Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Re: [submidialogia] A tecnoutopia do software livre: uma história do projeto técnico e político do GNU

Ois,

Fabs, grato por dar visibilidade ao trabalho da Aracele, que contribui no entendimento político e técnico (pois técnica é política) de um dos projetos coletivos de imensa relevância para a construção de uma sociedade melhor.

Gostarei muito de ler com mais calma o texto e comentar, mas aproveito para reafirmar algo que responde a algumas inquietações recorrentes:

O software livre possui uma natureza sócio-técnica totalmente distinta do software proprietário. Enquanto objeto aberto, guarda a potencialidade de estar sempre adaptado à uma nova realidade, enquanto o software proprietário, fechado, não passa de uma mercadoria fadada à obsolescência (programada). Assim, o software livre É MAIS EVOLUÍDO tecnicamente que o proprietário.

Ao reduzir a existência da técnica apenas sob seu valor instrumental, vem-se perdendo toda a riqueza social produzida com o sw livre que, como aponta Aracele já no resumo, vincula o conhecimento livre à emancipação social. Neste sentido, não há porque opor usuários e programadores, pois que ambos participam na produção e consumo, já que o que importa no sw livre não é a compra e a venda, mas a evolução permanente, distribuída e colaborativa de tecnologia.

Acredito que o ensino de programação nas escolas, assim como a metareciclagem de computadores, especialmente com projetos estéticos como MimoSa, são caminhos convergentes do desenvolvimento tecnológico emancipador. Assim como rádios livres são uma via de escape (linha de fuga pra quem gosta...) do regime comunicacional vigente.

(vamo ler e dar pitaco consistente aí pessoal!)

Mais logo menos...

abrazos,




Em 3 de abril de 2014 19:51, fabianne balvedi <fabs@estudiolivre.org> escreveu:
Perdoem-me pelo cross-post, mas esta generosidade da Aracele Torres merece:

http://cibermundi.wordpress.com/2014/03/31/minha-dissertacao-sobre-o-projeto-gnu/

Resumo:

Ao longo dos períodos históricos a técnica tem desempenhado um papel importante na formulação de demandas sociais. Os indivíduos sempre depositaram nas tecnologias suas expectativas e desejos para a construção de uma realidade diferente. O mesmo tem acontecido hoje com as tecnologias digitais. Muitos grupos sociais atribuem a elas um papel de possibilitadoras de uma sociedade mais justa e mais democrática, onde o conhecimento seja algo irrestrito e pertença a todos. Neste trabalho pretendemos apresentar, a partir de uma perspectiva histórica, esse debate contemporâneo em torno das tecnologias digitais como tecnologias emancipadoras. Para tal, trabalharemos com o Projeto GNU, representante do movimento software livre, idealizado na década de 1980 por Richard Stallman, e que se insere nesse debate através da sua defesa, não só de uma informática livre, mas do conhecimento livre como um todo. Entendemos que esse projeto é um dos principais representantes da tendência atual de depositar nas tecnologias digitais a expectativa de uma sociedade melhor. Investigamos as características desse discurso do Projeto GNU e buscamos perceber de que forma ele foi se construindo ao longo do tempo, assim como também quais práticas sociais o acompanham e quais indivíduos são seus portadores. Identificamos neste discurso a presença de palavras-chave historicamente mobilizadoras e que permitem que ele seja incorporado tanto por grupos de esquerda quanto de direita. Além disso, ao se colocar como um projeto político e defender uma sociedade diferente da que temos hoje, o Projeto GNU, com sua causa do software livre, é representante de uma verdadeira utopia moderna.

Link para download da dissertação: A tecnoutopia do software livre: uma história do projeto técnico e político do GNU.


--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário