurante Universitário e dos C.As., além de outros espaços abertos e disponíveis na Universidade.

Prevemos, para o ano de 2014, uma composição junto ao Seminário de Extensão, produzido pela PROEX, no campus de Jequié, bem como com outros setores da UESB que vêm manifestando interesse em produzir seus eventos culturais junto à Coordenação de Cultura, a exemplo da PROGRAD e da Edições UESB.

O financiamento do P.A., através da aprovação de um orçamento interno UESB, via edital público, é fundamental para a sua manutenção. Esses recursos serão destinados para a compra de materiais cenográficos e cofee bracks, aluguel de equipamentos de som (tendo em vista a dificuldade de deslocamento do som do Teatro Glauber Rocha, e a ineficiência das duas caixas disponíveis da/na Coordenação de Cultura, para apresentações musicais de maior porte), além do pagamento dos cachês para os artistas convidados. As atuais condições da produção do P. A., sem financiamento interno ou externo, comprometem e limitam a sua potência cultural, colocando em risco a sua continuidade, no próximo ano.

Outro desafio a ser superado pela produção do P. A. é a dilatação dos atuais horários e usos dos espaços da Universidade, que obedecem a um controle rígido por parte da Prefeitura de Campus, com quem temos estreitado nossa comunicação, no sentido de viabilizar o acesso ao campus em dias e horários alternativos e complementares ao tempo instituído pelas atividades acadêmicas. Essa dilatação conta, também, com uma articulação junto à Prefeitura Municipal, para circulação de transporte público até a Universidade, nessas situações eventuais.

Além disso, há o desafio referente à proibição de festas e comércio de bebidas alcoólicas dentro da UESB, deliberada pelo Conselho Universitário, frente à qual tensionamos uma modificação, entendendo a relevância histórica das festividades e suas condições elementares para o desenvolvimento da humanidade e da cultura brasileira, sobretudo, na Bahia.

Agradecemos a todos os nossos colaboradores!



--
http://morganapoiesis.wikispaces.com/

http://escritosobreteatro.blogspot.com/

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário