Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[Acesso Digital] Médicos conseguem fazer falar jovem que nasceu sem língua

Fonte:
JN

Um caso raríssimo surpreendeu os médicos no Brasil: nascida sem língua, uma menina, hoje com 23 anos, é capaz de falar graças a um longo tratamento, divulgou um dos clínicos que a tratou.
foto AFP
Médicos conseguem fazer falar jovem que nasceu sem língua Auristela e o médico Frederico Salles Auristela Viana da Silva nasceu sem língua, mas, graças à mãe e a uma equipa de especialistas, pode agora mastigar e exprimir-se, embora com algumas dificuldades.
O seu caso, excepcional, foi apresentado, segunda-feira, na Universidade de Brasília. "É uma anomalia que leva à morte, é por isso que há poucos casos semelhantes no mundo".
Geralmente, devido a dificuldades na alimentação, os bebés morrem antes de o diagnóstico ser elaborado, explicou Frederico Salles, cirurgião maxilo-facial.
Auristela Viana apresentou à nascença um caso raríssimo de aglossia (ausência congénita da língua) e foi submetida durante os últimos 16 anos a um tratamento que permitiu remediar a impossibilidade de lhe enxertar uma língua artificial.
"Descobri uma solução para paliar a ausência da língua: alargar o osso da maxila recorrendo a um equipamento semelhante àquele que se utiliza nos hospitais para o tratamento das pernas amputadas", afirmou Frederico Salles numa entrevista ao jornal Correio Braziliense.
A jovem, que conseguiu sobreviver já que a mãe improvisou um biberão de forma que o leite entrasse diretamente na garganta, sofreu muito já que não conseguia comer.
Hoje, estuda e frequenta um curso de enfermagem e afirma viver uma vida normal.
O seu caso suscitou o interesse de numerosas associações pediátricas no mundo, afirmou o Correio Braziliense.

--
Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acessodigital@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
Acesso Digital - http://acessodigital.net

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário