Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [Acesso Digital] Acessibilidade em um site

 
Oi Diniz, boa noite.
 
Pelo tempo que não respondi, você deve imaginar como estou ocupado. A página que você enviou eu já conhecia e, realmente, existem inúmeros problemas nela com relação à acessibilidade e à usabilidade. No entanto, para resolvê-los, não seria pouco o tempo a empregar na tarefa. Acho que, por isso, os colegas dessa lista não se manifestaram para a ajuda.Existem aqui alguns profissionais que trabalham com acessibilidade e essa não se restringe a pessoas cegas como nós, como também é para pessoas com outras deficiências, assim como sem deficiências, pois acessibilidade é para todos.
 
Dessa forma, dar uma olhada superficial não é costume de profissionais, esses teriam de, no mínimo, se são profissionais, passar o site por dois validadores de acessibilidade. O do W3c não é um validador de acessibilidade, mas de código html/Xhtml. Esse tem de ser passado também, mas também outros, que nos diga da acessibilidade e não do código, que nos diga do contraste de cores para pessoas de baixa visão, de saltos para pessoas com deficiência motora etc. É muita coisa e, há pouco, alguns e-mails antes do seu, postei na lista um checklist de acessibilidade para que fosse verificado nos sites.
 
Para você ter ideia, recebo, através dos meus sites, em torno de 4/5 pedidos como o seu por semana, e olha que eu aviso antes do formulário de e-mails, que não faço avaliação de acessibilidade em sites, a não ser profissionalmente, ou seja, somente através de projetos de acessibilidade. Não adianta fazer acessibilidade na página principal e deixar inúmeras outras sem a acessibilidade desejada.
 
Mesmo para nós cegos, a acessibilidade da página principal de seu site, acredito que isso se repita nas páginas internas, tem alguns problemas a serem trabalhados. Temos muitas chaves de acesso (accesskey) que nos enviam para vários links do site. Não saí testando todos por falta de tempo, mas, como faço sempre porque, para mim, entrar no Favoritos é muito importante, o alt + f não está indo para o favoritos do IE. Isso significa que está sendo usado para outro fim e o Favoritos dos seus visitantes fica anulado para se ir com o alt F. São inúmeros accesskey com letras. Hoje em dia não se usa accesskey com letras justamente para evitar casos como o alt + f, alt + a, alt + s etc, que ficam anulados quando são utilizado conteúdo alfabético. O WCAG 2.0 não mais indica os accesskey, mas eles podem ser interessantes para algumas deficiências. Procure colocá-los somente em ocasiões especiais, como um salto para a página principal, para a edição da pesquisa e para algo mais que sinta como importante fazer esse tipo de salto. Procure fazer somente com numéricos, não com alfabéticos, ok? Atalhos numéricos ainda não são muito utilizados. Esse problema só ocorre com o Internet Explorer, que utiliza apenas o alt para os accesskey. Outros navegadores utilizam mais de uma tecla, como é o caso do Firefox que usa o alt + shift + número ou letra. Ninguém é capaz de decorar todos os  números ou letras desses sujeitos, por isso é sempre legal que existam poucas, mas fundamentais, chaves de acesso nas páginas do site.
 
O visual do site está muito ruim, segundo uma pessoa vidente que o viu. Nesse caso eu sugiro que você arrume alguém que enxergue para "decorar" o site. Parece bobagem para nós cegos, mas para a maioria é fundamental um bom aspecto em um site. Discutimos isso aqui faz pouco tempo. 
 
Outro detalhe é a utilização dos headings, ou seja, dos Hs nos títulos. Só existe um título com h no Mundo Cegal. Tanto com o Jaws quanto com o NVDA, os h servem para irmos de título em título da página. O h1 deve ser reservado para o título do site, ou seja, para "Mundo Cegal". Isso em todas as páginas do site. Nas páginas internas, utiliza-se o h2 para os títulos específicos de cada página. De h3 para baixo vem os subtítulos. Isso vai proporcionar saltos por h em todas as páginas, otimizando a navegação para quem utiliza os leitores de tela mencionados. 
 
