Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [gtCD] O AI 5 Digital Venezuelano não merece um Mega Não também?

Olá Fred.

  Acho sua ideia mto boa. Quando podemos fazer essa reuniao? Podemos marcar dia 11/01 as 15hrs pelo Skype? Acho que deviamos entrar em contato com os demais candidatos acho que eles não fazem parte da lista da CD. Talvez fosse um bom momento para incluirmos e assim irmos construindo tb esse processo atraves da lista e de forma transparente.

  Quem mais tem interesse em participar desta construção? A data/hora da reuna esta bom pra tod@s?

  Alguem tem algum comentario sobre as perguntas que fiz no mail anterior?

  Seguimos na luta.

  [ ]´s
    Jatobá
www.iteia.org.br/jatoba
 

2010/12/29 Federico Vazquez <fred@linguagemdigital.net>
Olá, vendo os nomes que estão listados acredito que seria muito bom fortalecer o nome do Jatobá pela CD, somando outros 2/3 nomes que sabemos que estão realmente do lado da democratização da banda larga e da internet.

Temos que ter cuidado com nomes que, ainda que sejam do "terceiro setor", representam interesses empresariais e de mercado.

Já de cara proponho 3 nomes com o Jatobá: Rodrigo Nejim, Sady e Amadeu

Podemos montar uma campanha com esses 4 nomes e divulgar. Fazer uma belo barulho digital e defender as candidaturas.

Gostei das pergunats do Jatobá, é importante termos uma plataforma. Podemos somar com o pessoal do Intervozes, que tem muito a contribuir com o processo, e não vi o nome deles por lá.

Poderiamos marcar no começo de janeiro uma reunião virtual em alguma plataforma. O que dizem?

Talvez fazer uma pré-votação nossa com um form qualquer e comentários para tirarmos os nomes que acompanharão o Jatobá nessa formação de chapa.

Abraços,

Fr3d

Em 29-12-2010 20:17, Pedro Jatobá escreveu:
Valeu Renato, Jimmy, Robson e Cláudio que se manifestaram aqui na lista apoiando minha candidatura, Eu tb nao sei bem como vcs podem me ajudar mas se tiverem ideia vamos conversar a respeito. Acho que podemos utilizar ate a lista da CD pra isso de forma que essas articulações sejam transparentes e colaborativas.

 Como Skarnio falou estão se articulando chapas de candidatos. Por enquanto nao estou envolvido em nenhuma conversa. A lista oficial de candidatos é essa: http://www.cgi.br/eleicao2010/lista-candidatos.htm

 Acho q no terceiro setor temos varios nomes fortes como Sérgio Amadeu e Sady Jaques e temos apenas 4 vagas nesta categoria.

 Eu nao sei se as chapas sao montadas envolvendo todas as categorias ou se serao focadas em cada uma. Estou me preparando pra viajar agora no fim do ano mas pretendo me inteirar melhor a partir do inicio de janeiro.

  De qualquer forma fica a pergunta q nao quer calar: como nos do mov CD vamos estar representados neste conselho? O que queremos do CGI como movimento? Como podemos ter representantes que democratizem e transparecam sua representacao?

  []´s e bom ano novo a tod@s. Mto axé em 2011 pra nossa rede
     Jatobá
www.iteia.org.br/jatoba

 

2010/12/28 Renato Fabbri <renato.fabbri@gmail.com>
parabéns Pedro,
também não sei como posso ajudar,
informe-nos quando souber, por favor ;-)



Em 26 de dezembro de 2010 01:29, Jimmy Avila Avila <jimmybra@gmail.com> escreveu:

Parabens Pedro!



Em 25 de dezembro de 2010 22:12, PONTOS SP - Robson Sampaio <reductio.ad.ethos@gmail.com> escreveu:

Ola Jatoba, parabens pode contar com meu apoio e articulaçao aqui com o pessoal do CPQD, de Campinas, vou conversa com o Spinella e Alexandre, que estao inscrito no CGI-BR...

Abs


Robson

Em 25 de dezembro de 2010 19:19, Claudio Prado <claudio.prado@gmail.com> escreveu:

Todo meu apoio, Jatobá!!
conte comigo.... (não sei bem como posso ajudar, mas estou às ordens!)

2010/12/25 Pedro Jatobá <pjatoba@gmail.com>

Oi Skarnio,

 Valeu pelo apoio a candidatura! Espero fazer uma campanha limpa e ecologica sem panfletos, santinhos ou qualquer outro tipo de SPAM :)

 Tenho acompanhado as articulações mas não estou até o momento articulado com nenhuma chapa. Acho que se são representantes da sociedade civil ligados a democratizacao da comunicação seria mto bom nós como CD também dialogarmos com eles e vermos se eu ou outro da nossa rede tb candidato possam estar compondo em chapas que tenham propostas em comum. Me compromento a pos ano novo comecar uma thread sobre esse assunto ja incluindo minhas ideias para pensarmos como podemos compor um pensamento coletivo em cima desta candidatura e ai tentarmos pensar isso em alguma chapa alinhada com as propostas da CD. Quem quiser contribuir é bem vindo.

Acho que precisamos sim de representação da CD no CGI e tb de representantes que democratizem essa representação. Contem comigo nesta construção.

[]'s

  Jatobá
www.iteia.org.br/jatoba

2010/12/25 Thiago Skárnio <thiago@skarnio.tv>
Muito obrigado Jatobá!

Que bom que a sua candidatura ao CGI foi aprovada!
A briga é grande, como deve ter visto na lista do FMPB as articulações para a eleição em bloco dos representantes da sociedade civil já estão acontecendo.

Como todos os nomes são ligados aos movimentos tradicionais pela democratização da comunicação, que já fizeram muito pelo país, mas que possuem uma atitude muito tímida em relação ao Chavismo por exemplo (não é de hoje que eu reclamo isso), e pelo seu histórico, Pedro, declaro desde já apoio ao seu nome.

A Cultura Digital precisa ter um representante no CGI BR.

Feliz 2011!



_______________________________________________________________




Em 25 de dezembro de 2010 14:43, Pedro Jatobá <pjatoba@gmail.com> escreveu:

Ola Jimmy e Skarnio,

 Feliz Natal pra vcs! :)

  Apesar de hoje a noite (e não ontem) ser a data de um alinhamento galático muito importante para várias religiões do mundo e por isso escolhido pra simbolizar o nascimento de cristo na terra (sabe-se la quando nasceu e se nasceu de fato o cidadão). Estamos aqui lendo a lista da cultura digital, lendo e vendo o q se passa na fauna e flora digital brasilenha e interagindo, fortalecendo e as vezes puxando na medida do possível.

  Acho q você já está organizando de uma ação fundamental neste momento que é a carta e entrevista. Todos podem colaborar, a info esta divulgada em todas as listas, e você esta fazendo ainda um clipping do q esta sendo conversado pela midia livre e convencional.

  Realmente precisamos de outras pessoas que puxem ações que possamos apoiar e contribuir de acordo com o fôlego e foco de cada um.

  Em relação ao AI-5 na venezuela acho mto triste, apesar de alguns acertos o Gov. Chaves tem mtos erros de fato e este se soma a eles e cada vez mais tornam a sua forma de governar insustentável apesar de ainda ter uma representativa parte da populacao que o apoie.

  Neste momento eu estou sobrecarregado de atividades, mas minha meta é desafogar a demanda até janeiro. Estou trabalhando na árvore de serviços do Projeto Cirandas (www.cirandas.net),  finalizando um artigo sobre a Produtora Colaborativa que fizemos em novembro na EXPOIDEA (www.iteia.org.br/expoidea) e avançando na modelagem do Projeto ESCAMBO (Edital Economia Viva que ainda nao foi pago).

Posso apoiar, tentar contribuir neste outro ponto mas nao tenho condições de puxar ações neste sentido.

  Concordo que precisamos ter posição sobre o tema, mas precisamos de mais gente puxando as ações pra elas acontecerem. Será que não tem ninguem do mov contra o AI5 Brasileiro (lei azeredo) ou alguem que ta na vibe de pesquisar politicas publicas (nao so culturais mas tb de acesso a rede) isso ai é um prato cheio. Mas as ações por mais colaborativas precisamos de uma ou mais pessoas focalizando publica e democraticamente as mesmas.

  Semana passada tive a confirmação do CGI que minha candidatura ao Conselho Gestor da Internet foi aprovada entre os representantes do Terceiro Setor. São 4 vagas tem mta gente concorrendo. Em janeiro vou me informar como funciona a eleição pois nunca participei disso. Minha motivação inicial foi pela minha participação no Movimento Música para Baixar onde a questão do AI-5 entra muito forte. Espero ao finalizar essas atividades até inicio de janeiro me aproximar mais deste tema. 

Acredito que tanto pelo Mov. Música para Baixar quanto pelo Mov. da Cultura Digital pensam a mesma coisa sobre a liberdade de acesso e tb a ineficacia de sistemas de CPF/Senha pensados pois o isso irá gerar novos tipos de crimes como fraude de senhas levando pessoas inocentes a serem acusadas de crimes q nunca cometeram.

Avançar para sistemas biometricos só aumentariam a vigilancia e a monitoração da nossa sociedade o que também não se alinha com o pensamento que defendemos.

 Sinto que estamos em um periodo de fim de ciclo e tenho certeza que isso nao ajuda o debate, vamos torcer para se depois das festas outros integrantes deste movimento que possuem esse foco de ação possam chegar junto e dar sua contribuição.


Amanhã eu devo estar fugindo pro mato até o inicio do ano que vem, afinal também sou filho da mãe terra. É bom começar o ano com ela. 

Desejo um feliz 2011 pra tod@s que acreditam de verdade que podemos utilizar essa lista para articulação da cultura digital brasileira.

[]'s e Axé
    Jatobá
www.iteia.org.br/jatoba

  


2010/12/25 Thiago Skárnio <thiago@skarnio.tv>

Pois é Adriano e Jimmy, mas cadê todo mundo?
Muito pouca gente se manifestando...




_______________________________________________________________




Em 25 de dezembro de 2010 13:47, Jimmy Avila Avila <jimmybra@gmail.com> escreveu:

O Ai 5 na Venezuela nao é so digital.
 
È Socio-politico-cultural!!
 
 A ditadura chavista cala com PRISOES e ATENTADOS  qualquer um de opniao contraria!
 
Muitos jornais e canais de TV foram fechados e seus funcionarios ameaçados ,
 
 
 Todos que sao por uma CULTURA LIVRE e democrartica que defende a liberdade de expressao e de diretos civis manifestam repulsa a essas atitudes.

Em 24 de dezembro de 2010 21:36, Thiago Skárnio <thiago@skarnio.tv> escreveu:



_______________________________________________________________

Thiago Skárnio - Alquimídia.org | SKYPE: skarnio | https://TWITTER.com/skarnio
www.ganesha.org.br | http://culturadigital.br/skarnio
www.sarcastico.com.br | Redes: http://skarnio.tv


O AI 5 Digital Venezuelano não merece um Mega Não também?


Quanto mais a internet se populariza no mundo, conectando cidadãos de todas as classes, credos e outros tipos de diferenciação entre um indivíduo e outro, mais incomoda o status quo.

O compartilhamento de informação e a associação de pessoas em torno de idéias e anseios são tão velhos quanto pintar em paredes ou clamar por dias melhores ao céu. A novidade é a velocidade e a exponencialização ao planeta de uma opinião, crítica ou informação individual. Velocidade esta que deixa tanto as grandes corporações quanto os governos, no mínimo, apreensivos...

Imagine o perigo que representa um consumidor ciente de seu papel em qualquer indústria? Imagine o estrago que se pode fazer com o boicote de um produto se este mesmo consumidor decidir simplesmente não comprá-lo por conta das ligações da empresa com o desenvolvimento de armas químicas? Imagine se a família, amigos e amigos dos amigos também passarem a fazer o mesmo em poucos dias porque viram as informações no orkut no individuo e concordaram?

Outros perigos decorrentes do despertar de uma sociedade em rede que ainda hiberna aos som dos programas de auditório na TV são os usos que difusão imediata de informações pode trazer para os Governos que não nutrem muita simpatia por processos transparentes. Em função desta "ameaça" que a rede representa para as grandes corporações e governos autoritários, a internet tem sofrido ataques contantes contra a sua atual configuração.

O tal do ACTA

Em escala Global, uma das iniciativas mais impactantes é o "Acordo Comercial Anticontrafação" (ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement). O ACTA é um tratado comercial internacional que está sendo negociado com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual.

Este tipo de acordo, quando consolidado, dará margem a inúmeras restrições ao compartilhamento de arquivos entre os usuários da internet. A criminalização dos cidadãos conectados à rede é uma alternativa muito usada pela indústria do entretenimento através da mídia e dos seus lobbies nos parlamentos. Outras formas de censura são as ações judiciais aos provedores, forçando-os a bloquear o acesso de seus usuários a sites como o Centro de Mídia Independente, por exemplo.

No Brasil, este movimento de vigilantismo na internet é encarnado de forma mais eloqüente no Projeto de Lei Nº 84/99 do senador Eduardo Azeredo (PSDB). O PL (aprovado em duas comissões na Câmara em outubro de 2010) criminalizará várias práticas cotidianas na Internet, além de colocar em risco a privacidade dos internautas.

A desculpa para tais projetos é sempre a mesma: impedir o acontecimento de crimes como a pedofilia na rede; sendo que os tais crimes não acontecem na rede, mas de forma presencial em qualquer rodovia no Brasil a céu aberto todos os dias.

AI-5 Digital: O Problema é moderno, a estupidez é a mesma

Por conta do seu caráter de censura, a PL Nº 84/99 passou a ser chamada pelos ciberativistas de "AI-5 Digital" em referência ao Ato Institucional nº 5, de 1968, quando o regime militar decidiu fechar o parlamento e acabar com a liberdade de expressão no país.

O vigilantismo na internet tem sido cada vez mais combatido no Brasil tanto pelos movimentos sociais pela democratização da comunicação (em atividade há mais de 20 anos no país) quanto pelos movimentos nativos da própria rede, associados geralmente ao Software Livre e a Cultura Digital.

E para os Hermanos, nada?

É de se estranhar que a "Ley de Responsabilidad Social en Radio, Televisión y Medios Electrónicos", aprovada no dia 20 de Dezembro pela Assembleia Nacional da Venezuela, tenha recebido desde então poucas e tímidas manifestações destes movimentos.

A Lei, que rege o setor de comunicações na Venezuela, apresenta várias restrições à liberdade de expressão e até criminalização dos cidadãos que, por exemplo, "incitem o ódio e a intolerância para com religiosos e políticos". Ora, já não bastaria a proibição da incitação de ódio "da diferença de gênero, por racismo ou xenofobia" também presente na Lei?

 

Outra pérola presente no Artigo 28 (da proibições) do Capítulo VII do documento é a proibição de "Promover a ansiedade no público ou perturbar a ordem pública". As possibilidades de uso do Artigo 28 da Ley de Responsabilidad Social en Radio, Televisión y Medios Electrónicos são tão grandes que talvez só a mente carente de diversão de uma autoridade obtusa poderá explora-la em sua totalidade.

A legislação ainda ordena que os provedores estabeleçam mecanismos para "reduzir imediatamente a transmissão de todo conteúdo proibido". O conteúdo oficial está no seguinte endereço eletrônico: http://www.asambleanacional.gob.ve/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2771&tmpl=component&format=raw&Itemid=185〈=esTire as suas próprias conclusões.

Até a data de publicação deste post, este autor não identificou uma linha sequer sobre o assunto nos principais sites que tratam da democratização da comunicação no Brasil ou até mesmo da cultura digital.

Já que estas medidas - nada progressistas - do governo Venezuelano fazem parte da "intensa onda vigilantista mundial vem assolando o ciberespaço", o presidente Hugo Chávez não merece um Mega Não também?

Será que somente Julian Assange merece tuitaços, declarações presidenciais e movimentos de solidariedade dos ciberativistas brasucas?

Será que temos no país um ativismo realmente dedicado à cultura livre e democratização da comunicação ou estas são apenas mais bandeiras estratégicas para interesses corporativistas?


Por Thiago Skárnio



--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento



--
claudio prado

tel: (55 11) 3258 3887

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento



--
Robson Bomfim***

Tuxaua:Nós na Interseção Digital
GNU/LINUX user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos@gmail.com
skype: rbscamba1
gtalk: reductio.ad.ethos
twitter: @rbscamba
-
-----    --- eSPAço LivRe dE ArTe---    ----
*** *Free Art CiberNeticA   --- Gimp---    Inkscape
XiluGraVida   @!---§§§#---      /Debian/ /linux/GNU
/Linux--#$ 00101101010010 love bits***.*

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498
http://mocambos.net
http://www.noscaminhosdesaopaulo.org/
http://robsonsampaio.batemacumba.net/

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento



--
GNU/Linux User #479299
skype: fabbri.renato

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário