Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [metareciclagem] Re: [gtCD] Decreto altera estrutura do Ministério das Comunicações


bacana a discussao...


considero esse item 8 tambem fundamental. Se nao houver a previsao de um fundo de suporte os programas acabam, no mover da carruagem, sendo enfraquecidos ao longo do tempo.

E tambem pensar que o telecentro nao pode ser um fim em si mesmo, precisa ser uma especie de incubadora que agregue outras funcoes, que seja um espaço de formação mais abrangente, incluindo a economia solidária(que, por sua vez, agrega varios segmentos).

Em aproximadamente 3 meses teremos aqui em Osasco um Fundo Municipal incentivando a economia solidaria. Nele haverá participantes da sociedade civil com função deliberativa de funcionamento e escolha dos projetos. E' uma lei, criando uma politica permanente, que reconhece e valoriza um longo trabalho de militantes e ativistas. Ao mesmo tempo a incubadora dará um salto de qualidade, pois realimentará o processo pelos processos de formação e trabalho em rede.

Da' para fazer, o que nao pode e' complicar muito... ;)

abs ecosolidarios.
mbraz

Em 2 de maio de 2011 18:08, Andrea Saraiva <andreasaraiva.cb@gmail.com> escreveu:

8. Como não sou irresponsável, também, pra só jogar questionamentos (mesmo embasados) lançamos propostas de Criação de uma 'Política Digital' que tenha um fundo (FINANCIAMENTO, VERBA CERTA) para este fim e contemple programas de cultura digital, tics etc. Tá lá na entrevista citada. Mas tá lá jogado desprentensiosamente. É um ponto de vista de nós,  'ratos'. Aqueles que dizem: "se gostas dos gatos, experimenta pelo ponto de vista do rato"...

Quando falo em' nós' me refirindo a muitos com quem temos trocado ideias (ex-tics, ex-implementadores gesac, ex-oficineiros do Minc etc) espalhdos nesse mundão e que não são instados a dar pitaco.

Mas podemos nos contentar com o que está. Programas/projetos, política de governo e não de estado. Podemos nos conformar com soluções de curto prazo, de pagamento de bolsistas via CNPq, de oficineiros avulsos sem direitos trabalhistas e tendo que arriscar a vida, de falta de segurança e de mecanismos falhos de controle e participação popular.

Não há indicadores, nem avaliação e nunca, nunca a comunidade conseguiu avaliar senão pela fala de implementadores que são a ponte entre o governo e a sociedade civil. Ainda assim através de relatórios que ninguém lê. 

O silêncio instalado em quase todas as listas de discussões sobre os rumos de I.D, apontam pra esse conformismo, mesmo.

Um abraço e sigamos no diálogo.
Andréa



 

Em 2 de maio de 2011 16:40, Dalton Martins <dmartins@gmail.com> escreveu:

andrea,

 concordo não.
 toda a articulação que levou a esse secretaria, inclusive seu formato, passou por discussão nas várias oficinas de inclusão digital, por fóruns temáticos e conselhos consultivos.
 tem um histório disso online aqui: http://oficina.inclusaodigital.gov.br/ e um registro das cartas finais de plenárias desses eventos, que, até onde sei e participei, sempre foram abertas a participação de qualquer um:
e por aí vai.....
 
 particularmente, já participei de algumas delas, inclusive pitacando nesses ítens que vc. destaca.
 acho que podemos ter uma série de críticas em relação a política e vale a pena ter, sem dúvida.
 mas, não concordo que fomos apenas comunicados nessa história.
 acho que tem um lance de apropriação desses espaços que vale a pena refletir por aqui.


abs,
dalton

Em 2 de maio de 2011 16:02, Andrea Saraiva <andreasaraiva.cb@gmail.com> escreveu:
A comunidade beneficiada, vulgo publico-alvo foi consultada?
Implementadores dos vários projetos de TCs foram consultados?
Gestores dos muitos projetos, foram consultados?

Fomos apenas comunicados....

Quem faz da sociedade civil faz parte dos fóruns de deliberação, dos Comitê de ID do Governo? 

Creio que para ter legitimidade e ser democrático e para ser realmente uma política digital e não meramente mais um programa/projeto, tenha que haver fóruns permanentes não só pra executar mas também para pensar tais políticas.

Acompanho projetos de ID desde o inicio do governo Lula. Não consta que tenhamos participado senão como meros executores. 

Concorda?

Um abraço,
Andréa



Um abraço,
Andréa



Em 2 de maio de 2011 15:28, Dalton Martins <dmartins@gmail.com> escreveu:
andrea,

 pq vc. acha que tal reforma ignora a sociedade?
 
abs,
dalton

Em 2 de maio de 2011 15:21, Andrea Saraiva <andreasaraiva.cb@gmail.com> escreveu:
Opa,

Creio que tem uma boa intenção no Ministèrio das Comunicações, mas não posso deixar de comentar que NOVAMENTE tais reformas ignoraram a sociedade.

Creio que fosse momento de institucionalizar o processo de ID do país. Passamos da fase do experimento. E foram muitos e ricos durante o governo Lula.

Pensar em Uma POLÍTICA DIGITAL é urgente. Acho que chega de Programas e projetos instáveis, sem nexo uns com os outros....

A revista A Rede coletou diversas opiniões sobre o tema. De minha parte esbocei na entrevista um desenho de proposta que temos construido com outros agentes de ID.

A Rede conseguiu o que ninguém do governo conseguiu: fazer um relato fiel das condições e apontar propostas.

Acredito que a cultura digital tenha que se apropriar dessa discussão e pensar sistemicamente. Por isso estamos cunhando o termo "Política Digital" vez que abrange formação continuada, desenvolvimento, institucionalização e sustentabilidade financeira em Pontos de Cultura, telecentros, escolas e empreendimentos solidários.

Sair da política de governo para política pública de Estado. Sair do mero acesso e distribuição de máquinas.

Seria tudo mais simples se o Governo nos ouvisse. 


Um abraço,
Andréa Saraiva
 



Em 2 de maio de 2011 14:55, Felipe Cabral <felipe@teia.org.br> escreveu:
http://www.mc.gov.br/noticias-do-site/23359-decreto-altera-estrutura-do-ministerio-das-comunicacoes

Documento publicado hoje no Diário Oficial traz mudanças importantes para ampliar inclusão digital e dar mais atenção ao setor de radiodifusão comunitária.

=D

Yes!
Felipe Cabral
_______________________________
| Teia Casa de Criação | Nós Digitais |
Coletivo Digital  |  Conexão Brasil  |
http://culturadigital.br/members/felipehistoryhttps://identi.ca/felipecabralhttp://lattes.cnpq.br/1635151791927599http://felipecabral.status.net/http://softwarelivre.org/felipehistory

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento



--
Andréa Saraiva
+ 55 - 85 8163 5600
Skype: andreasmartins
http://twitter.com/andreasaraiva

--------------------------------------------------



Lista de discussão da rede MetaReciclagem
http://lista.metareciclagem.org

Para sair da lista, envie uma mensagem para:
metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net

Mais sobre a MetaReciclagem:
http://rede.metareciclagem.org



--
----
WebLab | LIDEC | Escola do Futuro - USP
3091 6366 | 3091 9107
http://daltonmartins.blogspot.com/
http://weblab.futuro.usp.br

Lista de discussão da rede MetaReciclagem
http://lista.metareciclagem.org

Para sair da lista, envie uma mensagem para:
metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net

Mais sobre a MetaReciclagem:
http://rede.metareciclagem.org



--
Andréa Saraiva
+ 55 - 85 8163 5600
Skype: andreasmartins
http://twitter.com/andreasaraiva

--------------------------------------------------



Lista de discussão da rede MetaReciclagem
http://lista.metareciclagem.org

Para sair da lista, envie uma mensagem para:
metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net

Mais sobre a MetaReciclagem:
http://rede.metareciclagem.org



--
----
WebLab | LIDEC | Escola do Futuro - USP
3091 6366 | 3091 9107
http://daltonmartins.blogspot.com/
http://weblab.futuro.usp.br

Lista de discussão da rede MetaReciclagem
http://lista.metareciclagem.org

Para sair da lista, envie uma mensagem para:
metareciclagem-unsubscribe@lists.riseup.net

Mais sobre a MetaReciclagem:
http://rede.metareciclagem.org



--
Andréa Saraiva
+ 55 - 85 8163 5600
Skype: andreasmartins
http://twitter.com/andreasaraiva

--------------------------------------------------


--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento



--
--
#a respiração antes do link
-------------------------------------------

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário