Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [Acesso Digital] Re: Imagem como logomarca

MAQ,


Pra variar seu texto foi mais uma aula de acessibilidade. MUITO OBRIGADA! 

Queria saber se posso compartilhá-lo com outras listas de discussão que assino, pois achei-o essencial pra entender a navegação através de leitores de tela.

beijos,

Bianca Marotta
.........................
bimarotta@gmail.com
www.biancamarotta.com.br


2012/7/12 MAQ <maq@bengalalegal.com>
A navegação por uma página web por pessoas com deficiência passou por várias etapas. Aqui no Brasil isso ficou mais nítido devido ao uso inicial do Webvox, navegador web do sistema Dosvox, uma tradução bem próxima do navegador Lynx.
 
A navegação pelo Webvox, até hoje, é feita através da tecla TAB, setas e enter, além de saltos por âncoras e para o início e final de página. O TAB navega sequencialmente de link em link, parando também em campos de edição de formulários. Assim, a pessoa cega que esteja no início de uma página web começa a teclar tab e vai seguindo de link em link/campo de edição, durante toda a página até chegar ao seu final. Pode, como alternativa, utilizar o salto para o conteúdo principal da página e outros saltos propositais e criados pelo desenvolvedor, que chegue  a pontos (Âncoras) específicos dessa página. Se a pessoa conhece alguma palavra  ou expressão que a leve diretamente a um lugar da página que lhe interesse, pode fazer uma busca direta por essa palavra e chegar ao seu destino. O Webvox é um navegador que denominamos como "somente texto", como que o destacando dos leitores de tela que denominamos como gráficos. Os "somente texto", em geral, com o Webvox acontece assim, não mostram na tela as cores da página, do fundo, das letras e nem executam scripts ou carregam imagens ou folhas de estilo. Digamos que seja um navegador somente para cegos. Se uma pessoa "vidente" (que enxerga) estiver vendo a tela de seu site através do Webvox, não o reconhece.
 
Com os leitores de tela gráficos, como o Virtual Vision, pouca coisa mudou, mas, por serem gráficos, a página aparece na tela como ela é... com suas imagens, cores etc. Entretanto a navegação na página continuava a mesma.
 
A grande mudança aconteceu bem próximo  do estouro dos blogs na web. Inicialmente os blogs começaram a possuir tantos links, por vezes mais de 1000 links numa página, que ficar teclando tab ou setas para passar por todo o site ficou inviável. Assim, com o surgimento da utilização dos padrões web (web standards) na construção de sites, as ideias de arquitetura da informação, semântica etc começaram a vingar e serem importantes no desenvolvimento web para pessoas com deficiência.
 
Assim, os saltos, antes só criados nos códigos html para serem utilizados com âncoras, ou seja, saltos para a mesma página através de links, passaram a existir de variadas formas, a maioria das quais transparentes às pessoas que enxergam, mas importantes para alguns segmentos de pessoas com deficiência. O primeiro deles são os saltos por elementos ou também chamados saltos por objetos. Eles, no entanto, só existem nos leitores de tela modernos como o NVDA e Jaws, e navegadores também modernos, como o IE, FF, Chrome, Safari... Assim, se no código eu coloco h1 Bengala Legal /h1 (não estou colocando o < e o > para não criar problemas para alguns navegadores), e digitar a letra h ele cai direto no h1... e nos próximos Hs existentes se eu for teclando o h. Mas posso fazer combinações... se eu quiser saltar para a primeira imagem (img) após o terceiro h... basta eu teclar três vezes h e uma vez o g (grafico) que irei parar diretamente no primeiro gráfico após o terceiro título. Assim, se o desenvolvedor trabalhar com os padrões web, a navegação fica tremendamente facilitada para nós, pessoas com deficiência que, através de saltos por objetos, podemos chegar a determinados lugares da página, antes somente alcançados através da tecla TAB ou por pesquisa direta. Esqueci de mencionar o Safari, que faz isso de forma semelhante, saltando de elemento em elemento marcado no roteador. Por isso coloquei aquelas letras no e-mail anterior..: g, l, i, h, t, que, digitado em qualquer lugar da tela por quem estiver navegando com os leitores de tela NVDA e Jaws, irá saltar para o próximo elemento da letra teclada, otimizando nossa navegação.
 
Por último, ARIA do HTML5, estão os landmarks, ou pontos de referência, que, no Jaws e teclado ABNT2, teclando-se ç (C cedilha) saltamos de landmark em landmark até chegarmos ao final da página. No caso do NVDA, devemos teclar a letra d.
 
Bem, depois desse tutorial cego, vou recomendar o artigo que fiz há algum tempo sobre esses saltos, nem me lembro se está bom, pois aprendi muitas coisas após fazê-lo. Mas acho que vale a pena conferir...
 
Abraços acessíveis do MAQ.   

--
Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acessodigital@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
Acesso Digital - http://acessodigital.net

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário