Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Fwd: [PONTOSSP] Ponto de Cultura Maluco Beleza promove formatura das oficinas do primeiro semestre



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Régis Moreira <regismoreira@hotmail.com>
Data: 29 de junho de 2012 11:33
Assunto: [PONTOSSP] Ponto de Cultura Maluco Beleza promove formatura das oficinas do primeiro semestre
Para: PONTOS SP <pontossp@lists.riseup.net>


 

            Dia 03 de julho, às 14h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, acontece mais uma formatura das oficinas de audiovisual promovidas pelo Ponto de Cultura Maluco Beleza. No primeiro semestre deste ano, o Ponto de Cultura realizou as oficinas "Pedagogia da Imagem", "Cenografia, iluminação, filmagem e captação de som", "Filmagem", "Letramento Digital" (informática), "Rádio e TV para a terceira idade", "Fotografia" e "Teatro". Neste semestre foram oferecidas 15 oficinas de capacitação, que atingiram 150 pessoas da comunidade, usuários, funcionários e familiares da rede de saúde mental da cidade.

 

            O evento contará com a exibição das produções realizadas:

-        6 fotofilmes, das cinco cursos de Fotografia e Pedagogia da Imagem;

-        cena do curta "Trilhas", produzido pelos alunos do professor Bruno Fantini, que trata sobre a realidade dos usuários de crack;

-        trecho do curta "Interno", produzido pela aluna do professor Henrique Lukas, um vídeo-experimental que está sendo produzido para ser exibido no Festival Hercule Florence, que acontecena cidade no mês de outubro;        

-        compacto do piloto do programa de TV "Viva Vida", produzido pelos alunos do professor Régis Moreira, um programa de televisão produzido e apresentado por pessoas da terceira idade e para pessoas dessa faixa etária.  

Ao final das exibições serão entregues os certificados e servido um café da tarde. 

           

Algumas novidades foram implementadas no semestre, como a descentralização das oficinas de fotografia que aconteceram no Caps Ad Independência, Caps Esperança, Caps Estação e Caps Toninho. Essas oficinas tiveram, além dos professores, a colaboração de usuários participantes do Maluco Beleza como multiplicadores do que já aprenderam em outros semestres.

 

Outra grande novidade foi a parceria com os organizadores do Festival Hercule Florence, para a realização de uma grande exposição fotográfica dos alunos participantes das oficinas de capacitação em fotografia do Ponto de Cultura.  Esse ano o festival acontece de 10 a 31 de outubro e tem como tema "O olhar estrangeiro". A proposta é envolver vários espaços da cidade de Campinas.  No final de semana de 20 e 21/10, a festa da imagem acontece no distrito de Sousas, mais precisamente no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. A ideia é ocupar o pátio do Núcleo de Retaguarda com as melhores fotos dos alunos, que desenvolveram imagens sobre o tema "Trajeto". As molduras também serão um espetáculo à parte, para além do suporte imagético. Elas integrarão a mostra com exclusividade e vão ser confeccionadas pelas oficineiros do Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT), que comemora, também no mês de outubro, 20 anos de atuação na saúde mental. No evento de abertura da mostra será lançado o catálogo com as atividades do Ponto de Cultura do 1º. semestre de 2012.

 

Todas as oficinas realizadas neste primeiro semestre no Maluco Beleza foram gratuitas e abertas para a toda a comunidade. Para o segundo semestre deste ano, está prevista a realização de novas oficinas em audiovisual. As inscrições devem ser abertas a partir de agosto.

 

            Desde sua criação em 2002, o objetivo do Maluco Beleza é diminuir o preconceito relativo à loucura, mostrando novas possibilidades de tratamento e de convivência com as diferenças e com os diferentes. No ano de 2008 o projeto foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, como Ponto de Cultura. Desde então, as ações estão se ampliando. Além de vários cursos de capacitação destinados aos usuários da saúde mental e comunidade, um estúdio de rádio, uma ilha de edição de vídeo e uma sala de inclusão digital foram instalados no Cândido Ferreira.

 

O Cândido Ferreira abriu suas portas e mudou os modos de tratar em saúde mental desde o ano de 1990, a partir de um convênio assinado com  a Prefeitura Municipal de Campinas. Desde então a ressocialização dos usuários tem sido buscada de diversas formas, com oficinas de trabalho, moradias, Caps (Centros de Atenção Psicossocial), oficinas de arte e de comunicação.

 

Serviço:

Formatura dos alunos do Ponto de Cultura Maluco Beleza

Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas/SP

Dia: 3/7

Horário: 14h

 

Para mais informações, entre em contato com 19 - 7813-3276 (Régis Moreira). 

 

 


Fórum Paulista de Pontos de Cultura
Blog: http://forumpaulistadepontosdecultura.wordpress.com/
Blog: http://www.teiapaulista.redepaulistadepontosdecultura.net
GT de Debate: http://www.casadosmeninos.net.br/teia2010
Teia 2010: http://www.teia2010.org.br
twitter: @teiapaulista
e-mail: pontossp@lists.riseup.net - listapontossp@gmail.com
inscrever-se https://lists.riseup.net/www/subscribe/pontossp
cancelar-se
inscrição: https://lists.riseup.net/www/sigrequest/pontossp










--
Robson B Sampaio***
Artista Plástico/Fotografo/Newbie
GNU/LINUX user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos@gmail.com
skype: rbscamba1
gtalk: reductio.ad.ethos
twitter: @rbscamba
facebook: robson.sampaio1
-
-----    --- eSPAço LivRe dE ArTe---    ----
*** *Free Art CiberNeticA   --- Gimp---    Inkscape
XiluGraVida   @!---§§§#---      /Debian/ GNU/linux/
/Linux--#$ 00101101010010 love bits***.*

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498
http://www.flickr.com/photos/robson_b_sampaio/collections/

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário