Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [gtCD] Re: [estudiolivre] Re: [metareciclagem] Re: Abrindo o Código Fechado

Então, Fabs...

Em 25 de agosto de 2011 00:03, Fabianne Balvedi <fabs@estudiolivre.org> escreveu:
2011/8/24 Philipe Ribeiro <ribeiro.philipe@gmail.com>:
> Antes que a thread morra, hehe...
>
> Não vou falar sobre filosofia nem estética, vou para um papo de buteco
> mesmo...
>
> Entendo quando o Novas e a Fabs falam do Tom Jobim, das limitações, da
> criatividade. Infelizmente o Cinelerra ainda não está ainda nesta fase. Para
> alta resolução, ele mal funciona e funciona mal.


como assim, não está?

Não é operacional pelos motivos que elenquei no e-mail anterior...
 

não tô entendo toda essa forçação
de barra pra se usar alta resolução...

Não faço só filme autoral que posso ficar no SD, edito filmes pro mercado e não é possível convencer um cliente a capturar as imagens em HD e finalizar em SD. Isso não entra na cabeça de ninguém no mercado, só no campo filosófico e militante do SL em que estamos conversando...
 

galera hoje faz cinema até pra celular!

É verdade! E, por sinal, tem muita coisa boa feito em HD com celular...
 
quem precisa de alta pra celular?

Não sei, nem tenho grana p/ ter um celular HD, mas estes foram bem legais e feitos com celular, numa qualidade HD: A Love Story; The Rider - filmado num Nokia N8.
 

o cinelão já é eficiente pra uma pá de coisas,
então de boa, a parada já está funcionando faz tempo,
mas é claro que se for pra fazer cinema pra passar em
telona HD fica-se frustrado mesmo.
Mas quem tem acesso a um telão HD?

Como falei anteriomente, em alguns trampos a galera do cinema me contrata e exige finalizar em HD, daí o Cinelerra não está rodando bem como falei antes...
 

vale aqui a referencia ao cinema nigeriano.
Vai ver como os caras produzem seus filmes.
Só fazem DVDs, mas fazem o maior sucesso,
produzem pacas e numa estética toda deles!

Sim, estudo o cinema nigeriano numa perspectiva de um paralelo com o daqui, vi camelô, mas não é porque lá não se usa HD é que pode ser um modelo... eles encontraram o jeito deles, aqui o mercado é diferente e, se vivemos dentro deste mercado, não existe filosofia ou ideologia... neste papo, aqui na lista, tudo bem, mas no mercado infelizmente não é assim... e se trampamos p/ no sustentar com o mercado, temos que ter ferramentas que funcionem como o Blender, por exemplo.
 

então, sinceramente, não acho que a edição
de vídeo em SL tenha que esperar as ferramentas
ficarem melhores para que se possa discutir sua estética
e sua filosofia. Isso seria ser utilitarista ao extremo.

Provoquei não discutir estética e filosofia porque sempre que rolam essas papos de software livre capenga temos uma enxurrada de e-mails falando da filosofia/estética e a discussão do uso fica de lado.

O argumento que Fabs e Novaes usarm é o que uso quando vou numa ONG dar aula de edição e consigo barganhar p/ usar o Cinelerra ao invés do Premiere. O que vocês falam é válido e consenso na comunidade, não tem ninguém aqui que precise ser convencido com o argumento de vocês porque todo mundo tá no mesmo barco.

O nó é outro... as pessoas que usam SL para edição de vídeo, que tem no sangue a filosofia que conversamos e entende a estética da limitação, hehe, não tá conseguindo trabalhar em HD com o Cinelerra porque não tá funcional e o mercado exige isso. Eu, assim como o Daniel, iniciamos a usar editores de vídeo livres antes do proprietário. Eu, hoje, nunca editei 1min no Premiere, Final Cut ou fiz pós no After. Acontece que o Cinelerra não está me deixando trabalhar em HD, a pós eu nunca consegui fazer no Jahshaka (e todo mundo recomendo não usar, infelizmente, pois tem boa usabilidade) e estou sendo obrigado até o fim do ano a tomar um rumo na minha vida profissional de editor:

Ou consigo editar em HD com o Cinelerra ou outro SL, ou terei que usar o Premiere/Final Cut, se não quiser mudar de ramo e procurar outra coisa p/ me sustentar.

Ou consigo fazer a pós em SL ou vou ter que usar o After... ou mudo de ramo.

O que levanto é trabalhar no mercado, afinal, é onde me pagam e me sustento, e usar SL para alta... hoje, infelizmente, nem com muita gambiarra.

Amanhã, por exemplo, vou pegar um curta que finalizei em alta envelopando em AVI (vcodec mjpeg) e levar p/ um amigo exportar p/ h264 e ajeitar a tela (16:9). Ele vai, também, Transcodificar esse AVI e mandar p/ MPEG-2, 720x480, porque meu ffmpeg tá brigando comigo e tenho prazo p/ entregar esse trampo e pagar minhas contas. Nem sei que software proprietário ele vai usar, mas preciso disso pronto e infelizmente não posso esperar mais... já tô super atrasado e nada de Cinelerra+FFMPEG que dê jeito...

Quando conversamos aqui potencilizando a conversa no utilitarismo do Cinelerra é porque já temos claro a estética/filosofia do SL e não queremos que esta discussão caia mais uma vez no conversê do "esteticismo e o filosofismo" e não encaminhar nada... a comunidade vai ser muito grata quando tivermos um SL que faça o basicão em HD que elenquei no e-mail anterior.

Abraço,
Philipe

 

saludos,

.f4bs

.

--
fabianne balvedi
GNU/Linux User #286985
http://fabs.tk
.

Lista de discussão da rede MetaReciclagem
http://lista.metareciclagem.org

Para sair da lista, envie uma mensagem para:
metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net

Mais sobre a MetaReciclagem:
http://rede.metareciclagem.org

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário