Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Edição de Vídeo no Linux

Salve Galera!


To abrindo essa tread para falar sobre problemas e solução da edição de vídeo no linux. Queria tratar desses pontos:

- Performance gráfica: sistemas e hardware;
- Edição: programas, configurações, tutoriais e cases.

Pode ser? 

Vamos lá!

Aqui no Coletivo Digital a gente montou um Estúdio Livre grande, para audio e vídeo. Em audio a gente tem alcançado uma performance muito profissional, mas em vídeo a gente ainda está enfrentando muitas questões. 

Recentemente montamos a seguinte ilha de edição de vídeo:


- processador i5-2310 2.90ghz x 4

- Placa de vídeo: uma placa da nvidia GTX 570 (a nova geração de placas da nvidia), da msi (modelo twin frozen power):

- Memória Ram: kit da corsair ddr3 de 2 pentes de 4gb, totalizando 8 gb

- Hd: 1 hd ssd sata 2 de 120 gb da ocz para instalar o sistema. Ele está com ubuntu 12.04 64bits

- Hd de dados e backup -> 2 hds de 2 tb da seagate 7200 rpm com 32 mb de cache

Mas tivemos um problema homérico pra fazer funcionar por conta do danado do uefi e de uma coisa meio bizarra do ubuntu não instalar por particionamento manual:

Bom, enfim, instalado o sistema, começamos a fazer testes de edição e renderização. E para nossa triste surpresa a performance não ficou nem perto do esperado. 

Usando o kdenlive, com vídeos AVCHD (.mts), a visualização do monitor de edição em tempo real fica travando em full hd. Se eu configuro para usar o OpenGL não funfa. =( A performance de renderização também não mudou nada (com placa de vídeo ou sem placa de vídeo), mesmo usando arquivos de codecs diferentes como base (dv, ogg, mpg). 

Participei de 2 papos recentes sobre edição de vídeo no linux de uma perspectiva mais profissional. O primeiro foi a oficina do Floresta Vermelha (Cinema Digital com Software Livre em Hardware aberto [1]  [2] [3] ) que aconteceu mês passado no Centro Cultural da Espanha em São Paulo. O segundo foi a oficina do Yorik Van Havre ([1][2][3]) e da Maira Zasso no Fisl (além é claro de ter acompanhado quase até o final o papo sobre design livre, tb no fisl). 

Em ambos os espaços perguntei aos parceiros sobre as questões de performance envolvendo as variáveis de hardware, sistema operacional e software de edição e tanto Flávio Soares quanto Yorik afirmaram que a relação de processamento entre a gpu (placa gráfica) e o sistema (linux) ainda é muito precario, ficando a cabo do processador a maioria do trabalho. Nessa ilha de edição temos um senhor processador, mas ele não da conta do que em tese precisamos. 

Ai fiquei me perguntando: isso é verdade? por que ninguém nunca me disse isso? Não há nenhuma iniciativa, ainda que experimental, que vise a apropriação completa de recursos da gpu? Como são feitas as renderizações e as edições em Blender de animações de alta performance? Em sistema operacional proprietário? Não é possível que ninguém até hoje tenha trabalhado com soluções de resposta rápida dentro de um ambiente gnu/linux para edição e renderização de vídeo. 

Queria saber das experiências da galera que está por aqui... e aí, mito ou verdade? 

E sobre as gpus e suas marcas (o Paulo Moraes levantou essa questão numa outra tread), tenho a dizer que sempre considerei a  Nvidia uma boa opção porque tem todos os drives para linux. Já com a ATI a reciproca não é verdadeira. Essa placa que citei acima é de um lançamento super recente e existe o drive disponível pra linux no site da empresa. Tem até um gerenciador gráfico que mostra temperatura dela, configurações, etc. Fica tb essa questão pra quem tiver pitacos: ATI ou Nvidia? 

Abração!

Felipe Cabral

________________________________
| Teia Casa de Criação | Nós Digitais |
Coletivo Digital  |  Conexão Brasil  |
--------------------------------------------------------

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário