Sugestão para pauta local: aumento da frota de ônibus e mais ciclovias, articulação da pauta local com a pauta nacional, para além do transporte público, como várias já foram colocadas na penúltima assembléia, referentes à educação, saúde, e aos impactos do direcionamento da força política, econômica, estatutária e empresarial para Copa das Confederações, sobretudo nas periferias das cidades. (…) Pensar que essa efervescência política no Brasil reflete e provoca a crise da democracia representativa e, consequentemente, das estruturas do Estado, que apesar da falência do sistema político-partidário, a direita e a esquerda ainda disputam o poder, erguendo suas bandeiras em meio à multidão heterogênea, forte presença de anarquistas e dos movimentos sociais agrários, intolerância e fundamentalismo político, disputa interna de território e indefinição identitária do movimento, tentativa de unificação pela população livre, movimento fragmentado que releva uma força molecular em pleno movimento no cenário micro e macropolítico do país, reverberação de um contexto global já reconhecido pela teoria política contemporânea, livres pensadores e cidadãos comuns, a internet como ferramenta e principal agenciador dessa articulação descentralizada que ameaça a esquerda nacional pelo poder apaixonada, e cuja crise parece favorecer o eterno retorno da direita oportunista que fala em nome da ordem e progresso nacional, os moderados apelam para a contenção dos ânimos com o argumento da ameaça de um golpe de Estado, violencia policial, caos que atualiza as raízes da democracia como participação política aberta nos espaços públicos e, agora, também, virtuais.
O movimeno Passe Livre inaugura uma nova forma de militância. É um movimento que vem batalhando a oito anos focado numa causa programática, precisa e objetiva ligada ao transporte público. Inspirados em temas da geografia urbana, eles creem que através da perspectiva de mobilidade, cirularção e democratização dos espaços urbanos por meio de um sistema de transportes racional e gratuito, novas formas de integração social entre centro e periferia poderão emergir, bem como diferentes relações sociais poderão advir daí, criando novas formas de trabalho, lazer etc.
O Passe Livre é um movimento apartidário e inaugura uma nova forma de militância descentralizada, horizontal, onde todos são líderes e estão aptos a falar em todos os cantos a respeito de suas reivindicações. Apesar de terem estimulado e inspirado a eclosão de outros movimentos de indignados pelas redes sociais que extrapolou em larga escala o objetivo pretendido inicialmente, eles não podem ser confundidos com outros movimentos paralelos difusos e generalistas.
Os antigos militantes e participantes da luta armada nos anos sessenta, não conseguem compreender esse novo tipo de militância;suas cabeças ainda estão no passado. Seria de grande valia se eles se inteirassem desse novo paradigma de militância usando a sua experiência para colaborar com esses jovens, ao invés de ficar criticando com mensagens céticas e pessimistas. Vivemos um momento histórico positivo que deve ser reforçado e incrementado com novas idéias por todos aqueles que dsejam a refundação do país.
Lista de discussão da rede MetaReciclagem
http://lista.metareciclagem.org
Para sair da lista, envie uma mensagem para:
metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net
Mais sobre a MetaReciclagem:
http://rede.metareciclagem.org
http://morganapoiesis.wikispaces.com/
http://escritosobreteatro.blogspot.com/
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.






0 comentários:
Postar um comentário