Progamação
9:30 - Mesa de abertura
Lab Cultura Viva - Resultados e Perspectivas
Com Ivana Bentes (Coord. Lab Cultura Viva e Diretora da ECO/UFRJ), Pedro Vasconcellos – Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural MinC; Rodrigo Bouillet – Secretaria do Audiovisual SAV; Pro-Reitoria de Extensão da UFRJ; Berenice Mendes – TV Brasil; Juana Nunes (Secretaria de Políticas Culturais MinC)
10h30 - coffebrake
10:40 Exibição Série Lab Cultura Viva ( 52 min. )
11:40h: Mesa de Debate
Estética audiovisual. Modos de produção colaborativos, processos de criação, formas de recepção das imagens e estéticas emergentes.
Com Ilana Feldman (pesquisadora); Leandro Saraiva (roteirista); Kiko Alves (Ponto de Cultura Fortaleza/CE); Fora do Eixo; João Vargas ( Coord Conteúdo Lab. Cultura Viva)
13:20h: Almoço
15h00: Exibição Série Lab Cultura Viva (52 min.)
16h Mesa de Debate
Formação e Redes para o Audiovisual. A formação não-linear, as plataformas e mídias. Com Adriana Fresquet (UFRJ); Cícero Silva (Coord Plataforma Lab Cultura Viva); Rodrigo Bouillet – Secretaria do Audiovisual SAV; Bernardo Brant – Orientador Audiovisual do Projeto Lab Cultura Viva
19h - Coquetel de Encerramento
Em julho de 2010, a Escola sediou o Seminário Interfaces Digitais Colaborativas, onde foram apresentadas diversas propostas e perspectivas de articulação dos Pontos no cenário das mídias colaborativas, contando com a participação de seus GTs nacionais de Audiovisual e Cultura Digital.
Aproveitando o acúmulo de discussão sobre o papel da Cultura Digital na interface com o audiovisual, em 2011 foi lançada uma plataforma eletrônica, desenvolvida com ferramentas livres, que atua como repositório e difusor do material audiovisual gerado pelos Pontos. Além disso, a plataforma www.labculturaviva.org representa e materializa a discussão sobre a importância de máquinas servidoras públicas para a guarda e difusão dos conteúdos culturais produzidos no país.
O Laboratório absorveu as experiências dos programas de TV Cultura Ponto a Ponto e Ponto Brasil, ambos produzidos em parceria e com foco no universo dos Pontos de Cultura e exibidos através da TV Brasil e, com o objetivo de produzir uma ação multiplataforma TV/Internet, foram lançados editais públicos, onde os participantes contaram com recursos financeiros e apoio técnico e conceitual para a produção de documentários e vídeos autorais, sendo estimulados o exercício e a busca de novas linguagens para o enriquecimento dos filmes realizados.
Todos os vídeos produzidos foram reunidos na série Lab Cultura Viva coordenada pela equipe do projeto, uma série de 26 programas de 26 minutos, realizada em produção colaborativa por mais de 50 Pontos de Cultura de todo Brasil.
Com todas estas ações, o Laboratório Cultura Viva visa contribuir na articulação da rede nacional dos Pontos e Pontões de Cultura e aprofundar as diretrizes que basearam a formulação do programa Cultura Viva.
Parceiros:
Ministério da Cultura (Minc)
GT Audiovisual dos Pontos de Cultura
Pontão de Cultura Digital da ECO-UFRJ
Laboratório de Estudos Culturais do Software (Software Studies)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
--
+55 (21) 8232-4476
UniCult - Universidade das Culturas
Laboratório de Políticas Culturais - ECO / UFRJ
Cena tropifágica: Comendo o País Tropical
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.







0 comentários:
Postar um comentário