Quando fui no "Mundo Cegal", há uns três meses, fui a procura do endereço/telefone do Bruno Begotto. Encontrei o nome dele, a propaganda e o mais incrível... nada de telefone ou endereço de e-mail ou site. Quem quiser saber vai ter de sair do site e procurar em outro lugar. Isso é um erro de usabilidade, ok?
Obs: acabei de ir lá e achei o telefone dele dessa vez. Mas ainda peca pela usabilidade, pois está no meio de um texto grande que temos de ler todo para descobrir o telefone. O telefone e o e-mail têm de estar em lugares de destaque.
 
Percebi, teclando a tecla t no Jaws, que o layout da página não é tabelado, isso é muito bom!
 
Entretanto, apesar do layout não ser tabelado, não conferi se está dentro dos padrões web, fico te devendo essa. Aliás, vou te ficar devendo muito, pois estou já desmontando aqui...
 
Desculpe-me e-mail tão rápido e sem cumprir os objetivos que seria de te mostrar que acessibilidade não é coisa rápida de se fazer, caso se queira fazer algo completo. Já reparei que coisas mudaram da última vez até hoje na página. Gosto muito do intúito do site, da união da turma que se propôs a fazê-lo e gostei mais ainda de saber que querem fazer acessibilidade. Se for em meu site irão encontrar como se fazer tabelas acessíveis, formulários, saltos, etc, etc, etc.
 
 
Diniz, eu já ministrei um curso de acessibilidade para cegos por e-mails. Não deu certo. Sem saber html e CSS não existe como dar um bom curso, além de que, não sei porque, as pessoas quando pagam o curso se mostram muito mais interessadas. Não adianta lutar contra esse fato, acontece. Além disso, é fácil também se fazer um site acessável, que é diferente de acessível, e que todos dão preferência em fazer. Basta colocar alguns ALT nas imagens, uns titles nos links e formulários e pronto. Ainda bem que não foram os surdos a saírem na frente, pois estaríamos aprendendo LIBRAS para fazer acessibilidade. Na verdade, isso é obrigatório segundo as diretrizes, mas ninguém faz, para desespero dos surdos não oralizados. 
 
Desculpe-me qualquer coisa, como dizer que um vidente viu o site e o achou feio, mas alguém tem de dizer, não?
 
Abraços amigos do MAQ.
   
***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos: www.acessibilidadelegal.com
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***
----- Original Message -----
From: Diniz
Sent: Friday, April 22, 2011 12:16 AM
Subject: [Acesso Digital] Acessibilidade em um site

Olá pessoal,
Bom feriado a todos!
Desenvolvo em conjunto com alguns amigos um site com conteúdo voltado para pessoas com deficiência visual. É o Mundo Cegal http://www.mundocegal.com.br 
Estou, aos poucos, tentando adequar o site ao w3c. Sou um desenvolvedor amador e ainda me falta muitos conhecimentos tanto em desenvolvimento quanto em acessibilidade web, por isso, venho pedir o auxílio de vocês.
Estou usando como parâmetro o próprio validador do w3c - http://validator.w3.org - mas acredito que não seja o suficiente. Já sei, também, que para que uma página seja acessível, não basta que ela seja validada mecanicamente, mas há que ser observado um conjunto de fatores humanos os quais eu ainda estou tentando compreender melhor.
Sei que aqui há diversos membros profundos conhecedores de acessibilidade web, por isso recorro a essa lista. Venho pedir não uma consultoria gratuita, mas que alguns de vocês possam dar apenas uma olhada superficial e, eventualmente, me passar alguma dica ou sugestão do que poderia fazer para melhorar a acessibilidade, de modo geral.
Tenho um enorme desejo de aprofundar meus conhecimentos em acessibilidade na web e pretendo, futuramente, participar dos cursos que a AcessoDigital promove. Minha dificuldade atual é pelo fato do curso ser realizado sempre no Rio de Janeiro, enquanto resido em Curitiba.
Grato desde já e, se fugi aos reais propósitos da lista, peço antecipadas desculpas.
Um grande abraço,
Diniz


__________ Informação do NOD32 IMON 6063 (20110422) __________

Esta mensagem foi verificada pelo NOD32 sistema antivírus
http://www.eset.com.br

--
Grupo "Acesso Digital" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acessodigital@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para acessodigital-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/acessodigital?hl=pt-BR
Acesso Digital - http://acessodigital.net

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário