Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [gtCD] Re: [CNPdC] RE: [acaogrio-nascentes-e-veredas] RE: 2° Relato Livre - reunião com a Ministra

Opa,

Inclua aí o diálogo necessário com a SENAES e Ministério da Ciência e Tecnologia. Há vários experimentos espalhados pelo país que podem ser considerados "inovação". E a SENAES sinalizou interesse em investir nos PC como empreendimento, está aberto o canal tb para instalar bancos comunitarios etc.

Lembrando que Cultura digital é uma bricolagem de cultura + tecnologia + comunicação + educação + ....

Um abraço,
Andréa







Em 25 de fevereiro de 2011 13:23, Aline Carvalho <alinecarvalho.cultura@gmail.com> escreveu:
Gente, vamos la

Em primeiro lugar, muito obrigada pelo relato Daniel, ficou otimo!! E parabéns a tod@s por essa mobilizaçao, foi de fato um importante avanço enquanto movimento!

Mas eu concordo com a cautela quando se diz "Lembro que não fomos a Brasília como convidados". E me preocupa que esse primeiro contato sirva como pano quente, do tipo "olha como nos somos legais em descer para um auditorio e passar umas horas conversando com vcs".
E digo isso ao ler a matéria que saiu no blog do MinC, principalmente o ultimo paragrafo, onde as falas foram inteligetemente pinçadas para embasar esta aparente abertura: http://www.cultura.gov.br/site/2011/02/22/dialogo-aberto/

Sem duvida foi muito positivo poder sentar de frente a frente com a ministra, baixar a guarda e entender que tb nao deve ser nada facil pegar um ministério com diversos pagamentos atrasados e um movimento social cheio de pedras nas maos.
Mas isso nao quer dizer que agora esta reestabelecido o canal de comunicaçao com o Ministério, no patamar que se tinha na gestao anterior e, principalmente, que merecemos.
Repito, o movimento dos Pontos de Cultura nao é um monte de paneleiro querendo receber o dinheiro de edital, mas agentes polticos que possuem acumulo o suficiente para serem ouvidos tanto quanto o Caetano e o Ecad.

Se eles se acostumarem a dialogar com os pontos so depois de muito barulho e 40h de ônibus (sei la, to chutando rs), cadê o respeito?

A agenda da ministra anda bem disputada e pelo jeito os pontos nao sao prioridade. Entao agora é selar esta relaçao com a Marta Porto, o Vitor Ortiz (que se mostraram bastante abertos ao dialogos, segundo o relato de vcs) e tb a Claudia Leitao (Sec Economia Criativa), o Paulo Bernardo (Minicom), etc

A porta foi aberta, agora vamos entrando, sentando, ajudando na mudança e dando pitacos na decoraçao.


Em 25 de fevereiro de 2011 14:35, Daniel Marostegan <daniel@teia.org.br> escreveu:

Salve Zema,
tem hora que te lendo me sinto sonhando. Queria muito mesmo ver as coisas como você, seria tão mais fácil e confortante. Meu problema é que quando abro os olhos não vejo o que você diz, talvez aqui e ali, mas não na "cara da coisa", entende!
Vamos lá companheiro, me ajude a enxergar o que não consigo.
abraço e vamos pra luta

Em 25 de fevereiro de 2011 00:52, José Maria Reis <jmtur2008@gmail.com> escreveu:
estimada Daras
entao; essa postura que vc fala, que eu nao vejo na "Comissão" como vc diz ...  se essa postura existe em parte da comissão, que como esu disse pode estar a representar os segmentos/areas que vc atua é outro papo ( eu por exemplo , represento o GT AMAZONICO, que em tese nada tem haver com sua atuaçao cultural, e NAO TENHO ESSA POSTURA; ta me entendendo, nao é ?); entao vc deve cair dentro e debater, colocar que essa postrua nao esta certa, mas daí dizer que "a comissão" (como UM todo) tem essa postura, realmente, nao posso concordar.
sobre a reuniao com a MInistra a epoca,de fato,foi dito que a reuniao seria com membros da comissão, e era isso mesmo minha cara, porque essa é a "regra do jogo" que pactuamos ao reconhecer a comissao, essa comissão que tentando segurar um  movimento nacional, segurar uma UNIDADE, que ja construiu 3 foruns nacionais e diversas teias, compartilhadamente com os pontos e com o MinC ... e que agora nao teria legitimidade/representatividade para conversar com uma Ministra ? imagine se todos so pontos do Brasil decidissem conversar com a Ministra ...  nao que nao tenham esse direito, mas infelizmente, seria inviavel
de toda forma, sempre sera um prazer debater com a sua sensatez ( e de todos e todas que desejarem construir uma cultura viva nesse país)
um chero

zehma 


José Maria Reis (ou Zehma)
Gestor de Cooperação Internacional
Coordenador do Programa Turismo de base Local
Argonautas Ambientalistas da Amazônia
Av. Alcindo Cacela, 830 CJ 04
CEP: 66.040.020
Fones: (91)3226.3921/ 8215-1333/ 8105-9523
Belém do Pará, Amazônia, Brasil



 

From: daraina@guaimbe.org.br
Date: Thu, 24 Feb 2011 14:29:38 -0300
Subject: Re: [acaogrio-nascentes-e-veredas] RE: 2° Relato Livre - reunião com a Ministra
To: acaogrio-nascentes-e-veredas@googlegroups.com
CC: jmtur2008@gmail.com; comissaoprefnpc@lists.riseup.net; pcgoias@googlegroups.com; pccot@googlegroups.com; forumdeculturadf@yahoogrupos.com.br; forum_cult_pop_df@yahoogrupos.com.br; acaogrionacional-@googlegroups.com; bmr_polosregionais@googlegroups.com; gt_economiaviva@googlegroups.com; gtculturadigital@googlegroups.com; redepontinhodecultura@googlegroups.com


Oi Zehma, meu amado

Se eu estiver por aqui, claro que vou aparecer pra te dar aquele abraço mega ultra apertado e demorado!!! Oxi se não!

Não se trata de reconhecer ou não os representantes, entende? Se trata da postura da CNPdC... raramente a Comissão compartilha as discussões, as reflexões, intenções, com todos nós, Pontos de Cultura do Brasil. A meu ver, a Comissão facilita o diálogo, mas as discussões devem ser realizadas em âmbito nacional e com a participação de todos, não apenas as pessoas da Comissão. O que tem acontecido é que a gente tem sido informado sobre as decisões tomadas na Comissão, mas a exemplo do que temos presenciado no MinC, não estamos participando desta construção, não temos sido consultados sobre as proposições. Tô errada?

Concordo que se dê voz à Comissão, claro é óbvio, mas pra isso não é necessário deixar de ouvir a voz de qualquer um de nós ou impedir nossa participação, como em um email (posso procurar, se vc quiser) onde estava dito explicitamente que outras pessoas que não fossem da Comissão não seriam admitidas na reunião com a Ministra, por exemplo, sendo que estávamos e estamos em momento estratégico de mobilização, falar e escuta. Considero essa atitude autoritária.

Eu gosto dessa nossa reflexão e gostaria mais ainda se conseguíssemos avançar nela e dar o salto pras decisões em consenso. Insisto nisso: somos todos UM!

por enquanto segue um abraço virtual, chein chein de saudades!!!!

Daras

Em 24 de fevereiro de 2011 13:11, José Maria Reis <jmtur2008@gmail.com> escreveu:

Daras, bom dia
tem lido e aconpanhado com atenção o movimento que tem sido feito, o que aproveito para parabeniza-los (po uma questao pessoal nao tido muito tempo de participar dos debates virtuais), todavia algo que vejo explicito agora em sua escrita nao me permite ficar mais no silencio virtual: nao é admissivel insinuar que a CNPdC "é um lugar de poder para a prática da manipulação e exclusão, esse modelo que abominamos na política mal feita e que infelizmente vem se repetindo em nosso meio. Ainda há tempo de sermos UM."
sou parte dessa comissão, e nenhum momento permitir ou permitirei que seja assim, se por algum motivo assim for, pode ficar certo que sou o primeiro a pular FORA.
outra coisa é vc (ipoteticamente, com exemplo, na forma de falar, entende ?) nao concordar, ou mesmo nao "gostar" da sua representaçao junto a comissão... vc mesma tem lá varios segmentos representados que sei que vc atua, por exemplo, rep. do DF, rep de GO, rep. DE GT PATRIMONIO, rep AÇAO GRIO, etc (poderia ficar a listar varios que sei que vc atua, nesse "aninhos" que a conheço), agora nao concordar com eles, ou mesmos nao os reconhe-los , é outro papo! se nao concorda com suas representações, venha para dentro e faça o debate! digo a vc ( e quem mais possa interessar) que a CNPdC nao esta aqui para reproduzir velhas praticas, estamos aqui para construir UMA NOVA CULTURA POLITICA
um forte abraço e saudades (teremos a proxima reuniao da comissao em março em Piri novamente, por favor, va me ver e me dar uma abraço gostoso daqueles!se por algum motivo nao quizer ir, me diga onde posso encontra-la, se nao quizer mesmo, basta ficar em silencio novamente, pois para bom entendendor, poucas , ou nenhuma palavra basta)
 
 tempo: peço a vc que repasse esta mesagem aos demais grupos que vc copiou e que nao tenho acesso, inclusive o bmr que nao tenho acesso por este email

sds
zehma
 


José Maria Reis (ou Zehma)
Gestor de Cooperação Internacional
Coordenador do Programa Turismo de base Local
Argonautas Ambientalistas da Amazônia
Av. Alcindo Cacela, 830 CJ 04
CEP: 66.040.020
Fones: (91)3226.3921/ 8215-1333/ 8105-9523
Belém do Pará, Amazônia, Brasil



 

From: daraina@guaimbe.org.br
Date: Thu, 24 Feb 2011 12:24:22 -0300
Subject: 2° Relato Livre - reunião com a Ministra
To: pcgoias@googlegroups.com; pccot@googlegroups.com; forumdeculturadf@yahoogrupos.com.br; forum_cult_pop_df@yahoogrupos.com.br; acaogrio-nascentes-e-veredas@googlegroups.com; acaogrionacional-@googlegroups.com; bmr_polosregionais@googlegroups.com; gt_economiaviva@googlegroups.com; gtculturadigital@googlegroups.com; redepontinhodecultura@googlegroups.com


Daniel, grata pelo compartilhar! Tá fantástico.

Faço algumas considerações ao longo do email.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Daniel Marostegan <daniel@teia.org.br>
Data: 24 de fevereiro de 2011 00:52
Assunto: [gtCD] 2° Relato Livre - reunião com a Ministra
Para:

Faço aqui, depois de dormir, um segundo relato reflexivo pessoal e livre, um pouco mais longo e focado em pontos que considero importantes.

Pontos importantes para o debate:
1 - Sobre movimento/movimento: No nível interno do movimento de pontos de cultura, considero que a ação autônoma que desencadeou simultaneamente, no dia 22, a caravana até Brasília e a reunião na Regional São Paulo, mostrou um caminho fundamental de mobilização. Atos como esses consolidam musculatura ao movimento, que se mostra mais ativo e na prontidão da defesa dos direitos conquistados nos últimos anos.
Conseguimos nos ver uns aos outros, depois juntos percebemos o afogamento certo a que estávamos fadados. Debaixo d'água vimos a superfície e fomos até lá, colocamos o nariz pra fora e sinto que mesmo com dificuldade já conseguimos respirar. Nem sequer conseguimos olhar pra fora, para conseguir ir até a praia e ficar à vontade, como merecemos, teremos ainda que olhar pro horizonte comum, decidir o melhor rumo e nadar, nadar, nos esforçar, passar a arrebentação, conseguir por o pé no chão, se levantar e então dar os passos até a areia seca. Ainda estamos longe disso, mas pelo menos não nos encontramos mais paralisados.
Concordo contigo e entendo que agora, mais que nunca, é hora de sermos um único movimento, nacional. Antes do MinC, nós precisamos compreender que somos UM e agir assim. E aproveito aqui pra dizer que no meu ponto de vista, a CNPdC é uma instância de facilitação de processo de comunicação com o MinC, mas NÃO é um lugar de poder para a prática da manipulação e exclusão, esse modelo que abominamos na política mal feita e que infelizmente vem se repetindo em nosso meio. Ainda há tempo de sermos UM.

2 - Sobre o MinC e a relação movimento/estado. Está claro que os ventos que sopram do MinC não se direcionam mais para os mesmos caminhos, a diferença é perceptível por todos os ângulos de observação, portanto, o que antes era normal não mais o é. No seu aspecto mais amplo considero possível que parte das diferenças sejam inclusive positivas. Não podemos fechar os olhos ao enormes erros cometidos no passado, principalmente no último ano. O que mais preocupa é a forte sensação de que não temos mais aliados que lutam por nossos interesses dentro do Ministério. O que se coloca então é algo muito óbvio, se nós mesmos não lutarmos por nossos interesses ninguém o fará.
Fiquei satisfeito com o clima de abertura e disposição ao diálogo com o qual fomos recebidos, mas não me esqueço que não estávamos lá como convidados, que não fomos consultados sobre a junção da SCC e da SID, que gostava muito do CC na barra do site do MinC, entre outras coisas.
Numa leitura positivista e de certo um tanto simplista fico com a impressão que os oito anos que se passaram foram quase que de fomento aos movimentos culturais, e em poucos dias em 2011 passamos dessa condição de fomentados para a realidade de enquanto movimento existente darmos conta, por nossas próprias pernas, de nos defender. Pois bem, quem já se sente maduro a hora é essa! Espero que sejam muitos.
Eu ainda tenho dúvida se eles nos receberam ou temeram não nos receber, por isso até na minha fala eu dei a eles as boas vindas ao NOSSO convívio. Nós já estávamos e estamos aqui e concordo contigo, se tem uma coisa que deu muito certo no Cultura Viva é que nos tornamos um movimento social. Agora eles terão que entender também que não seguirão sozinhos. Estamos aqui e temos o que dizer, oferecer, demandar, exigir e juntar.

3 - Pulgas atrás da orelha -
a) Em mais de um momento da fala da Marta ela se referiu como algo negativo a "política de editais" praticada pela SCC, segundo ela existem outros meios de repasse de recursos entre estado e sociedade civil, algo que considera que foi bem experimentado pela SID. Me pergunto, do que está falando?
ela até falou de algumas possibilidades (termo de cooperação e coisas assim, lembra?) - agora é estar junto e ver o que eles oferecem.
b) Na fala da Ana ela disse que a junção da SCC e da SID ocorreu porque as duas secretarias praticavam políticas parecidas de forma paralela e que enquanto uma dispunha de muitos recursos a outra não. Me pergunto, será? O fato das duas secretarias lidarem com a diversidade da cultura popular não significou, ao meu ver, políticas parecidas. Sobre a questão dos recursos me parece claro que quem vai sair perdendo é o Cultura Viva, que terá que dividir recursos com outras políticas culturais destinadas ao mesmo público. Preocupante...
uma de nossas Guerreiras falou assim: não se pode confiar nela, ela "fala por baixo". A mim, não me convenceu. Achei-a despreparada e desempoderada. Só uma primeira impressão.
c) O discurso técnico da Marta me trouxe um desconforto, fiquei pensando se seremos tratados, reconhecidos e respeitados como os agentes políticos autônomos que somos. Me pareceu que existe um q de superioridade no posicionamento dela, que de certa forma justificaria a não necessidade de nos ouvir. Sendo essa a figura á frente de um programa que tem na autonomia, no empoderamento e no protagonismo seu tripé fundamental, considero no mínimo preocupante...
tb senti esse Q em vários momentos e até me surpreendi com a maneira como ela se emocionou com o canto de d. Narcisa. Acho que naquele momento algumas fichas não racionais caíram e ela começou a se dar conta do que se trata. O Vitor tb ficou com os olhos mareados... eles precisam mais disso: conviver com a nossa realidade pra entender qual é.
d) Esse mesmo q de superioridade é a única explicação que consigo imaginar para a junção entre SCC e SID ser chamada apenas de técnica, a retirada do CC ser apenas um ajuste sob a justificativa de que esta é apenas uma das licenças disponíveis, assim como a não convocação pelo MinC de um debate amplo sobre as mudanças que pretendem rumar. Me parecem peças de um mesmo quebra cabeça, onde a gestão compartilhada não faz mais parte da prerrogativa. Pois bem, se é isso, essa é a luta central e contínua em que devemos nos focar.
teremos que conquistar esse espaço de fala e escuta na marra... não vai ser fácil não, mas eles já entenderam nossa força e capacidade de mobilização. Precisamos estar 100% alertas e ativos.
e) Por fim a pior notícia e contra a qual devemos lutar imediatamente. Segundo Vitor Ortiz, todos os pagamentos referentes aos empenhos de 2010 serão realizados, mas não podem dizer o mesmo sobre os pagamentos dos anos anteriores. Acho isso inadmissível e motivo suficiente para, depois do dia 14 de março - data estipulada na reunião para um retorno mais preciso sobre os pagamentos - , caso nenhum sinal claro de solução referente a esses casos seja anunciado pelo MinC, organizemos uma caravana bem maior em direção a discutir a questão com a Presidente Dilma, eleita por nós para dar continuidade com melhorias e não calote na dívida.
aqui eu acho que devemos começar JÁ um diálogo com a Dilma no sentido de mostrar o que é o nosso PAC (por amor à cultura ou ponto de amor à cultura ou prova de amor à cultura ou ....) e lembrá-la que não aceitaremos o não pagamento de TODAS as dívidas. Mas isso é URGENTE URGENTÍSSIMO, pois como o Vitor falou, eles estão aguardando orientação da Dilma pra saber o que fazem com as dívidas anteriores a 2010. Eu não esperaria até 14 de março pra enviar carta à Dilma.

um abraço e vamo que vamo
outro abraço e tô dentro do vamos que vamo!
Daniel
Daraína

--
               Daniel Marostegan e Carneiro
                     Teia - casa de criação
                       Pontão Nós Digitais

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "BMR_polosregionais" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para bmr_polosregionais@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para bmr_polosregionais+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/bmr_polosregionais?hl=pt-BR.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Nascentes & Veredas" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para acaogrio-nascentes-e-veredas@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para acaogrio-nascentes-e-veredas+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/acaogrio-nascentes-e-veredas?hl=pt-BR.


---
Comissão Nacional de Pontos de Cultura
---
arquivos: https://lists.riseup.net/www/arc/comissaoprefnpc
site: http://teia2008.org/
apoio: http://www.cultura.gov.br/





--
               Daniel Marostegan e Carneiro
                     Teia - casa de criação
                       Pontão Nós Digitais

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento



--
Aline Carvalho
@alinecarvalho
www.tropicaline.wordpress.com
+33 (0)6 58 29 59 82


--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento



--
Andréa Saraiva
+ 55 - 85 8163 5600
Skype: andreasmartins
http://twitter.com/andreasaraiva

--------------------------------------------------


--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário