Boa Noite.
Como todos os processos com os quais a Receita vem trabalhando, o eSocial foi desenvolvido como projeto piloto junto a empresas que participaram do primeiro piloto do SPED incluindo alguns desenvolvedores.
Pelo que sei, pois fiz parte das discussões, o piloto do eSocial começou em 2009 e só está saindo em 2013 exatamente pela complexidade do projeto, pela necessidade de inclusão de informação para vários órgãos e, no meio do projeto, pela necessidade de incluir empresas de pequeno porte, empreendedores individuais, e inúmeras outras empresas que seriam abarcadas pelo processo. Foi uma discussão difícil, pois apesar de trabalhar em cima de legislação, foi muito complicado integrar neste leiaute os processos, legislação e entendimentos diferenciados de cada setor da indústria, comércio e etc. No entanto, acho bastante difícil que alguém tenha o processo de geração do arquivo concluído e funcionando pois alguns detalhes ainda estão em discussão. Posso te dizer, pois participei das reuniões que ninguém foi beneficiado. Por exemplo na minha empresa, a desenvolvedora do nosso software de folha de pagamento e uma outra empresa que desenvolve o software utilizado no departamento fiscal (que deverão se comunicar) e que possui solução para folha de pagamento, não têm nada concluído, apenas mapeado pelo leiaute.
A questão do envio da alteração, inclusão e exclusão, é uma forma de validação que a RFB criou. Ela recebe essas informações, depois valida com o recebimento da folha de pagamento. Você vai saber se enviou ou não pois o histórico de transmissões vai ficar armazenado no site.
Acredito que você esteja vendo pelo lado da geração e armazenamento de dados, pois se você for ver pela questão dos processos de departamento pessoal e folha de pagamento que serão englobados, vai acabar concordando que essa é a única forma de fazer sem travar os processos que temos nestes departamentos. Te garanto que todas as empresas discutiram isso.
Quando ao xml, vai ser bem difícil fugir deste formato. Inclusive o Banco Central que utilizava quase 100% dos arquivos eletrônicos em txt está migrando para este formato. Se quiser um exemplo de XSD, o Banco Central os utiliza para validação dos Cadocs.
Apesar de ser imposto ou não, pelo menos pela análise inicial que fizemos aqui, vai ser “um parto” por para funcionar, mas também vai mitigar vários riscos trabalhistas que tínhamos e melhorar a forma com que trabalhamos o nosso DP e Folha de Pagamento.
Minha opinião.
De: sped-nfe@googlegroups.com [mailto:sped-nfe@googlegroups.com] Em nome de Daniel Tibúrcio
Enviada em: quinta-feira, 26 de setembro de 2013 09:04
Para: sped-nfe@googlegroups.com
Assunto: [SPED] Re: EFD Social - Folha de Pagamento
Segundo me falaram, algumas empresas de desenvolvimento participaram do processo de elaboração do e-Social, o que para mim é inconcebível, ou participariam todas ou nenhuma.
Por isto existem coisas sem nenhuma necessidade, como informar inclusão, alteração e exclusão de tudo que existe. Isto provoca uma duplicidade de dados, pois precisamos saber se no mês anterior a informação foi enviada ou não para dizer se é inclusão ou alteração.
Não vejo necessidade destas coisas, bastaria ser uma nova informação que a Receita ou quem quer que seja que armazene os dados saiba. Com isto, precisaremos duplicar a base de dados para gerar dados de meses anteriores, por exemplo.
Na minha opinião, se eu enviar um novo arquivo no mesmo mês significaria retificação de dados e se nos meses seguintes fosse enviada nova informação seria alteração de dados.
O correto seria chamar a comunidade de desenvolvedores para pegar mais sugestões, mas pelo visto isto vai ser imposto.
E, claro, tem gente que pode ter mesmo tudo pronto, mas acho isto ilegal.
Como eu não tenho familiaridade com XML e XSD, também tenho dificuldades, apesar de já ter gerado XML de alguns registros.
--
--
===========================================================
Este Grupo é destinado a discutir a implantação do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital. Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo do Google Groups "SPED - Sistema Público de Escrituração Digital".
Para POSTAR uma mensagem no grupo, envie um email para sped-nfe@googlegroups.com
Para SAIR DO GRUPO, envie uma mensagem para sped-nfe+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "SPED - Sistema Público de Escrituração Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para sped-nfe+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.






0 comentários:
Postar um comentário