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Re: [gtCD] Acordo de cooperação entre SEBRAE e Secretaria de Economia Criativa.

Exelente noticia!
 
O impacto dessas iniciativas é imenso!
 
Aqueles  que fazem da criatividade artistica seu sustento sabem o quanto é importante o aspecto
comercial e empreendedoristico no  dia a dia de um projeto .
 
Nos ultimos tempos muitos avanços foram feitos, mas tambem muitos erros foram cometidos, justamente pela ao desconhecimento da realidade profissional por parte dos burocratas do PT no MINC que  ainda seguem  cegamente  ideologias anti-mercado obsoletas.
 
 
Claro que com  isso nao se deve trocar a convicçao na criaçao artistica  espontanea e muitas vezes sem " funçao" partica por uma logica cultural baseada no marketing e na publicidade, como vem acontecendo com muitos coletivos  em Pontos de Cultura pelo Brasil .
 
 
 
 
Em 30 de setembro de 2011 19:16, Andrea Saraiva <andreasaraiva.cb@gmail.com> escreveu:

Economia Criativa

Ministra assina cooperação com o Sebrae para ações na Economia Criativa do país

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, assinaram na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, em Brasília, Acordo de Cooperação entre as duas instituições que irá construir ações para a economia criativa brasileira e seus atores.

"Hoje em dia não dá para se pensar em uma estabilidade na cultura sem pensar numa política de Estado voltada para a sustentabilidade, porque o setor é informal e desarticulado", declarou a ministra. Para Ana de Hollanda, a função do MinC é fazer com que a produção cultural chegue até o consumidor, mas explica que para acontecer, "esse trabalho depende de uma parceria como a que estamos fazendo agora com o Sebrae, e com várias outras parcerias que assinaremos em breve", finalizou ao citar os acordos que o MinC assinará com o Ipea e com o IBGE nos próximos dias.

O Acordo de Cooperação entre o MinC e o Sebrae prevê, além das ações já definidas em acordo geral firmado em 2010, a estruturação de Observatórios da Economia Criativa, que irão sistematizar dados e informações sobre o setor, e a implantação dos Criativas Birô, escritórios que darão suporte técnico aos empresários do setor, inclusive em comunidades quilombolas, indígenas, dentre outras. Até 2015, serão investidos mais de 3 milhões de reais em ações de mapeamento, capacitação, apoio ao mercado, geração de negócios e gestão empresarial para a competitividade.

Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, o mapeamento ajuda a capacitar e melhorar a gestão empresarial dos empreendimentos em economia criativa. "O Brasil hoje é um grande mercado consumidor, tem um avanço forte da classe média e isso é muito importante para essa economia. Isso já acontece em várias cidades do mundo, então o Sebrae quer ajudar essa economia a gerar renda e emprego", afirmou Barreto.

Também faz parte das ações a identificação de vocações criativas nas 12 cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014. Os dados a serem levantados serão cruzados com as oportunidades já identificadas no Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede, trabalho encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para se ter uma noção da dimensão dessa nova economia no país, cerca de 3,7 milhões de pessoas trabalham para algum segmento criativo – design, moda, gastronomia, música, artesanato, novas mídias, games, dentre outros. As micros e pequenas empresas, juntamente com os empreendedores individuais, categoria que fatura até 60 mil reais/ano, representam 99% do total de empresas no Brasil.

Ainda como parte do acordo, será elaborado um Guia do Empreendedor da Cultura, com informações sobre produção, como iniciar um negócio, como obter linhas de financiamentos, dentre outras. Serão oferecidos cursos, palestras e programas de fortalecimento associativo e da elaboração de projetos em gestão cultural, tudo com o objetivo de auxiliar o empreendedor criativo.

A secretária Cláudia Leitão, titular da Secretaria da Economia Criativa, em estruturação no MinC, que será responsável em gerir o contrato, destacou que essa é uma possibilidade de agir em território nacional e obter a parceria dos estados e dos municípios brasileiros. "Estamos afinando essas políticas e esse conjunto de ações que nós podemos realizar juntos, com orçamentos e recursos humanos que vão se somar para o sucesso dos trabalhos", explicou Cláudia.

(Texto: Sheila Rezende, Ascom/MinC)
(Fotos: Lula Lopes, Ascom/MinC)




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Andréa Saraiva
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Instituto Terramar

Assessoria Rede Tucum - Rede Cearense de Turismo Comunitário

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@andreasaraiva
@redetucum


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