Eu estou encaminhando aqui o release, do 8° Arraial do Jongo Dito Ribeiro, em Campinas-SP, quem puder ajuda na divulgação deste importante evento da Comunidade Dito Ribeiro, por favor repassem nos seus maillings de comunicação, coloquem nos seus site/Blog/portal.
Grato.
Robson B Sampaio
8º Arraial do Jongo Dito Ribeiro
Quando: 9 de julho (sábado)
Horário: das 12h às 6h do dia 10/07
Entrada: 1kg de alimento não perecível (sal não vale).
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira - Av. John Boyd Dunlop, s/n. Em frente à PUC II, dentro do loteamento
O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 4000 pessoas. São 18 horas de muita alegria e comunhão, com apresentações culturais, barracas de comidas típicas juninas e artesanato. Tem jongo, samba, maracatu, rap e outras manifestações culturais afro-brasileiras. E tudo isso em um lugar que destoa na paisagem urbana: a Casa de Cultura Fazenda Roseira, que está instalada na sede de uma antiga fazenda, na periferia de Campinas/SP.
Participação do 8º Arraial Afro-Julino as comunidades jongueiras de Embu das Artes (São Paulo/SP), Tamandaré (Guaratinguetá/SP), Pinheiral (Pinheiral/RJ), Carangola (Carangola/MG), além da Comunidade Jongo Dito Ribeiro (Campinas/SP), o que caracteriza essa edição do Arraial como um momento importante de encontro e divulgação do jongo.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL:
12h - Terço a São Benedito
14h30 - Banda Negro Mantra - Campinas/SP
16h - Jongo Embu das Artes - São Paulo/SP
17h - Maracatucá - Campinas/SP
18h30 - Jongo de Pinheiral - Pinheiral/RJ
20h - Mergulhatu - Assis/SP
21h30 - Jongo de Tamandaré - Guaratinguetá/SP
23h - Ilú Obá de Min - São Paulo/SP
00h30 - Comunidade Jongo Dito Ribeiro - Campinas/SP
2h - Conceito Real e Família MLK - Campinas/SP
3h30 - Aureluce Santos - Campinas/SP
5h - roda de jongo com todas as comunidades e grupos presentes
6h - festejo de encerramento
Realização: Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Infos: 19 3227 5633/ 9436-8455 com Alessandra Ribeiro ou 19 3367-8524 / 9210-8524 com Mariana Cestari
ARRAIAL AFRO JULINO DA COMUNIDADE JONGO DITO RIBEIRO - É uma festa iniciada pelo terço a São Benedito, com apresentações artísticas de grupos de diversas localidades da região sudeste do segmento afro. Tem fogueira e uma grande roda de jongo com a presença de diversas comunidades jongueiras. Em 2009 o Arraial foi inserido no calendário oficial do Estado de São Paulo, dada a importância e referência do evento e a divulgação que promove da cultura afro em sua diversidade. O evento ocorre anualmente no segundo sábado de julho, das 12hrs de sábado às 6hrs de domingo, marcando a data de referência do reinício do Jongo Dito Ribeiro na cidade de Campinas. A entrada é 1kg de alimento não-perecível, sendo que os alimentos arrecadados são doados para organizações não governamentais. O público médio deste evento é de 3.000 pessoas. Toda organização do Arraial é realizada pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos e familiares no maior evento realizado pela sociedade civil na cidade de campinas.
O JONGO é uma manifestação cultural popular brasileira importante na formação da cultura nacional, vivida por comunidade rurais e urbanas na região sudeste. Considerado um dos percussores do samba, o jongo é composto por elementos de dança, canto e batuque. Tem suas origens na cultura dos povos africanos, principalmente os de língua bantu, e é um elemento de identidade e resistência cultural de várias comunidades. Mais de vinte grupos de jongos e caxambus dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo demandaram, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o Registro de sua manifestação cultural. Em 2005, o Jongo no Sudeste foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Em Campinas, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro, com sede na Casa de Cultura Fazenda Roseira, cumpre o fundamental papel de manter, vivenciar e difundir o jongo. Mais infos em http://comunidadejongoditoribeiro.blogspot.com/ ; http://www.pontaojongo.uff.br/
A CASA DE CULTURA FAZENDA ROSEIRA está instalada na casa sede da antiga Fazenda Roseira, no Jardim Roseira, bairro de Campinas. A casa, construída a partir do final do século XIX, de pau a pique (taipa) e tijolos, foi reformada em 1920 e entregue como EPC (Equipamento Público Comunitário da Prefeitura Municipal de Campinas) a partir de 24 de agosto de 2007. A fazenda tem várias riquezas naturais, diversos tipos de árvores nativas e exóticas, horta e herbário. Esta fazenda deu origem, além do Jardim Roseira, outros dois bairros: a Vila Perseu Leite de Barros e o Jardim Ipaussurama. Desde 2008 vem sendo gestada por um coletivo de entidades representantes da Comunidade Negra de Campinas (Associação Amigas e Amigos da Fazenda Roseira e Associação do Jongo Dito Ribeiro) com atividades regulares e eventos relacionados à cultura afro-brasileira e à questão ambiental. Mais infos em http://fazendaroseira.org.br/ ; http://casadeculturafazendaroseira.blogspot.com/
--
Tuxaua:Nós na Interseção Digital
GNU/LINUX user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos@gmail.com
skype: rbscamba1
gtalk: reductio.ad.ethos
twitter: @rbscamba
-
----- --- eSPAço LivRe dE ArTe--- ----
*** *Free Art CiberNeticA --- Gimp--- Inkscape
XiluGraVida @!---§§§#--- /Debian/ /linux/GNU
/Linux--#$ 00101101010010 love bits***.*
http://lattes.cnpq.br/7461730442638498
http://mocambos.net
http://www.noscaminhosdesaopaulo.org/
http://robsonsampaio.batemacumba.net/
http://www.trilhasdaserra.org.br/ponto_de_cultura.asp
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
0 comentários:
Postar um comentário