Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] CONVITE: HOMENAGEM AO SILVA - GRANDE COMUNISTA!


HOMENAGEM AO SILVA

dia 04/07 , às 18h30min

APEOESP - Pça da República, 282.


VALEU, CAMARADA!



DOS MILITANTES DA OPOSIÇÃO METALÚRGICA E
DOS REVOLUCIONÁRIOS QUE ESTIVERAM CONTIGO


Perdemos dia 07 de junho o companheiro Cleodon Silva, dirigente histórico da Oposição Metalúrgica de SP e um dos coordenadores do Projeto Memória da OSM-SP. Essa personalidade histórica foi também o cordelista Pedro Macambira. Silva foi idealizador e diretor do Instituto Lidas e membro da diretoria da Casa dos Meninos. Nas palavras de Hamilton Faria, em sua homenagem:

"Silva, como era chamado na década de 70, naqueles anos de chumbo, temido dirigente sindical, atuava na clandestinidade, organizava comissões de fábrica, comandos de luta dos metalúrgicos, para enfrentar os patrões e a ditadura militar... Na organização dos operários Silva era um espécie de comandante militar, com suas estratégias precisas e aguçadas, também um sonhador que via a mudança do regime logo ali; era também um boa praça que bebia pinga no bar com os peões e traçava aquelas coxinhas espantosamente gordurosas e as comidas enfumaçadas do Largo do Socorro... pensava nos desdobramento futuros, amava a politica e todas as suas possibilidades libertárias. Um intelectual sonhador e inteligente. Era um tempo onde as pessoas que lutavam lado a lado ainda desconheciam o sombrio da politica de morcegos, que morde e assopra, ou a que mata e canta as virtudes do morto. Silva trazia também consigo a poesia de Pedro Macambira que circulava no mundo operário dos bairros e nas fábricas, poesia dos esquecidos, dos vencidos, dos resistentes que não tinham caminho senão lutar ou morrer. Macambira estava presente nos bairros, nas fábricas, na "rádio peão", denunciando o chefete cruel e dedo-duro, os crimes do regime militar, o líder sindical sem princípios que amaciava o arrocho dos ditadores..."


Hamilton Faria é poeta e autor de "A experiência operária nos anos da resistência – A Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo e a dinâmica do movimento operário – 1964 -1978".

Foto do Silva tirada durante a gravação do seu testemunho em 2007 para o lançamento do Projeto Memória da OSMSP.



Compareçam ou assistam AO VIVO pela Internet pelo endereço: www.casadosmeninos.org.br/aovivo




Projeto Memória da OSMSP/ IIEP
Pça da República, 419 - piso 8 - República
CEP 01045 001 São Paulo SP
Tel-Fax +55 (11) 3337 6775
Correio eletrônico: memoria@iiep.org.br
site: www.iiep.org.br





--

--
Fatima Rodrigues
(11) 6574-4099

Questionar as premissas supostamente inquestionáveis do nosso modo de vida é provavelmente o serviço mais urgente que devemos prestar aos nossos companheiros humanos e a nós mesmos.
Zygmunt Bauman

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário