.
O cenário político da Cultura tem se mostrado muito propenso a transformações nos últimos tempos e a julgar pelos acontecimentos dos últimos dias ainda será possível ver fortes mudanças de rumo nas políticas públicas de cultura no Brasil.
.
Na tarde de ontem, a então secretária da recem-criada pasta de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura entregou sua carta de demissão ao secretário executivo do Ministério, o senhor Vitor Ortiz. A demissão ocorre dias depois do Cultura Viva, programa que estava sob a tutela gerencial de Marta Porto desde a saída de TT Catalão , ser retirado do Plano Plurianual do Ministério da Cultura.
.
Paralelamente a isto, há uma greve geral de todos os funcionários públicos do Ministério.
.
Estes fatos somados aos grande descontentamento por parte de muitas lideranças da Rede de Pontos de Cultura coloca em cheque, mais uma vez, a atual gestão do Ministério da Cultura e provoca humores de possíveis ministeriáveis, secretariáveis, bem como de seus possíveis cargos de confiança. Bem-vindo ao universo das disputas políticas onde quase sempre quem sai perdendo é a ponta.
.
Em São Paulo, demostrações de avanço no diálogo entre sociedade Civil e Estado tem mostrado um caminho promissor. Além de agendas frequentes de reuniões entre a Comissão Paulista de Pontos de Cultura, Gt Cultura Digital da Rede Paulista e o atual Coordenador da pasta de Difusão e fomento da Cultura – José Luis Herencia – hoje foi divulgado o Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo e no documento (baixe aqui) consta obrigatoriedade orçamentária para 1200 prêmios aos Pontos de Cultura.
.
São Paulo, atualmente, é composta pela maior rede, em número, de Pontos de Cultura do Brasil, num total de quase 500 pontos sem contar projetos que também estariam sob o mote do Cultura Viva como projeto Tuxaua, prêmios, etc. Essa predisposição orçamentária, somada aos frequentes discursos de compromisso com a Cultura Digital por parte da Secretaria de Estado da Cultura insere importantes elementos no debate das políticas públicas de Cultura.
.
Veja mais em: Mais crise no MinC: secretária Marta Porto pede demissão
.
Greve na Cultura
Greve no Ministério da Cultura alerta governo: sem cumprimentos de acordos salariais, paralisações tendem a se disseminar
.
Servidores do Ministério da Cultura anunciam greve nacional
.
Manifesto dos Servidores da Cultura
.
Cultura Viva fora do orçamento do Ministério da Cultura para 2012
.
Veja a distribuição orçamentária do Governo Estadual de São Paulo para a Cultura durante o período de 2012 a 2015:
________________________________
| Teia Casa de Criação | Nós Digitais |
| Coletivo Digital | Conexão Brasil |
--------------------------------------------------------
| Teia Casa de Criação | Nós Digitais |
| Coletivo Digital | Conexão Brasil |
--------------------------------------------------------
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
0 comentários:
Postar um comentário