Salve Everton.
Hoje pela manhã conversei com Uirá rapidamente. Existe uma solicitação de agenda com Minc dos pontos conveniados na ação cultura digital.
A ação cultura digital não tem pontos conveniados, existem os pontões de cultura digital e o prêmio cultura digital (pontos, pontões e outras iniciativas premiadas). Em relação aos pontos a ação CD deveria dizer respeito a todos que lidam com cultura digital, o que não é bem verdade.
Na terça perguntei ao Vitor e a Marta onde, na estrutura ministerial, ficaria a cultura digital. Já que, no meu ponto de vista, o que vinha acontecendo nos últimos anos era o esmagamento da Ação Cultura Digital na SCC e o crescimento da Coordenação de Cultura Digital na SPC.
A resposta que deram foi que embora considerem fundamental encontrar este "lugar" na estrutura do MinC, eles ainda não sabiam.
Pelo que vimos, acredito que seria uma boa oportunidade reunir os dois para discutir o assunto, da mesma forma acho que deveríamos reunir as diferentes frentes do movimento cultura digital para levar um debate unificado. Não vejo prejuízos de fazer assim.
Depois de realizada essa ampla - MinC e MCD, pode ser que muitas outras agendas mais específicas se coloquem. Digo isso porque entendo que o problema que precisamos enfrentar está no aspecto mais amplo do debate, que depois de realizado irá contribuir para as definições nos aspectos mais específicos.
Acho que um encontro assim deveria ocorrer em um espaço amplo, com streaming, onde estivessem presentes os representantes do MinC, representantes da CD e espaço para os interessados no tema, que depois de um tempo determinado poderiam tecer comentários e perguntas aos debatedores.
até
Daniel
Portanto, temos 2 frentes: 1 dos pontos conveniados na ação cultura digital , e outra mais ampla com o movimento de cultura digital.
Cabe a nós definirmos se iremos construir as 2 reuniões.
A reunião mais ampla deve articular artistas de peso que são oriundos e militantes da cultura livre e digital, e que compõem o movimento...
Penso, que seria fundamental envolver artistas que estão envolvidos e praticando a cultura livre e digital, como o Gil (que está dando visibilidade ao debate), Fernando Anitelli, GOG, Leoni devemos compor esse grupo como autores que liberam suas obras e que são ativistas. Isto pq o que está pegando no minc é o que eles entendem por CC que pensam que queremos destruir autores. (Fala recorrente). E precisamos envolver autores que nada receberam do Minc e do nosso campo nessas conversas, e que eles tenham peso para dar eco ao que lá for apresentado.
Com isso, ainda será preciso diferenciar o que é uma licença no site do Minc que não tem nada a ver com imposição de licenças para os autores como é recorrente nas falas.
O ECAD deve ter um tópico especial nessa reunião, e devemos ter um grupo que esteja preparado para falar sobre esse assunto. Pegar a CPI do ECAD em SP, experinecias de Jabá, sistema de amostragem, etcetc...
Sobre a lei do direito autoral, concordo plenamente que não podemos ser contra reabrir a consulta pública... Nós podemos postar novamente nossas constribuições e qualificá-las.
Além disso, penso que Claudio Prado, Sérgio Amadeu, Pablo Ortellado, Ronaldo Lemos e Oona não podem faltar para o tema direito autoral e Creative Commons.
Penso, que a nossa pauta deve partir da idéia de que nós não queremos que tudo seja cultura livre e digital, mas que queremos discutir o tamanho desse tema nas políticas públicas do ministério.
A isso devemos colocar demais pautas já listadas em mensagens anteriores.
EvertonEm 23 de fevereiro de 2011 10:14, Fabiana goa <fabiana.goa@gmail.com> escreveu:Ontem falamos com o Vitor aqui em brasilia
Pelo que entendi essa conversa ainda não foi apropriada por ele nem pela ministra.
O ser favorável a cultura digital e as tantas outras ações iniciadas pelo gil é primeiro entender o que se passou e o que se quer fazer. A proposta da reforma, segundo ele está parada até que alguem consiga tocar isso. Ele falou que não pediram que a proposta retornasse ao Minc, que ela retornou como todas retornaram, mas o que percebi é que ela vai ficar parada até que alguem possa tocar, acho que é um bom ponto também.
Eles estavam super na defensiva sobre o caso CC, mas ficaram mais sensiveis quando a gente falou que tudo era uma relação muito mais complexa que denota a forma como se produz e se consome cultura no pais.
Imagino que ele ja tenha ouvido muita coisa de muita gente diferente, acho que um diálogo mais organizado vai sanar a dúvida, estamso neutralizando ou avançando?
Em 22 de fevereiro de 2011 17:51, ricardo ruiz <doutorsocratesoreidofutebol@gmail.com> escreveu:
claudio, marcelo: isso aí. mais 1.o que o claudio falou eh muito importante. estabelcer o dialogo. falamos. esta na hora de ouvirmosbeijosEm 22 de fevereiro de 2011 15:27, Marcelo D'Elia Branco <marcelo@softwarelivre.org> escreveu:
Tem muita confusão na área!
Que eu saiba não existiu, nem existe, alguma iniciativa no MinC ou em outro lugar, que obrigaria os autores a liberarem suas obras p Creative Commons ou licenças Copyleft.
A defesa da licença CC no site do MinC diz repeito aos conteúdos produzidos pelo poder público, por funcionários públicos,com dinheiro público.
A defesa do Caetano e outros da velha guarda é pior...
Tem por consequência a defesa do Projeto do Azeredo - AI-5 Digital e a criminalização das novas práticas sociais de compartilhamento na Internet.
Portanto, creio que devemos clarear este debate publicamente.
Do jeito que as coisas estão caminhando, está surgindo uma reação conservadora capitaneada por grandes artistas que vão culminar na defesa da lei do Azeredo. Isso pra nós é uma merda.
marcelo
Manifestei minha opinião hoje pelo twitter e Facebook.
http://www.facebook.com/home.php#!/marcelo.branco/posts/128099157263502?notif_t=like
Em Ter, 2011-02-22 às 13:31 -0300, Claudio Prado escreveu:Atenção!!
"o movimento de cultura digital e livre" é um monte de gente que só se entende porque a ministra baixou o nivel desta conversa ao patamar de 2002/2003.
Acho que devemos pedir à Ministra (ao MinC) que esclareça com clareza (de forma a deixar claro) o que ela entende por "ser favorável à cultura digital" ...Seria um bom começo....
2011/2/22 Ronaldo Lemos <ronaldolemos09@gmail.com>
Olá Everton, acho muito positivo que o Vitor tenha sinalizado com uma posição favorável à cultura digital e pró-diálogo.
No entanto, temo que a chamada para o debate sirva para neutralizar o debate com o argumento de que "estamos conversando", o que serviria apenas para legitimar a suspensão da reforma da LDA e a mudança de rumo do Ministério. É o mesmo argumento da Ministra, quando afirma que a reforma de direitos autorais será retomada "quando chegar a hora". É uma posição fácil: jogar o concreto para o futuro, enquanto o presente se perde em uma aparente conversa.
Por essa razão, acho importante que o MinC dê sinais de boa vontade e de que está pronto para dar passos concretos em termos de políticas públicas antes da conversa. Por exemplo, retomando a licença Creative Commons no site do Ministério.
Se o MinC estiver disposto a demonstrar na prática que está disposto a dar passos concretos, vale retomar a conversa. De outro modo, estaremos simplesmente sendo enrolados.
Um abraço,
Ronaldo
2011/2/22 Everton Rodrigues <everton@softwarelivre.org>
Olá pessoal,
Escrevo essa mensagem para relatar uma conversa que tive com secretário executivo do Minc, o companheiro Vitor Ortiz.
Na conversa ele disse que o Minc não é contra a cultura digital e livre, e que a relação iniciou tumultuada e com bastante tensão, e que é necessário amenizar os conflitos e reestabelecer o processo de diálogo.
Por isso, estou assumindo a tarefa de articular uma conversa presencial entre a secretaria executiva do Minc e o movimento de cultura digital e livre.
Diante disso, proponho que seja articulada uma comissão do movimento cultura digital e livre, e entao, vamos articular essa reunião presencial.
Em conversa por telefone com Sérgio Amadeu, pensamos que a reunião em SP pode facilitar para o movimento, inclusive para uma possível transmissão da conversa. Penso que seria importante transmitir essa conversa. Não sei o que voces acham.
A partir do RS, do governo Tarso Genro, do gabinete digital do governador, e da secretaria de cultura do RS (Secretário Adjunto Jefferson Assunção) estamos criando um espaço para pensar ações para a cultura e música livre e digital, e na conversa com o secretario executivo Vitor Ortiz já iniciamos um diálogo de parcerias para viabilizar tais ações.
Ano que vem, janeiro de 2012 acontecerá os fóruns sociais mundiais descentralizados, e deveremos ter ações dessa área no FSM. Portanto, esse será mais um espaço para articulações da cultura/música livre e digital.
Vamos ainda precisar articular as experiências da cultura digital dos governos estaduais, como de Sergipe, Ceará e RJ, junto com o RS.
Bueno, é isso.
O que acham?
--
--
---------------------------------------------------
Everton Rodrigues
Blog Brasil Autogestionário
www.brasilautogestionario.org
Tel: (51) 8564-6466
---------------------------------------------------------
Outros contatos
everton@softwarelivre.org
Jabber: volverine@jabber.org
GoogleTalk: evertonlivre@gmail.com
Skype: gnueverton
Movimento Software Livre
www.softwarelivre.org
------------------------------------------------
Movimento Música para Baixar - MPB
www.musicaparabaixar.org.br
_______________________________________________
Essa é uma lista fechada. Por favor seja prudente ao redirecionar mensagens para listas abertas
_______________________________________________
sociedade-civil mailing list
sociedade-civil@lists.gpopai.org
http://lists.gpopai.org/listinfo.cgi/sociedade-civil-gpopai.org
_______________________________________________
Essa é uma lista fechada. Por favor seja prudente ao redirecionar mensagens para listas abertas
_______________________________________________
sociedade-civil mailing list
sociedade-civil@lists.gpopai.org
http://lists.gpopai.org/listinfo.cgi/sociedade-civil-gpopai.org
--
claudio prado
tel: (55 11) 3258 3887
!DSPAM:4d63f1e617091935753235!
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
-- Marcelo D'Elia Branco
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
--
-----------
:(){ :|:& };:
Unix Shell Forkbomb (2002)
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
--
---
fabiana goa
---
"omnia sunt communia"
La Danza :
http://fabiana.juntadados.org
http://blogs.metareciclagem.org/fabi/
http://flickr.com/photos/femmedanza
"O passado... mesmo que você o esqueça, ele continuará mexendo seus pauzinhos."
J. Constantine
--
--
---------------------------------------------------
Everton Rodrigues
Blog Brasil Autogestionário
www.brasilautogestionario.org
Tel: (51) 8564-6466
---------------------------------------------------------
Outros contatos
everton@softwarelivre.org
Jabber: volverine@jabber.org
GoogleTalk: evertonlivre@gmail.com
Skype: gnueverton
Movimento Software Livre
www.softwarelivre.org
------------------------------------------------
Movimento Música para Baixar - MPB
www.musicaparabaixar.org.br
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
--
Daniel Marostegan e Carneiro
Teia - casa de criação
Pontão Nós Digitais
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento






0 comentários:
Postar um comentário