Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Re: MOBILIZAÇÃO: "A Teia-sp É dos Pontos de CULTURA" - Reunião do Dia 20/01/2013

Pontos, a TEIA é ou não é Nossa?
 
Dizer que a TEIA Estadual Paulista é dos Pontos de Cultura é um marco, um passo, uma conquista. Não é promessa política de campanha eleitoral, mas não deixa de ser um espaço de disputa política com consequências eleitorais sim – não sejamos ingênuos, pelo menos não tão ingênuos, afinal alimentar ingenuidades também nos mantém certas genuinidades e não remete necessariamente para 'alienidades'. Alienação é estar inserido em um Programa Político e não querer participar ativamente dele; é ter a Potência de uma Rede Complexa, Heterogênea em sua imensa diversidade territorial, cultural e artística sendo servida apenas de Programas e Propagandas Governamentais e não ser assumida pelos Pontos que se ligam e coexistem nesta mesma comum Rede; é ter sido Premiado, Conveniado e se preocupar apenas com o repasse da verba.
Ao afirmarmos que a TEIA é dos Pontos não estamos falando apenas dos Pontos selecionados em Editais Públicos que já tiveram ou ainda têm Convênios/Contratos diretamente com o Governo Federal, ou via Governo Estadual (Rede 301), ou via Governos Municipais localizados no Estado de São Paulo. Estamos falando também dos selecionados em Editais Públicos de diversos Prêmios do 'Cultura Viva' e que estejam no Estado de São Paulo. Estamos falando também dos que se auto-nomeiam serem "Pontos de Cultura" independente dos recursos vindos de qualquer Governo e que também atuam em Rede!
Quando a fala como um lema é: "A Teia É dos Pontos!" escancarasse que o momento é para além dos outros importantes lemas e frases de chamados e convocações feitas nos últimos atos que ocorreram ao longo da recente história do 'Cultura Viva' no Estado de São Paulo. Antes nos unimos, por exemplo, na temática do atrasado do repasse das verbas, indo até Brasília inclusive. Em uma lógica de inevitável necessidade para continuidade dos tantos projetos que estavam em andamento, mas não sejamos tão ingênuos - pois é também ainda em uma lógica do tipo "salarial". No momento atual a questão é diferente. Estamos nos posicionando e nos fortalecendo garantindo maior efetiva interferência e participação da Sociedade Civil frente aos Governos (Estadual e Federal – independente dos partidarismos).
Dizer que a TEIA é dos Pontos, não sejamos tão ingênuos, vai para além da Eventualidade do Evento/Encontro dos Pontos de Cultura. É mais um acúmulo no processo de construção e reformulação das Políticas Culturais, e também além: é construção e reformulação das Culturas Políticas. Forçar e lutar para ter cada vez mais efetiva participação não apenas como 'beneficiados', 'frequentadores', 'inscritos', mas sim como 'idealizadores', 'organizadores', 'coordenadores' é, portanto, propor mudanças nos modos de se fazer as Políticas.
Não tem como falarmos em "sustentabilidade" da Rede dos Pontos de Cultura e "autonomia" dependendo apenas das decisões governamentais decididas somente por eles, afinal por eles continua-se os Megacontratos com "Globo", "Itaú" e então de repente para obras da Copa do Mundo de Futebol não precisa de licitações, mas para os Pontos de Cultura é vigilância frente à lei 8666. Portanto, não sejamos tão ingênuos: ou nos organizamos por nós mesmos, ou seremos organizados por outros.
O momento é sim diferente. Tão diferente que em jogo não está o repasse dos Convênios/Contratos e sim qual tipo de Rede dos Pontos de Cultura nós, Pontos de Cultura, queremos. Afinal, dos que tinham Convênios/Contratos diretamente via Governo Federal a imensa maioria já terminou, via Governo Estadual (301) já estão também na reta final, via Municípios - sem ter a nossa articulação serão apenas Redes Municipais em si mesmas. Portanto ou somos Protagonistas na atuação cultural e também na política ou seremos Grupos, Projetos, Coletivos, Instituições que ficam apenas a mercê de possíveis repasses de verbas.
Lembro aqui a todos que a Comissão Paulista dos Pontos de Cultura em outros tempos também teve relevante e importante participação na elaboração das regras do Edital Estadual que possibilitou a Rede dos 301 Pontos. O atual momento se assemelha com este do Edital dos 301, claro que com todos os avanços e acúmulos de experiências adquiridos neste meio tempo. Assemelha-se, mas penso que vai além.
Vai além, pois ainda não está em jogo o futuro possível Edital de parceria entre Governos Federal e Estadual, o que está em jogo é a Articulação em Rede dos Pontos de Cultura no Estado de São Paulo, independente da concretização de um possível futuro Edital.
Assemelha-se ainda mais com a época do Primeiro Fórum Paulista dos Pontos de Cultura, em 2008, em Diadema, afinal foi lá a primeira vez que foi pensada a Articulação em Rede dos Pontos de Cultura e criada a Comissão Paulista dos Pontos de Cultura e firmada a rede de e-mails 'PontosSP'. Assemelha-se mais pois a TEIA Estadual e o 2º Fórum, em Guarulhos, foi logo no início do Edital dos 301, e a lógica de Articulação em Rede ainda estava com os vícios da 1ª Edição, da 1ª Experiência. Precisamos nos atualizar, e irmos além, avançar e evoluir. Repensar representatividades e participações. Mexer no tocante das articulações por regiões e também as por afinidades e afetos, as por linguagens, por matrizes, por manifestações, por faixas etárias. Não sejamos ingênuos, o Governo Federal já propôs um "Redesenho" do 'Cultura Viva' e hoje a Comissão Nacional luta para que conquista e conceitos não sejam perdidas nesta proposta, sendo assim está mais que na hora de nós no Estado de São Paulo termos os lápis e canetas em nossas mãos e nós mesmos Redesenharmos a nossa própria Rede: REDE-senharmo-nos!
A Teia ser dos Pontos é a Política Cultural ser Política Viva, é ser algo mais orgânico e dinâmico, participativo, com escuta, ausculta e vozes. É toda uma Rede se organizar para se reorganizar. Desorganizar o organizado até então. Se reconhecer, redescobrir. É os próprios Pontos lutarmos pelo 'desesconder'  e desabrochar de uma Rede dando ainda mais vazão para nossas Potencias. E então nos preparar para agirmos coletivamente de modo transparente, solidário e comunicativo sempre cada vez mais! Em 2013 temos agora a chance de não só a Teia ser nossa, mas de assumirmos para nós mesmos que a Rede dos Pontos de Cultura não é de nenhum governo... A Rede É Nossa! A Rede Somos Nós!

 
_______________________________________________________________ 

"BINHO" - Fábio Riani Costa Perinotto
bob_binhow@yahoo.com.br - (19) 88548808
(019) 35974139
(019) 30241154 / (019) 35248552
Skype: binho.perinotto / Twitter: @BinhoPerinotto
_______________________________________________________________


De: BINHO Riani Perinotto <bob_binhow@yahoo.com.br>
Para: GRUPO CPPC Comissão Paulista dos Pontos de Cultura <comissaopaulistadepontoscultura@googlegroups.com>; Grupo PONTOS de Cultura SP <pontossp@lists.riseup.net>; Grupo PONTOS Cultura <umanovaculturapolitica@googlegroups.com>; GRUPO CNPC Comissão Nacional dos Pontos de Cultura <comissaoprefnpc@lists.riseup.net>; Grupo TUXAUA <listatuxaua@googlegroups.com>; "mobilizacultura@googlegroups.com" <mobilizacultura@googlegroups.com>; "pcult@googlegroups.com" <pcult@googlegroups.com>
Cc: GRUPO Cultura Digital <gtculturadigital@googlegroups.com>; GRUPO Arte Cultura RIO CLARO <artecultura_rioclaro@yahoogrupos.com.br>
Enviadas: Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2013 2:21
Assunto: MOBILIZAÇÃO: "A Teia-sp É dos Pontos de CULTURA" - Reunião do Dia 20/01/2013

Além do CONVITE Anexo (reunião dia 20/01/2013)
reencaminho aqui os encaminhamentos da última reunião (19/12/2012):
(e anexo também a ATA Oficial Completa desta última reunião)

PAUTA do dia 20 de Janeiro:
A formação dos Nomes do GT de Produção da TEIA Estadual SP; Formato da TEIA; e Indicação de possível Instituição Proponente.


Encaminhamentos da reunião de 19 de Dezembro de 2012:
Prezados e prezadas,

Consideramos todas as manifestações, questionamentos e sugestões, apresentadas presencialmente durante o último Encontro dos Pontos e virtualmente principalmente pelos E-mails e Grupos de E-mails. E acreditamos que o espaço de construção e ampliação do programa constitui sim no fortalecimento de uma Comissão Paulista mais ativa e mais participativa.

Para isso convocamos todos e todas a participarem da reunião da Comissão Paulista, que como desde início sempre foi aberta à participação de todos os Pontos de Cultura interessados:
- DATA: 20/01/2013

Ontem (Dia 19/12/2012) realizamos (Comissão Paulista e alguns Pontos de Cultura), reunião com a SEC (Teca, Antonieta, Natalia e Jenipher) e MinC (Yara e outro funcionário da Regional São Paulo).
A Pauta foi: Avaliação da "formação" e Organização da Teia.

Seguem aqui alguns dos Encaminhamentos
(em breve será enviada uma Ata mais completa):

· A SEC e o MinC reafirmam que o dialogo para construção da Teia será via Comissão Paulista, portanto a TEIA é dos Pontos através da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura;

· A Comissão Paulista indicará os representantes do GT de Produção da Teia até a próxima reunião com SEC e MinC que será dia 21 de Janeiro;

· Este GT de Produção irá compor junto a SEC e MinC o Comitê Executivo da TEIA Estadual 2013. E deve ter no mínimo um Representante por região (que são 15 ao todo – mesmo método de organização da atual representação da Comissão) porém sendo os membros ou membras da comissão ou não, mas desde que indicados pela região de modo organizado garantindo representatividade;

· O Comitê Executivo da TEIA será composto por SEC, MinC, Comissão Paulista (através do seu GT de Produção: representantes regionais - e redes municipais [21 cidades ao todo]);

· A SEC disponibilizará recursos para os deslocamentos dos representantes participarem das reuniões de Produção da TEIA Estadual 2013 (porém ainda não esta confirmado o recurso para a reunião do dia 21 de Janeiro devido aos tramites burocráticos de começo de ano);

· Também discutimos na reunião de ontem (dia 19/12/2012) a possibilidade de outra Instituição ser a Proponente da execução da TEIA. A SEC e o MinC disseram que há a possibilidade contudo a Instituição deve ter alguns pré requisitos. Quanto a Abaçaí foi proposto que em sendo esta instituição que teríamos então indicados pela Comissão Paulista dos Pontos de Cultura os Produtores que trabalhariam na Produção da TEIA, e foi cobrada também melhor transparência nas prestações de contas como no caso um tipo de "Portal da Transparência" para acompanhamento dos gastos na TEIA Estadual 2013.

· Pauta da próxima reunião do Dia 21 de Janeiro de 2013:
- Calendário, Agenda de trabalho e Formato da Teia;


A partir da data agendada do dia 21 de Janeiro no qual já haverá a próxima reunião com SEC e MinC e Comissão Paulista, aproveitamos para convocarmos todos os Ponteiros e as Ponteiras para participarem da Reunião da Comissão que discutirá:

- A formação dos Nomes deste GT de Produção da TEIA; Formato; e possível Instituição Proponente.
- Data: 20 de janeiro de 2013.
- Local: Pontão de Cultura da Vila Prudente, rua Bahia Grande, 456 – Vila Prudente.
- Das 10h as 17h
- Alimentação e Hospedagem estão garantidas - disponibilizadas pelo Pontão.

 


_______________________________________________________________ 

"BINHO" - Fábio Riani Costa Perinotto
bob_binhow@yahoo.com.br - (19) 88548808
(019) 35974139
(019) 30241154 / (019) 35248552
Skype: binho.perinotto / Twitter: @BinhoPerinotto
_______________________________________________________________


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário