discordo totalmente do diagnóstico, fabs. apesar de todo fortalecimento do software livre nos últimos anos por aqui, ainda paira uma confusão de software aberto com programas gratuitos, se não na teoria certamente na prática. são muitos usuários, alguns colaboradores, poucos desenvolvedores e somente algumas empresas pagando os desenvolvedores (quando há). por isto, comentei lá no início da necessidade de pensar esse processo todo como sensibilização.
a produção de vídeo sempre surge como a maior lacuna, mas podemos pensar isso como um processo maior de desenvolvimento de softwares livres. a questão é que não há uma cultura de envolvimento das ONGs, micro produtoras, Estado (salvo as conhecidas exceções já feitas no governo federal) e indivíduos com a questão dos softwares livres. iniciativas de crowdfunding [solução de curto prazo possível] para desenvolvimento de programas abertos, como a já citada na thread, ainda não foram bem assimiladas como uma possibilidade de remuneração pelo trabalho nem pelos próprios desenvolvedores que fizeram as plataformas
o open source tá aí faz tempo, mas ainda não foi devidamente assimilado por usuários e instituições como uma opção mais inteligente, mesmo do ponto de vista financeiro. enquanto isso não acontecer, vai parecer sempre esta corrida para tornar software livre equiparável aos proprietários, ao invés de torná-los melhor sob o ponto de vista da eficácia utilitária e da interface - o que já são em diversos usos e apropriações, porém em outras não. ou seja, o tal do onde estamos e para onde vamos?
não é um problema de desenvolvimento de códigos, mas de envolvimento das pessoas
Em 25 de agosto de 2011 21:14, Fabianne Balvedi <fabs@estudiolivre.org> escreveu:
não sei quem é que tá "cagando" regras aqui,
mas de uma coisa eu tenho certeza:
debater com esse tipo de acusações e palavreado
não vai nos levar a um bom lugar.
no mais, acho que o Marcelo fez o melhor panorama
de todos da nossa realidade tecnológica:
simplesmente não temos cultura de desenvolvimento.
e pra isso não existe solução de curto prazo.
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento






0 comentários:
Postar um comentário