Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [gtCD] Re: [sociedade-civil] Conversa com Secretario Executivo do Minc

Opa, Fabs


Agora teremos uma Secretaria só pra alguns tipos de atividade econômica. A cultura digital é uma dessas áreas que economia criativa abrange. A grande questão são os modelos de desenvolvimento escolhidos.

O Estado/MinC sempre investiu na industria cultural. É só ver a grana que o BNDES destina à industria do audiovisual e do livro, por exemplo. OUtro bom exemplo do volume destinado é observar que a Secretaria de fomento (lei rouanet) movimenta mais verba que todo o MinC junto.

Pros pontos e pequenos empreendimentos, migalhas.

Não sei se indo eventualmente para uma secretaria de indústria e comércio resolveria. A briga do pessoal do artesanato, por exemplo é ir para a cultura. Atualmente eles estão na secretaria de indústria e comércio e se ressentem do pouco investimento e falta de visão dos tecnocratas para esse setor.

Um abraço,
Andréa



Em 25 de fevereiro de 2011 14:33, Fabianne Balvedi <fabs@estudiolivre.org> escreveu:
2011/2/25 Andrea Saraiva <andreasaraiva.cb@gmail.com>

Olá, Aline,

Sobre a discussao a respeito de uma nova economia da cultura e cultura digital - muito mais do que uma licença no rodapé do site do Minc - é colocar a Secretaria de Economia Criativa na roda. Assim, o dialogo com a Claudia Leitao deve levar toda a discussao sobre essas novas formas de produçao, difusao, acesso e compartilhamento, que tem sido feita "do lado de ca", mostrando que muitas das soluçoes que o MinC parece estar indo buscar na Inglaterra, Espanha e Australia (com contextos diferentes do Brasil) ja foram discutidas e implementadas nas experiências em Economia Viva, aqui mesmo em terras tupiniquins.

A defesa da cultura como indústria já está bem organizada. Eles fizeram uma Federação e com certeza irão pautar a secretaria de economia criativa. Estão vindo pra cima e o discurso é bem sedutor.

O GT economia colaborativa tem uma reunião agendada com Marta Porto em Março (data em aberto) para discutir exatamente  fomento para os Pontos de Cultura. Ocasião interessante para saber o que ela pensa sobre isso e afirmar nossa opção por modelos justos. Nossa primeira defesa é que o MinC invista num encontro nacional para discutir especificamente a temática. 

Na sequência do papo com Marta Porto, iremos pautar a Secretaria de Economia Criativa. Vamos brigar para que seja investido o mesmo volume de verba que será investido para indústrias e empresas.



Esse investimento em indústria não deveria ser feito pelo Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio? Eu acho que isso está completamente fora de lugar, a verba do MinC já é ínfima, ainda ter que dividi-la com fomento à indústria? De boa, só se for o Mdic quem tá repassando a verba, caso contrário, é o chupim no ninho do tico-tico.


.f4bs


--
fabianne balvedi
GNU/Linux User #286985
http://about.me/f4bs | http://fabs.tk
.
| estudiolivre.org | metareciclagem.org | interfaceg2g.org |
| contestado.org | bicicletadacuritiba.org | artebicimob.org |
.
"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso
prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." -- Carl Sagan

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento



--
Andréa Saraiva
+ 55 - 85 8163 5600
Skype: andreasmartins
http://twitter.com/andreasaraiva

--------------------------------------------------


--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário