Gostaria de compartilhar com vocês, um problema que me ocorreu por duas vezes em clientes diferentes meus.
O problema é que os ambos utilizam o certificado digital A3 da Caixa (Cartão) e após o dia 20/01/2012 mais ou menos, não conseguiram mais enviar NFe devido a um erro que ocorre com o certificado digital.
Verificando mais a fundo, copiando e colando o endereço do webservice (https://nfe.sefaz.rs.gov.br/ws/NfeStatusServico/NfeStatusServico2.asmx) no navegador (Iternet Explorer), o mesmo retornava o erro 403.16 (inválido ou não confiávél) porém ao alterar para o ambiente de homologação deste mesmo webservice, ele funciona perfeitamente!!!!
Percebi que em outros estados como SP, ambos ambientes de produção e homologação funcionam normalmente, o que me leva a crer que o problema está relacionado somente com o webservice de produção do RS, pois em outros serviços que exigem o certifcado digital (por exemplo E-cac da receita federal) estes funcionam normalmente.
O pior é que ligando para o suporte da caixa, os antendentes não sabem informar nada, e apenas seguem o scripts deles que é reinstalação do charismatics!!!
Se por acaso alguém já passou por este problema e conseguiu resolver, favor me diga qual a mágica, pois já fiz tudo que é possível, troquei de pc, de leitora, reinstalei o software do cartão (Charismatics) , Instalei todas as cadeias de certificados possíveis (Caixa, ICP Brasil) e sempre o mesmo problema persisitia erro 403.16.
Att,
Eliandro Justo.
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