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Re: [gtCD] Re: [estudiolivre] Re: [metareciclagem] Re: Abrindo o Código Fechado

Marcelo,


Complemento as palavras do DIogo com o fato de
que estes programas (enormes) provavelmente possuem
código GPL em seu fonte. Além disso, o trabalho replicado
forçado pelo fechamento do código pode ser encarado
como homicídio. Pode não concordar com estas coisas
que escrevi. O ponto é que existem argumentos para entrar
na justiça. Se ganhamos é outra questão, mas só o barulho e
a conscientização proveniente disso já vale IMHO.

Sobre o preço para se fazer o crowdfunding, é caríssimo. Estava
me perguntando se eles venderiam por 50 milhões de dólares.. Mas
o momento é outro, a urgência parece ser outra. Isso é capaz de mobilizar
gente no mundo todo.

Além disso, estas duas ideias seriam formas de manter esta linha de atuação
vivas. Sabe-se lá quais ideias ainda temos nas mangas, certo?


Em 31 de agosto de 2011 14:01, Marcelo Soares Souza <marcelo@juntadados.org> escreveu:

1) Uma delas é entrar em contato com a FSF e ver se
não topam subsidiar os advogados e as pessoas
envolvidas para entrar na justiça pedindo a abertura dos
códigos.

  Em termos gerais as leis de Direito Autoral diz que o código-fonte é propriedade daquele que desenvolve ou de quem financia o desenvolvimento, então caso não haja alteração na(s) legislação(ões) de propriedade intelectual mundo a fora não existe abertura ou base para um processo de abertura de código proprietário. Da mesma forma que o(s) autor(es) de Software Livre são, pela lei, o(s) "donos" do seu código e através de um contrato (licença) permitem que outras pessoas usufruam do seu trabalho livremente.
 
2) Outra é usar croudfunding para comprar algo como um adobe after
effects ou um vegas. O Blender foi aberto desta forma, não?



  O Blender era um Software de excelente qualidade que não encontrou seu "pedaço de mercado" pois tinha fortes concorrentes e era baseado em uma empresa que não tinha "pernas" para manter seus negócios e não encontrou grandes "players" interessados em adquirir sua base de código/patentes/clientes.

  Não é a mesma realidade da Adobe que é uma potência e tem em todas as suas ferramentas galinhas de ouros, além de terem uma base de código/conhecimento de alto valor financeiro. Facilmente o valor do código fonte de um Adobe Premiere ou Final Cut vale muitos milhões de doláres, e vale muito mais (no mercado Americano) em termos de Patentes ligadas a sua concepção.

--
Abraços
Marcelo Soares Souza
http://marcelo.juntadados.org



--
GNU/Linux User #479299
labmacambira.sf.net

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

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