Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] E a Cultura Digital? [MobilizaCultura] Mobiliza , Pdcult e Fora do Eixo ... Lei Cultura VIVA e Lei Griô ?

Caros, acho que esse papo interessa a todas as Redes e Ações!!!

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Ivana Bentes <ivanabentes@gmail.com>
Data: 30 de julho de 2011 20:23
Assunto: Re: [MobilizaCultura] Mobiliza , Pdcult e Fora do Eixo ... Lei Cultura VIVA e Lei Griô ?
Para: mobilizacultura@googlegroups.com


Ótimo o relato do Pablo Capilé sobre os encontros com a Marta Porto. Acho importantissimo a iniciativa do Fora do Eixo de fazer esse diálogo com todas as Secretarias do MinC e outros Ministérios de forma franca.

É uma questões que sempre defendi aqui: não só ficar batendo de forma geral e estrutural na mudança de modelo de politica pública, que ninguém tem dúvidas que descambou, desarticulou e não tem exatamente nem uma "cara nova"  identificável, porque até agora a Secretaria da MP não apresentou uma proposta politica ou de ações ou de Editais para a rede Cultura Viva e/ou para outras redes e programas.

E sabemos que estão justamente sendo gestadas as ações para 2012! Por isso, esses seminários são decisivos. Para disputar PONTUALMENTE (e estruturalmente)  o que consideramos prioridade em termos de Ações e de onde vão colocar grana: em que editais, ações, programas, etc.

Pelo que entendi do relato do Pablo os Seminários seriam para isso. Para evitar que mais editais, ações, etc sejam gestadas sem nenhuma participação da rede.

Agora espero que nosso mobiliza e a rede dos Pontos
não entre em crise de protagonismo (é só o que falta pra gente se DESmobilizar e DEsarticular nesse momento super frágil) pelo fato do Fora do Eixo estar puxando essas ações.

Estive num dos debates da Cultura Livre em Ouro Preto, agora em julho, em que estavam na mesa de debate eu, o Pablo Capilé, Rafael Rolim e o César Piva, que responde atualmente pelo Programa Cultura Viva.

Todas as nossas posições foram colocadas mais uma vez (pelo Pablo, por mim, pelo Rafael) de forma enfática, explicita, veemente, com todas as questões que interessam. Foi uma saraivada de criticas e cobranças. O César reagiu exatamente na linha: ou começamos a dialogar francamente ou vocês vão ficar batendo e a gente operando sem qualquer interface.

Acho que ninguém aqui está sendo USADO por ninguém. Estamos falando de politica, de negociação, etc. Ficar de fora fazendo só manifesto não dá mais. Vamos de manif, de protestos (tiveram esses grupos que ocuparam a Funarte) e de Seminários, reuniões e o que for. É o que tenho defendido em todos os nossos papos.


Não dá é para ficar esperando que os Editais e Ações de 2012 saiam sem que as redes tenham sequer DISPUTADO as suas linhas.

Marcelo querido que bom que algumas das pautas que estão em discussão pelo Forum Paulista ecoam exatamente o que estamos propondo em tantas outras redes.

Como por exemplo a Universidade da Cultura Livre https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dG0wQ3hQNlJCRzFSeEJ1WUpFU2tmUlE6MQ que é um projeto que já está em andamento  com Seminário marcado nos dias 10 e 11 se setembro. E que contamos com a participação de todos. Toda voltada para a FORMAÇAO livre. Vou recolocar aqui a programação.

Acho que não precisamos ir duplicando tudo com novos nomes (Universidade do Programa Culturas Viva,  por exemplo). Temos mais é que JUNTAR esforços, convergir e mobilizar.

Muitas outras redes tem feito reuniões com  a Marta Porto. A própria rede Griô também se reuniu (assim que a MP assumiu) e fechou a continuidade de TODAS as suas ações (o que é ótimo!), sairam alguams noticias no site do MinC, mas não houve uma divulgação dessas reuniões de forma mais ampla (nem relatos detalhados) e perdemos uma boa  oportunidade de saber o que foi proposto em termos do Programa Cultura Viva, etc.

Bem são algumas questões para irmos pensando

Abraços a todos, Ivana



Em 30 de julho de 2011 18:05, Marcelo das Historias <marcelodashistorias@gmail.com> escreveu:



Ola gente querida !

Para continuar no DIÁLOGO, trago novamente a narrativa do e-mail enviado no 7 de julho de 2011 ás 22:40 com a seguinte proposta: Pcult, a Lei Griô e Lei Cultura VIVA - Uma Mobilização Cultural Afetiva e Política.

O Leo Br, a professora Ivana Bentes e Geo responderam e por  essa  relativa  ressonância, ou talvez não tão ampla como acreditávamos  que teríamos na  relação  com o Pcult  e  com Mobiliza, entendemos que a curto prazo teríamos uma relação em construção .

Depois dessa absoluta estratégia da Marta Porto em usar o Fora da Eixo , para deslegitimar a rede e o Movimento Nacional dos Pontos no processo politico de gestão do programa cultura VIVA tão bem esclarecida pelo Pablo Capilé , GEO, Patricia e Alexandre Santini; bem como tentar nos colocar em confronto e ainda capitalizando uma base politica em cima do FDE. Temos na fala do Capilé , que me parece que é lider do FDE, o inicio do dialogo entre os dois movimentos para realmente pautarmos o MINC e ao meu ver outros Ministérios.

1. Ponto ou Eixo. - Politica

O importante a ressaltar é a associação entre a ação política e a ação pedagógica. A mobilização das Leis Griô e Cultura VIVA deve ser socialmente transformadora, uma articulação que soma política, arte, educação e cultura, porque assim ganharão legitimidade e legalidade de uma cultura politica VIVA .

Assim é a questão estruturante para esse dialogo entre Fora do Eixo e movimento nacional dos pontos de Cultura .

2.Formação

2.1 Está proposta de Seminário da Marta deve e vai ser debatida com os Pontos. Ao meu modo de ver o FDE tem excelentes tecnologias para dialogar com os Pontos. Mas aqui temos uma zona de percepção importante: a própria rede dos pontos não deve essa troca de tecnologias entre si . A rede dos Pontos não conhecem as tecnologias da Rede Mocambos que por sua vez não conhece as do FDE e assim vai...

Nós da comissão paulista de Pontos de Cultura vamos publicizar uma importante noticia segunda feira . A SEC SP colocou 230.000,00 para a comissão paulista fazer a curadoria e metologia de 10 encontros de formação. E vamos pautar o PT , não a Marta , de qual modelo de gestão compartilhada o MINC e o PT estão falando já que o PSDB está sendo muito mais contundente.

Temos muitos planos e parcerias para fazermos etnografias da rede dos pontos: banco dos pontos de Cultura , cooperativas , Universidade Griô , Universidade Cultura VIVA, Territorialidade da Cultura e assim vai.

3. Agenda de Diálogos .

Como o movimento dos Pontos de Cultura não tem uma cultura organizacional com o a do FDE, precisamos construir uma agenda de encontros para consolidarmos estratégias, políticas e metodológicas para essa troca de pedagogias e tecnologias . Assim como vamos fazer com outros movimentos, como por exemplo a juventude do MST .

 Agenda

Agosto

Dias 5.6,7 Encontro da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura , aqui na NINA , Campinas , São Paulo

Dia 8-  Até onde sei como curador e produtor o FDE confirmou presença do Palbo Capilé no Circulo de Cultura facilitado por Célio Turino , articulado por nós e realizado no MIS Campinas .

Aqui em Campinas podemos fazer um encontro com TC da Casa de Cultura Taina e a rede Mocambos

Acho importante mais lideranças do Mobiliza neste encontro, LéoBr, Savazoni, Cláudio Prado, Ivana Bentes, pessoal da música, dos cineclubes e tantos outros nós de rede que o Mobiliza articula. O momento é MUITO oportuno para voltarmos a articulação pra dentro do Mobiliza e construir juntos como vamos pautar o Minc.

Dia 19 e 20 Vamos realizar uma Ação entre Pontos de Cultura (ECO, NINA , POLIS, TÁ na RUA e outros ).

Dia 19 audiência publica da lei griô estadual na Alesp

Dia 20 Circuditorio de escuta popular – Um Programa de Auditório com uma WEB Radio na praça da República com a rede dos Pontos de SP – Ocupação dos Espaços Públicos

Como Griô Aprendiz da Ação Griô Nacional proponho facilitar uma vivência de apresentação da pedagogia e da Ação Griô na Casa do fora do Eixo em São Paulo.

Em setembro
vamos chamar todos os deputados da Frente parlamentar da lei Grio e lei cultura para um encontro de consolidação de um plano de trabalho

Também vamos construir um encontro da comissão e do movimeto  Brasilia e vamos tambem visitar todos as secretarias , e com outros Ministérios  podemos consolidar uma proposta em setembro com PONTOS , FDE , IndIos urbanos , Matriz Africana , MST e os paises que estao chamando a lei Cultura viva

Beijo e queijo

Marcelo Alvo

Em 30 de julho de 2011 15:58, Patricia Ferraz da cruz <patriciaferraz007@gmail.com> escreveu:

>
> galera o email foi enviado antes de terminar,
> como segue:
>
> Salve a todos,
> Primeiro, desculpem a demora no retorno dos derradeiros acontecimentos, é que estamos com muitas atividades no Ponto e fui me inteirar primeiro dos fatos para poder contribuir nesse debate.
> Concordo com Geo quanto a NAO ACREDITAR NUMA LINHA desta materia produzida pela secretaria de cidadania cultural da senhora Marta Porto. O Pontão, no começo desta nova gestão do MinC, passou por situação semelhante, onde ela tb capitalizou em cima do Pontão e tivemos problemas com os Pontos de Cultura.
> Ela é ardilosa e usa as falas fora de contexto e diz o que não dissemos e melhor tem o hábito de desdizer o que ela mesma falou. (Tem uma prática frequente de dizer uma coisa e depois dizer que não foi isso que ela disse, doido né). voces devem se lembrar do episódio expandir x qualificar (para se ter um exemplo). Quem é da Comissão vai lembrar as várias coisas que ela disse em audiências que depois disse que não disse, rs lembram da fala 'sou muito amigo do claudio prado e celio turino'. que até comentei que devíamos fazer o Rap da Marta onde colocaríamos as suas falas contrapondo com as falas de quem ela disse? ainda está em tempo.
> Para mim é muito clara a estratégia deles (MinC) de querer nos desmobilizar e causar conflitos dentro do movimento. Ela tem se mostrado a rainha de lançar 'memes' contra nós mesmos.
> O movimento dos Pontos de Cultura vem realizando suas teias estaduais e regionais (muito embora sem o apoio do MinC) algumas ja aconteceram, Teia Oeste SP, Teia Goias, Teia centro Oeste, Teia Região serrana rio, teia Roraima, outras agendadas, teia Minas, teia Sul,  e queremos nossa queremos nossa Teia nacional.
>  
> Penso que temos que continuar o debate em nossos grupos e entre nossas redes para que estes memes não virem fatos, muito importante termos acesso aos registros como os companheiros do FDE já disponibilizaram.  E mostrarmos que estamos unidos por uma causa maior, pelas políticas culturais brasileira e para tanto proponho que nos utilizemos do site do mobiliza cultura para construirmos o que queremos, juntos.
>
> Bem companheiros é isso
> Uma coisa clara que fica, uni-nos galera
> pois o jogo é pesado. Muito a se fazer
>
> Continuemos na luta pelos nossas conquistas na área da política cultural.
>
> seguimos na luta....
>
> --
> Patricia Ferraz
> Pontão de Articulação da CNPdC
> Ponto de Cultura COEPi - Pirenópolis/GO
> skype: patricia.ferraz.da.cruz
> email: patriciaferraz007@gmail.com
> (62) 9204 8087 / (62) 3331 2430
>  
>>
>> Em 30 de julho de 2011 01:03, Rafael Rolim <rafarolim@foradoeixo.org.br> escreveu:
>>>
>>> Oi
>>> já falei com o Davy, mas pra abrir aqui na lista.
>>> estou com os arquivos das reuniões, estarei no rio em breve e repasso o material pra apreciação dos pontos no encontro.
>>> abraços
>>> Em 30/07/2011, às 00:36, davy@campusavancado.org.br escreveu:
>>>
>>> Olá Pablo
>>>
>>> "...Todas as reuniões que fizemos foram gravadas e podemos disponibilizar os vídeos para quem quiser..."
>>>
>>> Eu quero.
>>>
>>> Como é que que a gente pega esse material. Seria bom podermos assistir esta gravação na nossa próxima reunião do Fórum dos PCs RJ/ES e na da CNPdC.
>>>
>>> Abraços
>>>
>>> Davy   
>>>
>>> TeOn Fri, 29 Jul 2011 17:31:24 -0300, Pablo Capilé wrote:
>>>
>>> Aproveitando a mensagem do santini, Vamos então começar pela reunião com a Secretaria de Cidadania.
>>> A reunião foi realizada na quarta feira dia 27, com a presença de 17 estados do Fde e a secretaria Marta Porto e toda a sua equipe.
>>> Nos apresentamos e deixamos claro que não estávamos ali para debatermos varejo, nem pra debatermos projetos do FDE, nem pra analisarmos questões pontuais. 
>>> Estávamos ali pra apresentar oficialmente tudo o que já estávamos apresentando publicamente nos últimos 6 meses. Deixamos muito claro as nossas insatisfações na condução do dialogo com as redes, na não existência de processos participativos, na falta de continuidade das políticas exitosas dos últimos 8 anos, no discurso reativo e pouco propositivo e na falta de um programa claro de desenvolvimento do setor.
>>> Deixamos claro também que sabíamos que nem todas as políticas desenvolvidas pela gestão anterior eram lindas e maravilhosas, mas que éramos grandes defensores do conjunto de ações que descentralizaram os debates, que facilitaram o empoderamento das pontas, que fortaleceram o surgimento das redes e que da forma com que o "novo minc" se posicionava parecia que seriam os "salvadores da pátria" de um caos que estava estabelecido e que nesses termos era MUITO difícil dialogar e construir.
>>> Deixamos mais claro ainda que não éramos interlocutores de ninguém e que se de fato a Secretaria quisesse abrir o diálogo existiam mais várias redes dispostas a apresentarem suas criticas, suas proposiçøes, suas angustias e que seria de bom tom por parte do ministério que isso acontecesse com celeridade e com a urgência que a força dos movimentos organizados merecia.
>>> Dentre as propostas para esse diálogo a Secretária apresentou a possibilidade de seminários pelo pais, para ampliar o debate com o setor e convidou o FDE para ser uma das redes que participassem desse debate.
>>> E se o que estávamos propondo era justamente a radicalização do dialogo e dos processos participativos não iríamos nos abster ou negar a participação, mas não adiantava somente fazer seminários, cobramos uma agenda pública mais clara do minc, cobramos o respeito a agenda dos movimentos, cobramos o compromisso de não lançar nada que não fosse amplamente debatido com a sociedade e etc.
>>> Em suma, nosso processo é transparente, aberto e de dialogo franco, como deixei claro no texto, não debatemos varejo e nao fazemos negociata, o que estamos dizendo aqui é a mesma coisa que dissemos la e que estamos dizendo publicamente a 6 meses, nossas conversas não fazem curva. 
>>> Nossa parceria principal é com a sociedade civil e se os pontos são contra esses seminários nós estaremos juntos deles, se a agenda dos pontos não ta sendo respeitada nos também cobraremos esse respeito, e é essa a nossa luta desde o começo do ano aqui no mobiliza.
>>> Partindo desse principio proponho também que FDE e Pontos de Cultura se reunam pra cobrar isso em conjunto, estamos a disposição pra fazermos essa reunião e para alinhar as lutas. 
>>> Seria bacana também que todos os pontos que se reuniram com o mINC deixassem bem claro aqui quais foram as suas posições, deixassem claro quais encaminhamentos foram tirados dessas reuniões, fizessem relatos de como estão conduzindo essa relação, pra que fique bem claro o que cada um ta querendo nessa mobilização e como cada um tem de fato se posicionado. 
>>> Todas as reuniões que fizemos foram gravadas e podemos disponibilizar os vídeos para quem quiser, como disse durante todo o texto, nosso papo é reto e temos trabalhado o fortalecimento de nossa rede p/ termos autonomia pra cobrar, pra fiscalizar, pra criticar sem medo de retaliação, sem negociatas e sem varejo. 
>>> Acho que tá mais do que na hora de todas as redes e movimentos aqui presentes cobrarem também suas agendas públicas e se posicionarem fortemente junto as secretarias do MINC, fazendo com que assumam compromissos com o dialogo e com a participação de todos nessa construção.
>>> Todas as secretarias visitadas demonstraram disposição em continuar esse diálogo, com todas as redes interessadas e tambem em respeitar as agendas dos movimentos e entendemos que nosso papel será o de continuar fazendo o que temos feito em toda nossa trajetória, cobrar pra que esses compromissos de fato aconteçam.
>>> O FDE nunca teve nenhum convênio, nenhum termo de parceira e nenhum recurso do MINC que não tenha vindo por meio de editais publico, abertos e transparentes, não temos rabo preso com ninguem, o que temos é compromisso com a construção colaborativa e com a transparência. 
>>> Vamos postando aqui os relatos de cada reunião e estamos a disposição pro debate.
>>> . 
>>> Em 29/07/2011, às 00:50, Marcelo das Historias escreveu:
>>>
>>> Olá gente querida , 
>>>
>>> Acerca de três semanas atrás enviamos um email para o Mobiliza e para PCult propondo uma agenda mais intensa e robusta  entre o Movimento Nacional dos Pontos de Cultura e está rede . 
>>>
>>> O Leo  e a professora Ivana Bentes responderam e por  essa  relativa  ressonância, ou talvez não tão ampla como acreditávamos  que teríamos na  relação  com o PdCult  e  com Mobiliza entendemos que a curto prazo teríamos uma relação em construção . Ainda acreditamos nisso por isso  reenviamos  "emeios" abaixos e agora precisamos de  ressonância maior desta rede diante aos avanços do Fora do Eixo com o MInC. 
>>>
>>> http://www.cultura.gov.br/culturaviva/programa-cultura-viva-propoe-fortalecimento-de-redes-culturais-em-parceria-com-o-circuito-fora-do-eixo/
>>>
>>> Quando vemos essa publicação no site do Cultura Viva, sem a rede dos pontos , sem comissão nacional, sem lideranças dos pontos de cultura ,sem a Rede Mocambos ,sem  Rede Ação Griô, sem Rede dos Pontinhos Cultura,sem  Rede Cultura e Saúde, sem o Movimento da Economia Solitária, sem as pautas  reivindicatórias e sem os conceitos do programa cultura VIVA  , muito menos das propostas de auto formação e as  sistematizações de nossas práxis, e as tão sonhadas etnografias economicas, pedagógicas e estéticas da rede nacional dos pontos de cultura do Brasil. Perguntamos  narrativa nefasta é essa  do MINC ... 
>>>
>>> "Como resultado deste primeiro encontro está a articulação da presença do Circuito Fora do Eixo em seminários estaduais programados para acontecer a partir de Novembro deste ano, organizados pelo Programa Cultura Viva e redes de Pontos de Cultura" 
>>>
>>> Aposto que o Fora do Eixo , não avalia o Movimento Nacional do  Pontos de Cultura como um movimento estéril de organicidade , nem imagino que esta narrativa do MinC  em fazer seminários de formação para rede dos pontos de cultura tem qualquer aplicabilidade , nem mesmo na suposição  comparativa com os conceitos do Cultua VIVA ,  muito menos que  esteja compactuada com a nossa mobilização POLITICA  das Pls Grio e Cultura Viva. 
>>>
>>> Realmente a narrativa do MINC, omite a história do processo orgânico de construção e da reinvenção permanente do  Movimento dos PCs. Que pela suas territorialidades e zonas de tensões   trazem simbolismos e vivenciam as aplicabilidades politicas, pedagógicas, sociais, econômicas e culturais de uma rede intermatrizes da identidade brasileira, engendrado num processo interclasses, intergeracional e intersetorial temáticos de saúde, meio ambiente, cultura,água, arte, terra e comunicação.
>>>
>>> Como diz Mestre Alcides da Comissão Nacional dos Mestres e Griôs "essa planta está plantada. Ela será uma floresta nas mãos de nossos netos e bisnetos".
>>>
>>>
>>>  Vamos juntos fazermos aquilo que não conseguimos fazer sozinhos 
>>>
>>> "Na boca do Peixe a gente tem muito que aprender. IEEEÊ Maracá IEEEÊ no pulo da Onça Pintada a gente tem muito que aprender" ...
>>>
>>> Beijos e queijos
>>>
>>> -- 
>>> Marcelo Alvo 
>>>
>>>
>>>  
>>>  
>>>  
>>
>>
>>
>> --
>> Patricia Ferraz
>> Pontão de Articulação da CNPdC
>> Ponto de Cultura COEPi - Pirenópolis/GO
>> skype: patricia.ferraz.da.cruz
>> email: patriciaferraz007@gmail.com
>> (62) 9204 8087 / (62) 3331 2430
>>
>>
>>
>
>
>
>
>
>
>
>

--
   Pablo Capilé
--
Ivana Bentes
--
Marcelo Alvo







--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário