Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Movimentos protestam contra criminalização da rádio comunitária em Campinas



Simplesmente outro blog WordPress.com

Movimentos protestam contra criminalização da rádio comunitária em Campinas

por gbarceloss

Jerry

Conheci o Jerry de Oliveira na Mostra Luta e outros espaços de militância em Campinas. Ele é um incansável lutador das rádios comunitárias da região e de todo o país. Mas, infelizmente, a situação está cada dia pior para quem quer a democratização da comunicação no país. Além do poder cada vez maior da grande mídia, os radialistas destes verdadeiros espaços das comunidades e das lutas sociais estão sendo criminalizados. No dia 7 de maio Jerry será réu numa série de acusações envolvendo seu trabalho. (saiba mais aqui)

No mesmo momento em que Jerry estará no fórum, militantes de vários movimentos estarão no Largo do Pará, desde o 12:00 protestando e lutando a favor de uma comunicação verdadeiramente livre.

Mas a luta não para! Neste ato e em outros espaços estaremos levando a pauta da comunicação popular, comunitária, livre, democrática. Levando o abaixo-assinado que busca regulamentar o direto à comunicação na Constituição (saiba mais), a luta contra o monopólio em Campinas, pelo Conselho de Comunicação Municipal, pelo direito às TVs comunitárias e outras pautas. Para isso estamos formando um Comitê Pela Democratização da Comunicação em Campinas. A próxima reunião será no dia 15, às 19h30, no MIS.

Vejam o depoimento do Jerry sobre a situação atual:

"O ano de 1991, marcou minha vida para sempre. Conheci o maior movimento social da história deste país. O MST. Foi a melhor opção política que tive. Abandonei faculdade, saí do Sindicato dos Químicos e resolvi acampar na Fazenda Ipanema em Iperó, junto com o meu amigo Nilcio Costa. Após isso, participei na organização da maior ocupação da História do Brasil e do MST, a fazenda Jangada em Getulina. Aprendí muito, mas muito mesmo. Lá percebí a necessidade de construir uma outra Comunicação para o Brasil.

Participei ativamente no Jornal Sem Terra. Fizemos depois do despejo uma rádio nos altos falantes da igreja do bairro macucos, onde os trabalhadores acamparam. Esta foi minha primeira experiência em Rádio. Junto com o meu eterno amigo Luis Carlos Moraes . Infelizmente a vida me deu um baque tremendo. Perdi meus pais precomente. Tive que sair do acampamento e tocar a minha vida de outra maneira. Mas não tinha mais volta. A Luta enraizou no sangue. A Luta por outra comunicação se fazia presente.

Ajudei na Construção da ABRAÇO desde 1996, fomos a luta. Construímos mais de 3.000 emissoras, nos organizamos internamente e hoje construímos o Movimento Nacional de Rádios Comunitárias. Sempre tive como sonho que este movimento social tivesse a função de democratizar o grande latifúndio do ar. O Movimento sem Terra cresceu, ganhou as ruas. Que felicidade ver e estar presente na Marcha do MST de São Paulo à Brasília e ver cada Sem Terra com um Rádio em mãos, ouvindo uma rádio que colocamos no caminhão da marcha. Após todos este anos, construímos o MNRC, fruto da organização. Somos mais de 1 milhão de comunicadores populares, mais de 20.000 emissoras no ar. Necessitávamos avançar, mas precisaríamos ter uma referência bem sucedida de movimento. Surgiu a referência. O MST nos inspira muito, no exemplo da luta e pelo fim do latifúndio.

Com a institucionalização da ABRAÇO pensamos, debatemos e chegamos a realidade, só avançamos se tivermos os mesmos ideais. Alan Camargo teve a idéia do Símbolo, uma homenagem aqueles que fazer a verdadeira luta de Classes neste país. Mas assim que nos organizamos, chegou a criminalização, na próxima terça estarei no banco dos réus, é assim mesmo, quando um indignado se organiza, um carrasco vem calar. Estou pronto, a luta continua. Viva a Luta dos Trabalhadores."

Esse é um vídeo bem amador que fiz por ocasião de uma ato político das rádios comunitárias em Campinas, onde tento explicar essa luta:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=h_mocjV74rk



  Rone Costa
AEESP  -   Associação dos educadores e    
 Educadoras Sociais de São Paulo

Skype: ronecosta
MSN: ronecosta_cps@hotmail.com
"Não é no silêncio que os homens se fazem,   
 mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"

Paulo Freire

--
--
Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Associação de Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para aeessp+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 



--
Robson B Sampaio***
Artista Plástico/Fotografo/Newbie
GNU/LINUX user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos@gmail.com
skype: rbscamba1
gtalk: reductio.ad.ethos
twitter: @rbscamba
facebook: robson.sampaio1
-
-----    --- eSPAço LivRe dE ArTe---    ----
*** *Free Art CiberNeticA   --- Gimp---    Inkscape
XiluGraVida   @!---§§§#---      /Debian/ GNU/linux/
/Linux--#$ 00101101010010 love bits***.*

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498
http://www.flickr.com/photos/robson_b_sampaio/collections/

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário