Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [Acesso Digital] Prêmio do W3C

O MAQ compreendo o seu e-mail e sei que vários desta lista pensam assim, para mim foi uma surpresa empatar com você, como eu te disse sempre só de ter sido indicado com você já era um prêmio para mim. Eu nunca quiz e nem pretendo comparar com você, o que eu faço ela causa é por amor mesmo, pois meu filho deficiente me ensinou a tentar compreender e brigar pelos direitos, mas sei que você me ensinou muito e espero poder sempre contar com você amigo.

Em 19 de junho de 2012 16:06, MAQ <maq@bengalalegal.com> escreveu:
 
Oi Hudson, boa tarde.
 
Estou convivendo com algo dentro de mim que só o revelando poderei me disfazer. Falei sobre isso apenas com minha esposa, meu filho e o Fábio Gameleira, que foi comigo e também vencedor em uma das subcategorias onde eu estive.
 
Fiquei chateado com o resultado de nossa categoria, pois esperava evidentemente tirar o primeiro lugar sozinho. Mas isso tem uma explicação. Não foi de modo algum a divisão do prêmio, pois eu o poderia dividir até com absolutamente todos de nossa categoria. Foi pela questão de comparação. Estou desde 2000 fazendo acessibilidade na web, com mais de 50 palestras, workshopps, cursos por todo o Brasil, já fiz a acessibilidade de alguns orgãos do governo, como no site da própria secretaria onde nos foi entregue o prêmio, embora hoje as pessoas que fizeram manuntenção já não a façam com tanto conhecimento,inúmeras ONGS, sites particulares, até mesmo de cartões de crédito, estive na realização do vídeo sobre acessibilidade web, onde fiz parte das pessoas que fizeram o roteiro, onde apareci e divulguei, junto a a colegas que estão aqui na lista, como a Lêda Spelta e Horácio Soares, já fiz inúmeros artigos sobre acessibilidade web, alguns publicados na internet e em papel, na televisão fui umas 6 vezes, nas rádios mais ainda. Em meus cursos ensinei muita gente a aplicar acessibilidade na prática, desenvolvedores que muito mal sabiam disso e outros que iam se aperfeiçoar, muitos dos colegas de lista, inclusive, já participaram dos cursos que ministrei. Desde 1996 estou na web e o Bengala Legal, meu primeiro site, aprendido html na marra, pois não existiam tutoriais na internet que fossem acessíveis. Meu segundo site foi o "Aula de html para cegos", cujo objetivo era ensinar acessibilidade para colegas que reclamavam muito dos desenvolvedores mas não sabiam ao menos como fazer acessibilidade em tabelas. Assim poderiam ao menos dizer... coloca o atributo alt na imagem que a gente escuta o que estiver nele"... Criei, com o Bengala Legal, o segundo site brasileiro feito por uma pessoa com deficiência visual, sendo que o primeiro foi  o de um pastor cego. Foi o terceiro em língua portuguêsa, pois o portal português "Ler para Ver" ficou entre o brasileiro do pastor e o meu. Tem muita estrada e estrada difícil de ser andada na prática.
 
Podemos dizer que acessibilidade web, assim como acessibilidade em geral, é quase uma doutrina e que a gente tem de ir pastoriando desenvolvedores web que "comprem" a ideia, que a reproduzam, que a pratiquem também. Até mesmo sites de instituições para pessoas com deficiência queriam, mas seus desenvolvedores ignoravam, fazer sites acessíveis. Chegávamos a batalhar com algumas dessas entidades e até descobrir que, algumas delas, não queriam uma acessibilidade total porque vendiam a imagem da pessoa cega para obter lucros financeiros, ou mesmo o sustento da entidade. Assim, porque iriam deixar uma imagem que pedia donativos em nome de pessoas cegas acessível a pessoas cegas? Se todas as pessoas cegas soubessem que estavam pedindo dinheiro em nosso nome... iriam querer o seu pedaço! (Se sou cego, tenho direito). A batalha não era só com desenvolvedores que desconheciam como fazer acessibilidade, era também com as próprias entidades que as colocava no ar!
 
A briga por acessibilidade web não era só técnica, era social e... mesmo depois de muito, ainda hoje os empresários ainda se perguntam "porque fazer acessibilidade para pessoas com deficiência, o que uma pessoa com cadeira de rodas pode comprar em meu estabelecimento?".
 
Bem, Hudson, sou alguém bastante conhecido nessa batalha. Não só por causa própria, nem por caridade, mas por vontade que as pessoas aprendam, se aculturem, se acostumem, a terem um marido, irmão, namorado, empregado, patrão, sogro, cunhado, um estranho na rua com deficiência e não achem que são seres do outro mundo, estranhos, curiosos, à margem. Sei o que seja sentir isso na pele e hoje isso está muito mais discreto, graças a pessoas como as que estão aqui na lista, cada qual com seu pedaço nessa história.
 
Entretanto, sei qual foi o meu pedaço, sei o quanto me custou esses 12 anos de elogios e críticas. Agora, depois de fazer tudo o que fiz pela acessibilidade na web, a  comparação fica desigual e não entendo o empate. Li mais de uma vez sobre o seu trabalho, ao menos o que está exposto para todos. É trabalhoso, gastaria muito tempo fazendo, pegando detalhes. Cheguei a comparar seu trabalho o feito em 2004 por um dos participantes da lista, o Rodrigo Costa, junto com uma amiga que fiz nesses tempos, a professora de acessibilidade e usabilidade da UNIRIO,Simone Leal Ferreira,  que avaliou 2000 (dois mil) sites de órgãos federais com o DaSilva. Não foram centenas, foram milhares de sites. Tiveram contato com webmasters de todo o Brasil e seus resultados também publicados. Meu site, na época, também foi consultado e estou nele como um participante involuntário e só soube  da existência do trabalho porque me enviaram e entrei em contato com Simone,  hoje minha amiga e pessoa que admiro o trabalho. Dei curso de acessibilidade na UNIRIO, dei aula na graduação de informática etc.
 
É difícil contar tudo. Por isso, Hudson, que peguei minha vida e comparei com seu trabalho e não deu certo. O impate era injusto. Assim, quando penso nisso, não consigo entender o critério de avaliação dos jurados. A coisa piorou, e muito, quando um dos jurados me disse, ao final daquele dia ao sairmos, que a avaliação estava sendo levada para que você levasse o primeiro lugar e eu o segundo. Quando escutei isso fiquei chocado e me perguntando, mais uma vez, que critério é esse? Você pode perceber que eu não apresentei nenhum trabalho nessa categoria, apenas meu currículo e o geral do meu trabalho. O prêmio era de "Personalidade" e sei que haveria algumas pessoas que mereceriam concorrer nessa categoria e pouquíssimas me superarem, talvez empatarem também... nomes conhecidos em toda a web. O prêmio foi criado para dar incentivo e mais que justo incentivar trabalhos como o seu, atitudes como a sua, você é um parceiro nesse caminho. Mas, sendo absolutamente sincero... eu devo estar muito iludido quanto à minha importância e ainda não percebo a justificativa desse empate. Ainda mais se eu pensar que, teve gente no juri que teve de pedir que houvesse o empate para que você não fosse o vencedor sozinho. Te confesso que, caso eu tirasse o segundo lugar, não receberia o troféu e desceria do palco. Seria uma situação horrorosa. Disseram-me também que tiveram de consultar à organização para poder ter empate no primeiro lugar e que, por pouco isso não foi conseguido.
 
Assim, como os jurados são todas pessoas do meio, que certamente me conhessem e que, alguns mesmo me disseram que te conheceram nesse prêmio, fico me perguntando o tempo todo se, para esses que queriam que você fosse o primeiro sozinho, o que pensam do meu trabalho nesses 12 anos. O fato de ter ganho em primeiro é um incentivo, o impate para mim foi um desencentivo, se eu tivesse tirado em segundo... pode ter certeza que não me recuperaria desse fato. Tenho acessibilidade web  naveia, meu sangue ficaria estragado. Mas o que mais me doi, na verdade, é pensar que, talvez, o  jurado tenha razão e que eu, apesar de ter me atribuido importância, que sua dedicação quase anônima para mim, seja tão ou mais relevante e que eu, na verdade, esteja muito enganado quanto à tudo. Assim, quando você escreve:
Nem esquentem a cabeça em relação ao méritos", digo-lhe... é justamente por mérito que minha cabeça ferveu.
 
Mas eu queria entender, saber da realidade, não de uma forma simplista, mas de forma que eu aprendesse e pudesse crescer. Uma coisa é certa, jamais participarei de outro concurso, seja qual for. Perdoem-me todos, especialmente Hudson, mas não quero que todos esses sentimentos passem sem eu digeri-los com consciência, deixá-los de lado é sempre o adiamento de coisas mal resolvidas. Não sei se poderão me ajudar nessa tarefa, mas o desabafo e sinceridade já me adiantam um pocado. 
 
Abraços desculposos , acessíveis e fáceis de usar. MAQ.
 
***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos:
www.acessibilidadelegal.com
Twitter: http://twitter.com/bengala_legal
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***
 
From: Hudson
Sent: Monday, June 18, 2012 11:03 AM
Subject: Re: [Acesso Digital] Prêmio do W3C
 
Nem esquentem a cabeça em relação ao méritos, só quis colocar o meu agradecimento ao cara MAQ e contar um pouco da minha pessoa e da grande admiração a todos nesta lista...

Em 18 de junho de 2012 10:58, Norberto Sousa <nsousa2007@gmail.com> escreveu:
Olá Hudson,

Não desfazendo o seu mérito destes prémios deixe-me enviar em primeiro
lugar um enormíssimo Parabéns ao Grande Mestre de Acessibilidade
Queiroz MAQ que tanto nos ensina e ainda tem muito para ensinar. Quem
lhe deu o nome até parece que já sabia que MA iria significar Mestre
de Acessibilidade! (risos).

Grande abraço acessível e muitos parabéns a todos os que trabalham
pela acessibilidade,
NSousa


On 6/18/12, Hudson <hudsonaugusto@gmail.com> wrote:
> Chegando na conversa e parabéns a todos aqui em especial ao MAQ por ter me
> ensinado com suas palavras sobre o que é acessibilidade web, para muitos
> pensam que eu sou um dos representantes do Governo de SP, mas
> sou simplesmente um agente penitenciário que luta pelos direitos da pessoa
> com deficiência em minha cidade, no meu serviço e tenho a obrigação de
> cobrar do Estado. E para mim pensar em utopia e pesar e acreditar no
> futuro, falo isto pois para minha família este prêmio foi uma superação e
> aprendizado, pois toda esta pesquisa fiz sem ter apoio e recurso, mas tinha
> a vontade de mudar este mundo e é isto que esta lista me ensina a cada
> post.
>
> Abaixo uma pequena relato sobre o que esta lista me proporcionou na minha
> vida e obrigado a todos por compartilhar suas experiências:
>
> Parece uma história de fantasia e boba, mas assim foi o desfecho de várias
> ações que sucederam pela internet, desde o dia 21 de maio. Thiago
> Carrapatoso (para o meu espanto) sugeriu na lista Transparência Hacker que
> o laptop que Thiago Rondon ganhou no prêmio Mário Covas fosse doado para
> mim, por causa do post <http://mutgamb.org/blog/Os-sonhos-de-Hudson>. Em
> uma semana tive meu sonho realizado, Linux instalado, família entendeu (em
> partes) o que eu fazia na internet, e aqui eu relatando o final deste sonho
> (tem muitos outros) que a colaboração e a tecnologia me permitiu realizar.
>
> Ler mais em http://mutgamb.org/blog/Desvirtualizando-sonhos e
> http://mutgamb.org/blog/Os-sonhos-de-Hudson
> Em 18 de junho de 2012 10:23, Fabio Gameleira
> <fabiogameleira@gmail.com>escreveu:
>
>> Opa MAQ!!
>>
>> Foi uma experiência e tanto conviver contigo nestes dias, em todos os
>> sentidos, e certamente o primeiro lugar como personalidade, diria um
>> pouco
>> mais o "Papa da acessibilidade no Brasil", jamais poderia ficar de fora
>> de
>> um acontecimento como este.
>>
>> Também não percebia o quanto a minha Cartilha de Acessibilidade era
>> conhecida. Foram inúmeros comentários, "Você é o Fabio Gameleira da
>> Cartilha de Acessibilidade!, parabéns, quando não existia nada no Brasil
>> a
>> sua Cartilha estava lá e ajudou muita gente a conhecer sobre o assunto".
>>
>> O Horácio mais uma vez comentou comigo, "sabia que comecei a aprender
>> acessibilidade na sua Cartilha!!!". Sim Horácio, sabia, você já havia
>> comentando isto comigo quando do lançamento do vídeo "Acessibilidade Web:
>> Custo ou Benefício! <http://acessodigital.net/video.html>", alias, dia em
>> que verdadeiramente ganhei o maior prêmio por ouvir isto de você e ter
>> sido
>> convidado a participar da mesa naquele evento.
>>
>> Espero que o Todos@Web entre para o calendário de eventos do W3C Brasil,
>> divulgando cada vez mais sobre o assunto.
>>
>> Abraços a todos,
>>
>> *Fabio Gameleira*
>> *Site pessoal*: http://www.igoia.info
>> *Cartilha de Acessibilidade:* http://www.lupadigital.info
>> *Minhas Poesias:* http://igoia.blogspot.com/
>> *Facebook:* fabiogameleira
>> (Goia)<https://www.facebook.com/fabiogameleira>
>>
>>
>> Em 16 de junho de 2012 23:02, MAQ <maq@bengalalegal.com> escreveu:
>>
>>
>>> Amigos,
>>>
>>> Foi uma experiência e tanto ter ido ao evento do W3C. Conheci muita
>>> gente
>>> dessa lista que não conhecia, revi outros que não falava há muito e...
>>> foram  muitas emoções. Nem eu mesmo me dava conta de como as pessoas me
>>> viam... e quero agradecer a todos vocês, sem excessão!
>>>
>>> O evento foi, antes de mais nada, um encontro. Trocas de ideias,
>>> aprendizagem e abraços, muitos abraços, todos acessíveis e inclusivos!
>>>
>>> O resultado da premiação eu deixo abaixo, apesar de que acho que todos
>>> já
>>> sabem, certo?
>>>
>>> http://www.bengalalegal.com/blog/?p=1985
>>>
>>> Quero deixar meus parabéns ao Rodrigo Leme, Fábio Gameleira, Rodrigo
>>> Costa, Stefan, Lucy Grenwald (caramba, estou começando a me dar mal com
>>> a
>>> minha memória... desculpe-me Lucy), a turma de João Pessoa, bem, não sei
>>> quem mais está específicamente nessa lista. Só sei que a acessibilidade
>>> web
>>> foi a grande vencedora e, isso sim, foi demais!
>>>
>>> Quero agradecer particularmente ao meu amigo Fábio Gameleira, que foi um
>>> irmão para mim, convivendo com esse cara chato e trabalhoso que sou.
>>> Aprendeu a fazer exame glicêmico, a ter paciência em me ver aplicando
>>> insulina em mim mesmo, a perceber e atuar em algumas deficiências que
>>> não
>>> são minha cegueira.
>>>
>>> Ao Reinaldo Ferraz, também dessa lista, que organizou toda a festa e por
>>> trás da festa, todos os jurados e finalistas enlouquecidos! Se eu, que
>>> não
>>> vejo, tivesse de dar uma cara ao Reinaldo, seria de um monge tibetano,
>>> zem
>>> budista, paciente, atento e tranquilizador. Agora, no pós-trabalho, vai
>>> ter
>>> de aturar ainda a todos os finalistas que ganharam algum valor
>>> financeiro
>>> na premiação... e mais a ajuda de custo! Está na hora de sermos nós os
>>> monges tibetanos? Não queria estar em sua pele, Reinaldo! Talvez a única
>>> coisa que tenhamos daquela área seja o box tailandêss! (risos).
>>>
>>> Abraços acessíveis e amigos do MAQ.
>>>
>>> ***
>>> Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
>>> Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos:
>>> www.acessibilidadelegal.com
>>> Twitter: http://twitter.com/bengala_legal
>>> ***
>>> P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
>>> digital! Comemore conosco.
>>> Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
>>> diversidade humana.
>>> MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
>>> ***
>>>
>>> --
>>> Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
>>> Para postar neste grupo, envie um e-mail para
>>> acessodigital@googlegroups.com
>>> Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
>>> acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
>>> Para ver mais opções, visite este grupo em
>>> http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
>>> Acesso Digital - http://acessodigital.net
>>
>>
>>
>>
>>
>>  --
>> Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
>> Para postar neste grupo, envie um e-mail para
>> acessodigital@googlegroups.com
>> Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
>> acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
>> Para ver mais opções, visite este grupo em
>> http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
>> Acesso Digital - http://acessodigital.net
>>
>
>
>
> --
>
> *Lembre-se*:
> "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre
> si, mediatizados pelo mundo."
>
> "Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem
> de reconhecer as suas habilidades."
>
> *Artigos*: Acessibilidade Digital e Transparência das Prefeituras de
> SP<http://www.arede.inf.br/inclusao/component/content/article/106-acontece/4773-nos-sites-das-prefeituras-de-sao-paulo-as-contas-nao-sao-publicas>
>                      Cidade
> MetaInclusiva<http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/cidade-inclusiva-sp/2011/10/17/ENCONTRO-DE-TECNOLOGIA-PARA-A-PESSOA-COM-DEFICIENCIA-DISCUTE-O-DESIGN-UNIVERSAL.htm>
>                      Metareciclagem em
> Sorocaba<http://www.slideshare.net/hudsonaugusto/metareciclagem-2010>
> ;
>
> E-Lixo<http://www.slideshare.net/andrebenedito/lixo-eletro-eletronico-no-brasil-159484>
>
>
> *Redes de Conversas:*
> *Projetos:*
> *Lista de discussão da rede MetaReciclagem*
> http://lista.metareciclagem.org
>
> Para sair da lista, envie uma mensagem para:
> metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net
>
> ======= Assinatura =========
>            Hudson Augusto
>        A Paz de Deus - CCB
> =============================
>
> --
> Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
>  Para postar neste grupo, envie um e-mail para
> acessodigital@googlegroups.com
>  Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
> acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
>  Para ver mais opções, visite este grupo em
> http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
> Acesso Digital - http://acessodigital.net

--
Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acessodigital@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
Acesso Digital - http://acessodigital.net


 
--
  
Lembre-se
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades."

Artigos: Acessibilidade Digital e Transparência das Prefeituras de SP
                     Cidade MetaInclusiva
                     Metareciclagem em Sorocaba;
                     E-Lixo 
 
http://novasprofissoesft.ning.com/

Projetos:
http://asussp.ning.com
http://projetovencer.org
http://www.criancamaissegura.com.br
http://metasorocaba.ning.com
http://www.metasorocaba.blogspot.com

Lista de discussão da rede MetaReciclagem
http://lista.metareciclagem.org

Para sair da lista, envie uma mensagem para:
metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net

======= Assinatura =========
           Hudson Augusto
       A Paz de Deus - CCB
=============================

--
Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acessodigital@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
Acesso Digital - http://acessodigital.net

--
Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acessodigital@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
Acesso Digital - http://acessodigital.net



--
  
Lembre-se
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades."

Artigos: Acessibilidade Digital e Transparência das Prefeituras de SP
                     Cidade MetaInclusiva
                     Metareciclagem em Sorocaba;
                     E-Lixo 

http://novasprofissoesft.ning.com/

Projetos:
http://asussp.ning.com
http://projetovencer.org
http://www.criancamaissegura.com.br
http://metasorocaba.ning.com
http://www.metasorocaba.blogspot.com

Lista de discussão da rede MetaReciclagem
http://lista.metareciclagem.org

Para sair da lista, envie uma mensagem para:
metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net

======= Assinatura =========
           Hudson Augusto
       A Paz de Deus - CCB
=============================

--
Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acessodigital@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
Acesso Digital - http://acessodigital.net

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário