Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [Acesso Digital] Problemas com o NVDA

 
Oi Miguel, bom dia.
 
O problema não é exatamente do NVDA. A própria implementação de acessibilidade do html5 está acontecendo aos poucos, com grupos desenvolvendo cada camada separadamente,  e são maiores em uns navegadores que em outros. Testei formulários em html5 e os input text escapavam do cursor  como quem foge de briga. As comboboxes ao invés de abrirem faziam o cursor ir para o topo da página e coisas do  gênero. 
 
Temos então de demarcarmos alguns parâmetros: qual o navegador utilizado? O mais engraçado é que o Opera, o que tem mais implementado html5 em seu todo, é inacessível aos leitores que uso (Jaws 12 e NVDA 2012.1). Aliás, para mim o Opera nunca trouxe acessibilidade, só conseguindo navegar desordenadamente pelas páginas web. Mas creio que a novidade do aria possa mudar essa situação em breve. No internet explorer, ainda o mais utilizado por pessoas com deficiência, o html5 ainda está precário. Não percebi muita diferença no Firefox, assim como no Chrome. É preciso destacar que o Chrome que utilizei na época foi o 15 e o Firefox o 7.2, mas não faz muito tempo. O salto pelos elementos P aconteceram não na leitura corrente, mas no uso das setas, enquanto que os saltos pelos input text, ao contrário, aconteceram na utilização de TABs nos formulários, o que não é recomendado. A maioria dos formulários navegam melhor por setas e não por tabs, enquanto para outros é indiferente.
 
Quando o Gil Porta, que estava comigo nesse text de acessibilidade, trocou de html5 para xhtml1.0 strict "mágicamente" tudo passou a funcionar bem desde o IE e os outros.
 
Acredito que ainda tenhamos de esperar para produzirmos sites acessíveis em html5 utilizando leitores de tela. Acredito também que isso virá rápido, caso contrário o aria perde o sentido e teremos um html inacessível, deixando inúmeras pessoas com deficiência fora do que está sendo desenvovido e anunciado como acessibilidade, pois tanto o NVDA quanto o Jaws são os mais modernos e atuais leitores de tela oferecidos para nós em todo o mundo.
 
Por outro lado, os fabricqantes de leitores de tela têm de se virar também, adaptando-se à nova realidade sem deixar de continuar proporcionando acessibilidade ao que já existe.
 
Não sei se houve respostas posteriores a esse seu e-mail, mas estou doido para ser contradito. (Estranho esse contradito, digamos que estou torcendo para alguém me contradizer! risos).
 
Abraços acessíveis do MAQ.
 
 ***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos: www.acessibilidadelegal.com
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***
----- Original Message -----
Sent: Friday, March 30, 2012 11:29 AM
Subject: [Acesso Digital] Problemas com o NVDA

Bom dia pessoal, fui indicado a posta minha dúvida para vocês me ajudarem.

Estou validando um site para ter acessibilidade, estou testando com o NVDA. Porém, mesmo seguindo os padrões de semântica e estrutura que vieram com o HTML5 o leitor pula os meus <p> na navegação com a tecla TAB. Nas páginas que estou montando esses parágrafos são importantes e devem ser lidos pelo leitor. 
O NVDA lê apenas os links da página. Ele salta inclusive imagens.

Como resolvo esse problema, consultei o manual do NVDA e não tive sucesso com esse problema. Aparentemente só eu tive esse problema, rsrs.

Obrigado

--
Miguel Alves

--
Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acessodigital@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
Acesso Digital - http://acessodigital.net

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário