Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

[gtCD] Deu bode no Cine Estação...

Cinema_na_estação.jpg


RELEASE

Assunto: Cinema na estação.

Pontão de Cultura Tenda Jovem/Secretaria Municipal de Cultura
Assessoria e coordenação: Edson Nuno

Tel.: (62)92348265/39021074

 

Quinta teve cinema na estação: quatro curtas, belas histórias...e um bode!

 

O primeiro dia de exibição no Cine Estação contou com uma curiosidade exemplar. Pela primeira em Anápolis, um cinema de caráter popular e gratuito abre suas portas para a comunidade em geral, permitindo o acesso a obras de audiovisual raramente vista pela comunidade. Justamente às 18h30 da quinta-feira do dia 19 de maio de 2011, foi iniciada a sessão, que contava com um número mínimo de expectadores. Mas, ao longo da sessão, curiosos começaram a se amotinar no pátio da antiga estação, ao lado do terminal de ônibus de Anápolis, no centro da Cidade, instalado ali justamente para atrair a atenção de quem por ali passava.

Na entrada do Cine Estação/mesma entrada do terminal, uma cidadã do futuro e outros auxiliares do Pontão de Cultura Tenda Jovem/Secretaria Municipal de Cultura convidavam os transeuntes para vivenciar um pouco sobre a novidade, já que muitos que passavam pelo local mal sabiam da existência e da proposta do projeto, que pretende estender o conhecimento cinematográfico educativo a toda a comunidade anapolina.

"Foi um momento curioso, pois várias pessoas que estavam correndo para suas casas não contiveram a curiosidade, entraram, sentaram-se e, o que foi mais gostoso, sorriram de alguns filmes com pitada de humor e se comoveram com histórias não tão felizes", conta o coordenador do projeto, o jornalista e cineasta Edson Nuno.

Os primeiros curta-metragens exibidos nessa quinta-feira são da Série "Revelando os Brasis", obras financiadas e produzidas pelo Ministério do Cultura/Secretaria do Audiovisual/Instituto Marlin Azul e Petrobras.

A idéia do projeto é utilizar o espaço da antiga estação ferroviária todas as quintas-feiras, sempre das 18h às 19h30 e, ainda, abrir espaços em outras dias para cineclubes ou interessados em criar a própria grade de exibição e obras audiovisual.

Deu bode – Um dos curtas que provocou maior atenção, estranheza e risadas foi sem dúvidas "O bode do padre" , de Cícero Lira, de São Sebastião do Umbuzeiro, na Paraíba.

O vídeo reconstitui uma história verídica envolvendo um padre local e seu bode de estimação, que acabou sendo degustado por algumas beatas (sem que elas soubessem da origem da iguaria). Conta-se que, nos anos 70, havia em São Sebastião do Umbuzeiro um padre muito querido pelo povo. Certa vez, o sacerdote ganhou um bode de presente, e passou a criá-lo na casa paroquial. Logo, todos se afeiçoaram ao animal. Nos leilões da igreja, o bode era leiloado e, tradicionalmente, o vencedor o devolvia ao padre. Até que um forasteiro participou de um dos leilões e decidiu não devolver o bode, que acabou virando ensopado.

A programação de curtas de cada semana estará sempre disponível no sítio www.tendajovem.org. Para maiores informações, ligue também para (62) 92348265/3902-1074.


--
 
          (62)3902-1074

          Pontão de Cultura Tenda Jovem
          Secretaria Municipal de Cultura
          Prefeitura de Anápolis
          
         
www.tendajovem.org
    


--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário