E se a gente sonhasse com um lugar onde o Saber fosse Livre para ser compartilhado? Onde a Cultura fosse Viva tal qual um pássaro no céu ou um peixe no Mar? Onde o Digital tivesse vez na mesa para fazer Rede entre parceiros e amigos? Onde a comida fosse lenta, afetuosa, de respeito e sustentável? Onde a prosa fosse forte e a Beira Mar? E se a gente acordasse e visse que não era sonho?
Pois é, pois é: existem lugares, pessoas e ações, nesse Brasil, que parecem existir só nos nossos sonhos mais felizes, mas eles existem no mundo real e estão aí para serem descobertos, redescobertos e principalmente publicizados.
Não é de hoje que as ações desenvolvidas pelo Pontão Nós Digitais e pelo Ponto de Cultura Caiçaras são admiráveis. Ocorre que cada vez mais estas ações vem apresentando caminhos possíveis para um mundo novo onde a palavra popular tem vez e os sonhos são vividos acordados. Vejamos na tela um poucos do registros do que vai ficando.
_______________________________
Na tela
Estes vídeos foram produzidos a partir de um encontro entre Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, realizado em Cananéia, litoral sul do estado, entre os dias 10 a 12 de maio de 2012. Intitulado Encontrão dos projetos especiais, este evento de formação e troca se deu, principalmente, pela articulação e pelos trabalhos realizados entre o Pontão de Cultura Nós Digitais e o Ponto de Cultura Caiçaras de Cananéia, contando com a presença dos Projetos Especiais: Cala Boca Já Morreu, Jeca Tatu, Oca, Ilé Edé Dúdú, Caiçaras além do Teia das Culturas e de outros 8 pontos de cultura do Vale do Ribeira.
A intenção do encontro foi, além de aprimorar as ações de formação em Software Livre, trabalhar, desenvolver e estimular a produção dos produtos digitais de cada grupo cultural envolvido e também aprofundar o contato e os vínculos entre os mesmos.
Paralelamente, aconteceu o "I Encontro de Cultura Digital e Conhecimentos Livres dos Pontos de Cultura do Vale do Ribeira". Esse evento fez parte do programa "Arte Digital sem limites", aprovado no edital "Prêmio Cultura Digital 2010 – Esporos de Pesquisa e Experimentação" do Ministério da Cultura (MinC). A proposta teve como principal objetivo oferecer um curso de formação técnica em arte digital fundamentada no uso de software livre e na prática de criação e/ou produção de mídias livres e redes locais sem-fio.
@pen @stra é o nome divertido para um pequeno tutorial de preparo, abertura e degustação das Ostras advindas da região de Cananéia, que são servidas no Bistro Caiçara.
Já o "Bistrô Caiçara", apresentado aqui, é parte do complexo de ações do ponto de cultura caiçaras e tem como princípio básico o desafio de oferecer serviços gastronômicos especializados em alimentos e bebidas saudáveis (naturais e/ou orgânicos) adquiridos diretamente de pequenos produtores (pesca artesanal e agricultura familiar) e/ou de associações comunitárias (cooperativas de produção) baseando-se na filosofia e conceitos do "Movimento Slow Food" (www.slowfoodbrasil.com/) e gastronomia sustentável.
Unindo as diversas e criativas técnicas da gastronomia mundial e os conceitos sustentáveis da ecogastronomia buscamos formas de valorizar as receitas tradicionais caiçaras apresentando-as de forma contemporânea sem que se perca a essência da relação entre o alimento e o conhecimento tradicional popular.
Mais informações:
http://galerialagamar.matimperere.com.br
http://nosdigitais.teia.org.br
"Banto Palmarino", "Conhecimentos Livres", "Cultura Caiçara", "Cultura Digital", "Cultura Livre", "Cultura Viva","Daniel Marostegan e Carneiro", "Fernando Oliveira", "Litoral Sul", "Pontão Nós Digitais", "Ponto de Cultura Caiçaras", "Sília Moan", "Software Livre", "Tecnologia Social", "Teia Casa de Criação", Bistrô, Brasil, Cananéia,Inovação, Mar, Ostra Praia, Redes
Felipe Cabral
| Teia Casa de Criação | Nós Digitais |
| Coletivo Digital | Conexão Brasil |
--------------------------------------------------------
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento







0 comentários:
Postar um comentário