Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [gtCD] Ministra Ana de Hollanda desmascarada: A política suja ministerial

Bonjour!
Respondendo com um certo atraso, mas ainda em tempo...


Não sei não, aline, se 'todo tipo de coisa' é válida como forma de protesto.
Desse jeito, vc está de certa forma concordando, por exemplo, com as 
respostas desinformadoras dos artista pro-ecad, falando que creative
commons é coisa do império americano querendo roubar o brasil.


"Discordo daquilo que dizes mas defenderei até a morte teu direito de dizeres" - Voltaire

Justamente em funçao deste debate de alto nivel que eu acho que estas diferentes manifestaçoes sao validas, pela simples razao de que as ultimas açoes do Minc tem provocado reaçoes diferentes, para agentes diferentes, demandando respostas diferentes.
E essas respostas evidenciam a necessidade desse dialogo entre sociedade civil e governo, que, de uma forma ou de outra, estamos travando.


Por exemplo, acho que 'exigir' explicações oficiais é quase arrogante.
Mas podemos solicitar uma posição oficial do MinC em relação ao 
tema exposto, temos contato com a assessoria de comunicação do
ministério, e se eles não nos responderem, estaremos pelo menos
cumprindo a nossa obrigação de ouvir os vários lados da história.

Concordo com seus ultimos pitacos que precisamos ser menos arrogantes no trato com o Minc (de fato a palavra exigir - neste caso - nao é a melhor). Mas essa relaçao entre a nova gestao e "os agentes construtores dessas novas realidades", citando o Gil, esta beirando o desrespeito, a partir do momento em que a Ministra resolve do dia pra noite descontinuar uma serie de politicas com as quais sua pasta - e nao ela, pessoalmente - deveriam estar comprometidas. So pra bater na mesma tecla.

Nesse ponto tô com nosso amigo Jatoba: "O Cabo de guerra aqui nao e com a ministra, é interno na lista entre visões distintas. A ministra não está lá pra escolher o modelo q ela quer pro Brasil. Ela ta lá pra atender as demandas da sociedade civil. Se ela não entendeu isso ainda cabe a nós fazer ela entender."

No mais, acho que o caminho é esse mesmo de travar esse dialogo com a Secretaria de Cidadania e Diversidade, de Economia Criativa, o Ministério das Comunicaçoes, o de Ciência e Tecnologia, etc nao caindo na pegadinha de apenas ficar batendo no nome da Ministra da Cultura (o que sinceramente acho muito pior - se ela sai, imagina quem vem depois?).
Afinal, estamos falando de politicas PUBLICAS, financiada com dinheiro PUBLICO, e por isso certas explicaçoes tem sim que ser dadas.

Desde que voltei pra ca, infelizmente nao estou conseguindo acompanhar as movimentaçoes como eu gostaria, mas minha avaliaçao muito pessoal é que reflexoes importantissimas estao sendo travadas e amadurecidas, e aos trancos e barrancos, esta sendo construida uma importante pagina da historia cultural brasileira a cada email que é trocado por aqui.

E vamos nessa.



--
Aline Carvalho
@alinecarvalho
www.tropicaline.wordpress.com
+33 (0)6 58 29 59 82


--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário