Gente,
eu mais leio que escrevo por vários motivos, e um deles é porque eu sou .gov e sei do poder simbólico que envolve estar (transitoria e precariamente) governo e se manifestar nas listas.
Mas estou vendo na lista várias referências negativas ao fato dela ser habitada tanto por movimentos, pontos, militantes e governo e eu gostaria de me posicionar a esse respeito porque me mantenho na lista por interesse profissional - faz parte do meu trabalho estudar interfaces possíveis entre as politicas de livro, leitura e literatura - pontos de leitura e agentes de leitura - com os pontos, pontões de cultura, com ênfase principalmente na cultura digital.
Mas, para além da questão profissional, sou doutoranda e minha pesquisa trata justamente deste encontro entre pessoas de diferentes espaços em redes. Meu mestrado foi sobre redes sociais híbridas e habito essa e outras redes porque elas geram subsídios para pensar minha pesquisa. Acho que os termos de minha participação nessa e outras listas sempre foi bem explicitada.
Dito isso, eu vejo como positivo o fato do governo atualmente compartilhar espaços com movimentos sociais e com beneficiário de suas políticas. E esses espaços muitas vezes foram construídos devido a um encontro que foi possivel a partir da articulação entre sociedade e governo. Acho que o importante nesse encontro entre iguais e diferentes é deixar bem explicitado o papel e o lugar de cada um.
A presença do governo nas listas, na minha opinião, vai além de mero observador ou, na pior das hipóteses, ser um leva-e-traz, como foi sugerido por alguns. Obvio que muitos e-mails sao sim encaminhados e circulam nos e-mails do governo, mas muitos e-mails transitam também em outras listas, encaminhados por gente que não é .gov. Ou seja, o governo não inventou o enc:.
Esse trânsito tem duas mãos, se de um lado revela a construção ou os animos do grupo para alguns que não são do grupo, por outro, o governo está atualizado com muitas pautas, se organiza para responde-las muito mais rapidamente e muitas vezes bem antes que chegue a demanda formal. E acreditem ou não, muitos .gov são aliados, sairam dos movimentos sociais e trabalham dentro do governo para fortalecer essa voz que vem das redes.
Assim, acho mesmo de um amadorismo tremendo algumas críticas que a presença do governo no grupo vem recebendo. Porque nos tratam indistintamente, agem como se estivessemos em lados opostos e não apenas diferentes, e criam um clima de animosidade e indiretas que agora é totalmente desnecessário. E principalmente porque não sugerem alternativas.
Creio que é legitimo um debate de qual o papel de cada um dentro das redes, quais os pactos e combinados que devem ser honrados. Creio que é um bom momento para ver se a presença de membros do MinC e outros ministérios ou mesmo de grupos dissidentes aqui na lista é desejável e se não for, quais os termos de um novo espaço de interlocução. Mas eu acho que enquanto estivermos aqui, um mínimo de respeito é necessário.
Concordo com o Marcelo Branco quando ele diz que não é toda a discussão que deve ser feita na lista, porque aqui é um espaço de transito, acho que existem outros espaços que os movimentos podem mobilizar pras suas reinvindicações em que o governo ou que os que tem outra tendencia não estejam presentes. O importante aqui é mobilizar para a ação. O detalhamento pode ser feito em um espaço mais reservado, qual o problema?
Eu espero que esse grupo decida ainda é um caminho possível ser habitado por movimento, pontos, estado, sociedade, curiosos, dissidentes e do contra, e por quem tiver a fim desse desafio que é viver em rede. Viver em rede é um exercicio constante de generosidade e paciencia.
Pronto, falei ;-)
Abraços a tod@s,
Valéria
Em 30 de março de 2011 22:21, Fabianne Balvedi <fabs@estudiolivre.org> escreveu:
também não acho que tenha que fechar, mas o problema dos feeds
é que eles podem ficar fora de contexto. Muito fácil pegar uma
mensagem e mudar sua interpretação ao retirá-la de toda uma
discussão anterior que a gerou.
porém, uma lista fechada também corre o risco das pessoas
que estão lá dentro encaminharem mensagens de lá para
outras listas que são abertas e aí ferrou-se, dá quase na mesma.
Ainda mais com o monte de crosspost que tem rolado a rodo
entre listas, baguncê total, netiqueta beirando a zero. Eu já
nem ligo mais que é pra não me estressar, pq galera tá
zoando geral e sem vergonha nenhuma. Pior que isso só
os manés que fazem checkin no foursquare avisando pro
mundo que estão dentro de um banco.
aqui dentro já li gente que sequer se deu ao trabalho de saber
quais são os princípios básicos que sustentam os conceitos
de cultura digital que este grupo se dispõe a desenvolver.
portanto, não acho que seja nóia nenhuma querer um mínimo
de privacidade e ordem pra se conseguir coordenar ações.
Mas também não acho que aqui seja o espaço de colocarmos alguns assuntos que estamos encaminhando.
pois é, eu concordo contigo.
mas onde seria este espaço? esconde-lo demais também é
complicado, pq aí a coisa tende a ficar muito isolada e perde força.
As ações tem que ser coordenadas, não isoladas.
saludos,
.f4bs
--
fabianne balvedi
GNU/Linux User #286985
http://about.me/f4bs | http://fabs.tk
.
| estudiolivre.org | metareciclagem.org | interfaceg2g.org |
| contestado.org | bicicletadacuritiba.org | artebicimob.org |
.
"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso
prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." -- Carl Sagan
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
--
Conheça a Carta da Terra Internacional - www.cartadaterra.com.br
Leia meu blog: http://vivemosjuntos.blogspot.com/
"Devemos lutar pela igualdade sempre que a diferença nos inferioriza, mas devemos lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza"
Boaventura de Souza Santos
"Devemos lutar pela igualdade sempre que a diferença nos inferioriza, mas devemos lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza"
Boaventura de Souza Santos
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento
0 comentários:
Postar um comentário