Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Cineastas piauienses participam do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

 
 
Durante a sétima edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, na cidade de Floriano-PI, cerca de 10 mil circularão pela cidade participando das diversas atividades que acontecem. Com exibições competitivas no Cine Teatro Maria Bonita, sempre às 19h30, e não competitivas no Cine Teatro Cidade Cenográfica, Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí, o evento segue até o dia 11 de novembro.
Para May Waddington, diretora do curta "Casamento no Queima", que foi exibido no sábado, 10, o Piauí tem sede de cultura, mas sofre pela pouca produção que é feita localmente. "Apesar do imenso interesse pelo cinema documental e da cinéfilia presente entre os jovens piauienses, essa produção ainda é incipiente", afirmou.
Para a diretora, o cinema piauiense só se desenvolverá quando forem trabalhadas duas vertentes: a do investimento público e a de editais que financiam produções locais. "Temos que atrair o cinema profissional para o Estado para que haja também experiência em atividades cinematográficas comerciais, profissionais, que escapem ao clima de amadorismo e imponha a disciplina necessária ao fazer cinematográfico", explica May.
Segundo o diretor Monteiro Júnior, "a única maneira de sairmos desse pensamento quadrado pequeno burguês é extrapolarmos nossas próprias possibilidades, ter ambição na hora de pegar uma câmera e enquadrar um objeto", aponta o cineasta piauiense. "Fazer o sentido daquilo ter apelo universal e transformar as dificuldades em recursos narrativos", completa. Monteiro dirigiu "Qualquer Hora Dessas", que foi exibido no dia 8 de novembro.
 
O Encontro pode ser considerado o espaço ideal para a troca de experiências e aprendizado cinematográfico. Para Agnaldo Ribeiro, que exibe "Construir Brincando" no evento, o encontro é um espaço de aprendizagem, de promoção de feedback e de suma importância e visibilidade para o setor no Piauí.
Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões foi selecionado pelo Programa Petrobras de Cultura e conta com a realização do Ministério da Cultura, através das SCDC e SAV, ESCALET Produções Cinematográficas e o Pontão de Cultura "Cultura Viva ao Alcance de Todos".
 


































  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário