A cada dia que passa, nossa sociedade se torna mais sensível ao desenvolvimento tecnológico e à velocidade com que ele se dá.
No âmbito da educação esta sensibilidade não é diferente.
Fica cada vez mais difícil conceber as escolas sem computadores e internet, e, para que elas sejam assim serão necessárias, entre tantas outras coisas, políticas públicas que equipem as escolas devidamente.
A internet com suas redes sociais, com abundância de conteúdos e sua enorme possibilidade de compartilhamento, entre tantos outros fatores, obriga-nos todos a pensarmos o modo como as tecnologias podem ser utilizadas para motivar alunos, como facilitar o aprendizado deles, qual o papel dos professores nesse novo contexto educacional, quais seus desafios, como capacitá-los, e tantas outras questões.
Temas como Direitos Autorais, seus impactos na disseminação do conhecimento no "mundo virtual", o acesso à internet de qualidade nas escolas e nas casas, quais recursos educacionais a tecnologia nos oferece também são fundamentais de serem pensados.
Foi para nos ajudar a refletir sobre tudo isso e muito mais que convidamos Selma Rocha* e Bianca Santana** para um debate na sede do Coletivo Digital
Este debate se faz ainda mais importante em período de eleições municipais, quando o rumo que a cidade tomará nos próximos anos passa a ser mais e mais discutido entre todos. Neste contexto, é importante que debatamos políticas públicas voltadas à educação também. Acreditamos que temos que fazer de São Paulo uma cidade educadora, ocupada e segura!
Estão todos convidados para contribuir neste debate!
SERVIÇO: Debate Educação e Recursos Educacionais Abertos
Quando: 15/06 (sexta-feira)
Hora: 19:45
Onde: Sede do Coletivo Digital
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1117
Informações pelo telefone: 11 3083-5134 (entre 10h e 19h)
*Grátis
PS: Quem não está em São Paulo poderá participar também. O debate será transmitido por Streaming em endereço disponibilizado nesta notícia no dia do evento!
*Selma Rocha: Selma Rocha é Graduada em História e mestre em História pela USP. Lecionou na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na PUC. Foi assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1996); secretária municipal de Educação de Santo André (1997-2000); presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santo André (1997-2000); chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2000-2001). Na Fundação Perseu Abramo integrou o Conselho Curador (1996-2003) e é diretora desde 2004.
**Bianca Santana: Estudou Mestrado na seguinte linha de pesquisa: Estado, Sociedade e Educação na Faculdade de Educação da USP/ Trabalha na empresa Instituto Educadigital. Atua em diversas entidades ligadas à Educação e Tecnologia, participa de movimentos ligados a estes temas, tais como: Recursos Educacionais Abertos, Faculdade de Educação da USP, Maternidade Ativa, Casa da Cultura Digital. Saiba mais sobre ela: http://biancasantana.wordpress.com/
Sobre as oportunidades geradas pela fusão entre educação e tecnologia, leia também: Coletivo Digital colabora com o Projeto Paulo Freire Memória e Presença
Felipe Cabral
| Teia Casa de Criação | Nós Digitais |
| Coletivo Digital | Conexão Brasil |
--------------------------------------------------------
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
0 comentários:
Postar um comentário